O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Karla Angelica Silva do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Perspectivas
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684
Resumo: Este artigo analisa as contribuições de um programa formativo sobre a utilização de software educativo livre no ensino de Geometria, para a aprendizagem e a prática docente de 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando à escola selecionada uma investigação participativa e integradora. Os procedimentos metodológicos desta investigação evidenciam a opção pelo método com abordagem qualitativa. Na análise de dados, foi possível observar as estratégias usadas pelas professoras ao empregar o Dr. Geo em sua prática pedagógica. Os resultados evidenciam que a utilização do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentação dos conteúdos sobre Geometria, como também proporciona novas formas do aluno pensar, pela mediação das professoras. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu para a ampliação do conhecimento das professoras envolvidas no trabalho, colaborou para que elas entendessem o porquê e como integrar software educativo em sua prática pedagógica.
id UECE-7_0b4a31da1c4586b08373a0684420b0ac
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8684
network_acronym_str UECE-7
network_name_str Ensino em Perspectivas
repository_id_str
spelling O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certoEducaçãoSoftware livreTecnologiasEste artigo analisa as contribuições de um programa formativo sobre a utilização de software educativo livre no ensino de Geometria, para a aprendizagem e a prática docente de 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando à escola selecionada uma investigação participativa e integradora. Os procedimentos metodológicos desta investigação evidenciam a opção pelo método com abordagem qualitativa. Na análise de dados, foi possível observar as estratégias usadas pelas professoras ao empregar o Dr. Geo em sua prática pedagógica. Os resultados evidenciam que a utilização do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentação dos conteúdos sobre Geometria, como também proporciona novas formas do aluno pensar, pela mediação das professoras. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu para a ampliação do conhecimento das professoras envolvidas no trabalho, colaborou para que elas entendessem o porquê e como integrar software educativo em sua prática pedagógica.EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684Teaching in Perspectives; Vol. 2 No. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21Enseñar en perspectivas; Vol. 2 Núm. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21Ensino em Perspectivas; v. 2 n. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-212675-9144reponame:Ensino em Perspectivasinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684/8150Copyright (c) 2022 Karla Angelica Silva do Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karla Angelica Silva do2023-01-19T17:31:04Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8684Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/oaiensino.perspectivas@gmail.com2675-91442675-9144opendoar:2023-01-19T17:31:04Ensino em Perspectivas - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
title O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
spellingShingle O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
Nascimento, Karla Angelica Silva do
Educação
Software livre
Tecnologias
title_short O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
title_full O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
title_fullStr O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
title_full_unstemmed O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
title_sort O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
author Nascimento, Karla Angelica Silva do
author_facet Nascimento, Karla Angelica Silva do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Karla Angelica Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Software livre
Tecnologias
topic Educação
Software livre
Tecnologias
description Este artigo analisa as contribuições de um programa formativo sobre a utilização de software educativo livre no ensino de Geometria, para a aprendizagem e a prática docente de 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando à escola selecionada uma investigação participativa e integradora. Os procedimentos metodológicos desta investigação evidenciam a opção pelo método com abordagem qualitativa. Na análise de dados, foi possível observar as estratégias usadas pelas professoras ao empregar o Dr. Geo em sua prática pedagógica. Os resultados evidenciam que a utilização do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentação dos conteúdos sobre Geometria, como também proporciona novas formas do aluno pensar, pela mediação das professoras. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu para a ampliação do conhecimento das professoras envolvidas no trabalho, colaborou para que elas entendessem o porquê e como integrar software educativo em sua prática pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684
url https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684/8150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Karla Angelica Silva do Nascimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Karla Angelica Silva do Nascimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Teaching in Perspectives; Vol. 2 No. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21
Enseñar en perspectivas; Vol. 2 Núm. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21
Ensino em Perspectivas; v. 2 n. 1 (2021): Ensino em Perspectivas; 1-21
2675-9144
reponame:Ensino em Perspectivas
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Ensino em Perspectivas
collection Ensino em Perspectivas
repository.name.fl_str_mv Ensino em Perspectivas - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv ensino.perspectivas@gmail.com
_version_ 1801213951759876096