A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5529 |
Resumo: | Sabe-se que o ensino de Química no ensino médio tem sofrido com muita dificuldade para conquistar o interesse dos alunos e a atenção durante as aulas, muitas vezes o professor fica sem saber o que fazer para mudar esse rumo e despertar o interesse dos alunos. Assim, a principal mudança que deve acontecer é a utilização de atividades experimentais que respaldem o conteúdo teórico, lançando mão apenas das fórmulas, e sim focando na ação investigativa por parte dos alunos, sendo atraídos para construção do processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo mostra a ação do projeto “Engenharia Química na Escola” em escolas públicas e privadas do ensino médio de Viçosa/MG, apresentando como o ensino por experimentação pode contribuir para despertar o interesse dos alunos e melhorar seus aproveitamentos na disciplina. Os resultados mostram que a experimentação é uma ótima estratégia de ensino, sendo capaz de tornar os alunos mais motivados a entender o conteúdo e a construir o conhecimento. |
id |
UECE-9_3902dbb4bf6550059275a5018f593fd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5529 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médioEnsino de QuímicaEnsino MédioExperimentaçãoSabe-se que o ensino de Química no ensino médio tem sofrido com muita dificuldade para conquistar o interesse dos alunos e a atenção durante as aulas, muitas vezes o professor fica sem saber o que fazer para mudar esse rumo e despertar o interesse dos alunos. Assim, a principal mudança que deve acontecer é a utilização de atividades experimentais que respaldem o conteúdo teórico, lançando mão apenas das fórmulas, e sim focando na ação investigativa por parte dos alunos, sendo atraídos para construção do processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo mostra a ação do projeto “Engenharia Química na Escola” em escolas públicas e privadas do ensino médio de Viçosa/MG, apresentando como o ensino por experimentação pode contribuir para despertar o interesse dos alunos e melhorar seus aproveitamentos na disciplina. Os resultados mostram que a experimentação é uma ótima estratégia de ensino, sendo capaz de tornar os alunos mais motivados a entender o conteúdo e a construir o conhecimento.EdUECE2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5529Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5529/4700Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Ellen Daiana Souza Ferro, Jonathan de Araújo Ramalho, Luiza de Magalhães , Camila Cota Vianna, Fernanda Raquel Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Andreza de Faria AlvesDaiana Souza Ferro, Ellen de Araújo Ramalho, Jonathan de Magalhães , Luiza Cota Vianna, CamilaRaquel Carvalho, Fernanda 2023-05-04T13:32:34Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5529Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:34Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio |
title |
A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio Cruz, Andreza de Faria Alves Ensino de Química Ensino Médio Experimentação |
title_short |
A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio |
title_full |
A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio |
title_sort |
A importância do projeto “Engenharia Química na Escola: uma visão para o futuro” na formação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio |
author |
Cruz, Andreza de Faria Alves |
author_facet |
Cruz, Andreza de Faria Alves Daiana Souza Ferro, Ellen de Araújo Ramalho, Jonathan de Magalhães , Luiza Cota Vianna, Camila Raquel Carvalho, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Daiana Souza Ferro, Ellen de Araújo Ramalho, Jonathan de Magalhães , Luiza Cota Vianna, Camila Raquel Carvalho, Fernanda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Andreza de Faria Alves Daiana Souza Ferro, Ellen de Araújo Ramalho, Jonathan de Magalhães , Luiza Cota Vianna, Camila Raquel Carvalho, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Ensino Médio Experimentação |
topic |
Ensino de Química Ensino Médio Experimentação |
description |
Sabe-se que o ensino de Química no ensino médio tem sofrido com muita dificuldade para conquistar o interesse dos alunos e a atenção durante as aulas, muitas vezes o professor fica sem saber o que fazer para mudar esse rumo e despertar o interesse dos alunos. Assim, a principal mudança que deve acontecer é a utilização de atividades experimentais que respaldem o conteúdo teórico, lançando mão apenas das fórmulas, e sim focando na ação investigativa por parte dos alunos, sendo atraídos para construção do processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo mostra a ação do projeto “Engenharia Química na Escola” em escolas públicas e privadas do ensino médio de Viçosa/MG, apresentando como o ensino por experimentação pode contribuir para despertar o interesse dos alunos e melhorar seus aproveitamentos na disciplina. Os resultados mostram que a experimentação é uma ótima estratégia de ensino, sendo capaz de tornar os alunos mais motivados a entender o conteúdo e a construir o conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5529 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5529/4700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623746236416 |