O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino em Perspectivas |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684 |
Resumo: | Este artigo analisa as contribuições de um programa formativo sobre a utilização de software educativo livre no ensino de Geometria, para a aprendizagem e a prática docente de 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando à escola selecionada uma investigação participativa e integradora. Os procedimentos metodológicos desta investigação evidenciam a opção pelo método com abordagem qualitativa. Na análise de dados, foi possível observar as estratégias usadas pelas professoras ao empregar o Dr. Geo em sua prática pedagógica. Os resultados evidenciam que a utilização do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentação dos conteúdos sobre Geometria, como também proporciona novas formas do aluno pensar, pela mediação das professoras. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu para a ampliação do conhecimento das professoras envolvidas no trabalho, colaborou para que elas entendessem o porquê e como integrar software educativo em sua prática pedagógica. |
id |
UECE-7_0b4a31da1c4586b08373a0684420b0ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8684 |
network_acronym_str |
UECE-7 |
network_name_str |
Ensino em Perspectivas |
repository_id_str |
|
spelling |
O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certoEducaçãoSoftware livreTecnologiasEste artigo analisa as contribuições de um programa formativo sobre a utilização de software educativo livre no ensino de Geometria, para a aprendizagem e a prática docente de 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando à escola selecionada uma investigação participativa e integradora. Os procedimentos metodológicos desta investigação evidenciam a opção pelo método com abordagem qualitativa. Na análise de dados, foi possível observar as estratégias usadas pelas professoras ao empregar o Dr. Geo em sua prática pedagógica. Os resultados evidenciam que a utilização do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentação dos conteúdos sobre Geometria, como também proporciona novas formas do aluno pensar, pela mediação das professoras. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu para a ampliação do conhecimento das professoras envolvidas no trabalho, colaborou para que elas entendessem o porquê e como integrar software educativo em sua prática pedagógica.EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684Teaching in Perspectives; Vol. 2 No. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21Enseñar en perspectivas; Vol. 2 Núm. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21Ensino em Perspectivas; v. 2 n. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-212675-9144reponame:Ensino em Perspectivasinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684/8150Copyright (c) 2022 Karla Angelica Silva do Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karla Angelica Silva do2023-01-19T17:31:04Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8684Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/oaiensino.perspectivas@gmail.com2675-91442675-9144opendoar:2023-01-19T17:31:04Ensino em Perspectivas - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo |
title |
O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo |
spellingShingle |
O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo Nascimento, Karla Angelica Silva do Educação Software livre Tecnologias |
title_short |
O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo |
title_full |
O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo |
title_fullStr |
O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo |
title_full_unstemmed |
O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo |
title_sort |
O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo |
author |
Nascimento, Karla Angelica Silva do |
author_facet |
Nascimento, Karla Angelica Silva do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Karla Angelica Silva do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Software livre Tecnologias |
topic |
Educação Software livre Tecnologias |
description |
Este artigo analisa as contribuições de um programa formativo sobre a utilização de software educativo livre no ensino de Geometria, para a aprendizagem e a prática docente de 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando à escola selecionada uma investigação participativa e integradora. Os procedimentos metodológicos desta investigação evidenciam a opção pelo método com abordagem qualitativa. Na análise de dados, foi possível observar as estratégias usadas pelas professoras ao empregar o Dr. Geo em sua prática pedagógica. Os resultados evidenciam que a utilização do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentação dos conteúdos sobre Geometria, como também proporciona novas formas do aluno pensar, pela mediação das professoras. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu para a ampliação do conhecimento das professoras envolvidas no trabalho, colaborou para que elas entendessem o porquê e como integrar software educativo em sua prática pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684/8150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Karla Angelica Silva do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Karla Angelica Silva do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teaching in Perspectives; Vol. 2 No. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21 Enseñar en perspectivas; Vol. 2 Núm. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21 Ensino em Perspectivas; v. 2 n. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21 2675-9144 reponame:Ensino em Perspectivas instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Ensino em Perspectivas |
collection |
Ensino em Perspectivas |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Perspectivas - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
ensino.perspectivas@gmail.com |
_version_ |
1801213951759876096 |