Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Andreza de Faria Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zanelli Meireles, Thayana, Matos , Danyelly, José Braga, Diego, de Magalhães, Luiza, Braga, Rafaella, Maria Pereira, Vitória, Oliveira, Ruan, Raquel Carvalho, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835
Resumo: Os espaços não formais de educação têm sido vistos, cada dia mais, como grande potencial de popularização da investigação, contribuindo para a divulgação científica e o desenvolvimento da ciência e da cultura. O objetivo do artigo é relatar a experiência do projeto das feiras científicas em espaços-não formais, neste caso, as praças, nas cidades de Viçosa/MG e região; com a produção de limpa-vidros e suas distribuições para a comunidade em geral, propondo práticas interativas que correlacionavam os experimentos aos conceitos químicos. Foi possível observar que essas experiências se mostravam muito importantes para a popularização da ciência, visto que contemplavam de crianças aos idosos, leigos ou não leigos no conteúdo de Química, garantindo, assim, a participação de toda a comunidade do local. O projeto, além de muito eficaz para os receptores do conteúdo e da experiência, se mostrou de suma importância para os participantes ativos do projeto, que fixavam mais o conteúdo de Química ao realizar a sinergia entre conceitos teóricos e a prática, além do sentimento de gratidão de ensinar algo a alguém leigo no assunto, permitindo uma maior participação do público em geral, fazendo com que o conhecimento e a Ciência possam chegar para todos de forma democrática.
id UECE-9_8eb3113587054971d5a6aadcc9fddc64
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6835
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de QuímicaEnsinoEspaços não formaisExperimentaçãoPopularizaçãoPraçasOs espaços não formais de educação têm sido vistos, cada dia mais, como grande potencial de popularização da investigação, contribuindo para a divulgação científica e o desenvolvimento da ciência e da cultura. O objetivo do artigo é relatar a experiência do projeto das feiras científicas em espaços-não formais, neste caso, as praças, nas cidades de Viçosa/MG e região; com a produção de limpa-vidros e suas distribuições para a comunidade em geral, propondo práticas interativas que correlacionavam os experimentos aos conceitos químicos. Foi possível observar que essas experiências se mostravam muito importantes para a popularização da ciência, visto que contemplavam de crianças aos idosos, leigos ou não leigos no conteúdo de Química, garantindo, assim, a participação de toda a comunidade do local. O projeto, além de muito eficaz para os receptores do conteúdo e da experiência, se mostrou de suma importância para os participantes ativos do projeto, que fixavam mais o conteúdo de Química ao realizar a sinergia entre conceitos teóricos e a prática, além do sentimento de gratidão de ensinar algo a alguém leigo no assunto, permitindo uma maior participação do público em geral, fazendo com que o conhecimento e a Ciência possam chegar para todos de forma democrática.EdUECE2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835/6002Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Thayana Zanelli Meireles, Danyelly Matos , Diego José Braga, Luiza de Magalhães, Rafaella Braga, Vitória Maria Pereira, Ruan Oliveira, Fernanda Raquel Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Andreza de Faria AlvesZanelli Meireles, Thayana Matos , Danyelly José Braga, Diegode Magalhães, LuizaBraga, RafaellaMaria Pereira, VitóriaOliveira, RuanRaquel Carvalho, Fernanda2023-05-04T13:32:38Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6835Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:38Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
title Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
spellingShingle Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
Cruz, Andreza de Faria Alves
Ensino
Espaços não formais
Experimentação
Popularização
Praças
title_short Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
title_full Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
title_fullStr Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
title_full_unstemmed Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
title_sort Engenharia Química na prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
author Cruz, Andreza de Faria Alves
author_facet Cruz, Andreza de Faria Alves
Zanelli Meireles, Thayana
Matos , Danyelly
José Braga, Diego
de Magalhães, Luiza
Braga, Rafaella
Maria Pereira, Vitória
Oliveira, Ruan
Raquel Carvalho, Fernanda
author_role author
author2 Zanelli Meireles, Thayana
Matos , Danyelly
José Braga, Diego
de Magalhães, Luiza
Braga, Rafaella
Maria Pereira, Vitória
Oliveira, Ruan
Raquel Carvalho, Fernanda
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Andreza de Faria Alves
Zanelli Meireles, Thayana
Matos , Danyelly
José Braga, Diego
de Magalhães, Luiza
Braga, Rafaella
Maria Pereira, Vitória
Oliveira, Ruan
Raquel Carvalho, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Espaços não formais
Experimentação
Popularização
Praças
topic Ensino
Espaços não formais
Experimentação
Popularização
Praças
description Os espaços não formais de educação têm sido vistos, cada dia mais, como grande potencial de popularização da investigação, contribuindo para a divulgação científica e o desenvolvimento da ciência e da cultura. O objetivo do artigo é relatar a experiência do projeto das feiras científicas em espaços-não formais, neste caso, as praças, nas cidades de Viçosa/MG e região; com a produção de limpa-vidros e suas distribuições para a comunidade em geral, propondo práticas interativas que correlacionavam os experimentos aos conceitos químicos. Foi possível observar que essas experiências se mostravam muito importantes para a popularização da ciência, visto que contemplavam de crianças aos idosos, leigos ou não leigos no conteúdo de Química, garantindo, assim, a participação de toda a comunidade do local. O projeto, além de muito eficaz para os receptores do conteúdo e da experiência, se mostrou de suma importância para os participantes ativos do projeto, que fixavam mais o conteúdo de Química ao realizar a sinergia entre conceitos teóricos e a prática, além do sentimento de gratidão de ensinar algo a alguém leigo no assunto, permitindo uma maior participação do público em geral, fazendo com que o conhecimento e a Ciência possam chegar para todos de forma democrática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6835/6002
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623791325184