Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835 |
Resumo: | Os espaços não formais de educação têm sido vistos, cada dia mais, como grande potencial de popularização da investigação, contribuindo para a divulgação científica e o desenvolvimento da ciência e da cultura. O objetivo do artigo é relatar a experiência do projeto das feiras científicas em espaços-não formais, neste caso, as praças, nas cidades de Viçosa/MG e região; com a produção de limpa-vidros e suas distribuições para a comunidade em geral, propondo práticas interativas que correlacionavam os experimentos aos conceitos químicos. Foi possível observar que essas experiências se mostravam muito importantes para a popularização da ciência, visto que contemplavam de crianças aos idosos, leigos ou não leigos no conteúdo de Química, garantindo, assim, a participação de toda a comunidade do local. O projeto, além de muito eficaz para os receptores do conteúdo e da experiência, se mostrou de suma importância para os participantes ativos do projeto, que fixavam mais o conteúdo de Química ao realizar a sinergia entre conceitos teóricos e a prática, além do sentimento de gratidão de ensinar algo a alguém leigo no assunto, permitindo uma maior participação do público em geral, fazendo com que o conhecimento e a Ciência possam chegar para todos de forma democrática. |
id |
UECE-9_8eb3113587054971d5a6aadcc9fddc64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/6835 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de QuímicaEnsinoEspaços não formaisExperimentaçãoPopularizaçãoPraçasOs espaços não formais de educação têm sido vistos, cada dia mais, como grande potencial de popularização da investigação, contribuindo para a divulgação científica e o desenvolvimento da ciência e da cultura. O objetivo do artigo é relatar a experiência do projeto das feiras científicas em espaços-não formais, neste caso, as praças, nas cidades de Viçosa/MG e região; com a produção de limpa-vidros e suas distribuições para a comunidade em geral, propondo práticas interativas que correlacionavam os experimentos aos conceitos químicos. Foi possível observar que essas experiências se mostravam muito importantes para a popularização da ciência, visto que contemplavam de crianças aos idosos, leigos ou não leigos no conteúdo de Química, garantindo, assim, a participação de toda a comunidade do local. O projeto, além de muito eficaz para os receptores do conteúdo e da experiência, se mostrou de suma importância para os participantes ativos do projeto, que fixavam mais o conteúdo de Química ao realizar a sinergia entre conceitos teóricos e a prática, além do sentimento de gratidão de ensinar algo a alguém leigo no assunto, permitindo uma maior participação do público em geral, fazendo com que o conhecimento e a Ciência possam chegar para todos de forma democrática.EdUECE2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835/6002Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Thayana Zanelli Meireles, Danyelly Matos , Diego José Braga, Luiza de Magalhães, Rafaella Braga, Vitória Maria Pereira, Ruan Oliveira, Fernanda Raquel Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Andreza de Faria AlvesZanelli Meireles, Thayana Matos , Danyelly José Braga, Diegode Magalhães, LuizaBraga, RafaellaMaria Pereira, VitóriaOliveira, RuanRaquel Carvalho, Fernanda2023-05-04T13:32:38Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6835Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:38Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química |
title |
Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química |
spellingShingle |
Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química Cruz, Andreza de Faria Alves Ensino Espaços não formais Experimentação Popularização Praças |
title_short |
Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química |
title_full |
Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química |
title_fullStr |
Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química |
title_full_unstemmed |
Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química |
title_sort |
Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química |
author |
Cruz, Andreza de Faria Alves |
author_facet |
Cruz, Andreza de Faria Alves Zanelli Meireles, Thayana Matos , Danyelly José Braga, Diego de Magalhães, Luiza Braga, Rafaella Maria Pereira, Vitória Oliveira, Ruan Raquel Carvalho, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Zanelli Meireles, Thayana Matos , Danyelly José Braga, Diego de Magalhães, Luiza Braga, Rafaella Maria Pereira, Vitória Oliveira, Ruan Raquel Carvalho, Fernanda |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Andreza de Faria Alves Zanelli Meireles, Thayana Matos , Danyelly José Braga, Diego de Magalhães, Luiza Braga, Rafaella Maria Pereira, Vitória Oliveira, Ruan Raquel Carvalho, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Espaços não formais Experimentação Popularização Praças |
topic |
Ensino Espaços não formais Experimentação Popularização Praças |
description |
Os espaços não formais de educação têm sido vistos, cada dia mais, como grande potencial de popularização da investigação, contribuindo para a divulgação científica e o desenvolvimento da ciência e da cultura. O objetivo do artigo é relatar a experiência do projeto das feiras científicas em espaços-não formais, neste caso, as praças, nas cidades de Viçosa/MG e região; com a produção de limpa-vidros e suas distribuições para a comunidade em geral, propondo práticas interativas que correlacionavam os experimentos aos conceitos químicos. Foi possível observar que essas experiências se mostravam muito importantes para a popularização da ciência, visto que contemplavam de crianças aos idosos, leigos ou não leigos no conteúdo de Química, garantindo, assim, a participação de toda a comunidade do local. O projeto, além de muito eficaz para os receptores do conteúdo e da experiência, se mostrou de suma importância para os participantes ativos do projeto, que fixavam mais o conteúdo de Química ao realizar a sinergia entre conceitos teóricos e a prática, além do sentimento de gratidão de ensinar algo a alguém leigo no assunto, permitindo uma maior participação do público em geral, fazendo com que o conhecimento e a Ciência possam chegar para todos de forma democrática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835/6002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623791325184 |