Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5220 |
Resumo: | O presente estudo discorre sobre a como as ações ambientais promovidas pela escola atuam na formação ecológica dos educandos tornando-os responsável pelo meio ambiente em que estão inseridos. O objetivo geral é desenvolver ações ambientais que atuem de forma crítica, reflexiva e ecológica nos educandos tornando-os responsável pelo ambiente local. O projeto foi realizado com os educandos desde a educação infantil ao 9º ano de uma escola municipal no Município de Coruripe – AL. Assim o projeto desenvolveu trilhas e intercâmbio ecológico, horta e jardim, além de palestras sobre as temáticas ambientais. Atividades dentro e fora dos muros da escola promoveram a reflexão ambiental dos que não percebiam aquele ecossistema como algo significativo para ele e para a comunidade. A formação do sujeito ecológico é algo gradativo, mas a partir de ações que mobilizem e motivem os alunos a abraçar o ambiente em que vivem é um passo relevante nessa caminhada. |
id |
UECE-9_ab4000ab79566f5b8166c35e27f758fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5220 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola.Educação ambientalHorta escolarTrilha ecológicaaprendizagemO presente estudo discorre sobre a como as ações ambientais promovidas pela escola atuam na formação ecológica dos educandos tornando-os responsável pelo meio ambiente em que estão inseridos. O objetivo geral é desenvolver ações ambientais que atuem de forma crítica, reflexiva e ecológica nos educandos tornando-os responsável pelo ambiente local. O projeto foi realizado com os educandos desde a educação infantil ao 9º ano de uma escola municipal no Município de Coruripe – AL. Assim o projeto desenvolveu trilhas e intercâmbio ecológico, horta e jardim, além de palestras sobre as temáticas ambientais. Atividades dentro e fora dos muros da escola promoveram a reflexão ambiental dos que não percebiam aquele ecossistema como algo significativo para ele e para a comunidade. A formação do sujeito ecológico é algo gradativo, mas a partir de ações que mobilizem e motivem os alunos a abraçar o ambiente em que vivem é um passo relevante nessa caminhada.EdUECE2021-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontexto application/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5220Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5220/4282Copyright (c) 2021 LIDIANE MOURA SANTOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, LIDIANE MOURA2023-05-04T13:32:32Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5220Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:32Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola. |
title |
Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola. |
spellingShingle |
Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola. SANTOS, LIDIANE MOURA Educação ambiental Horta escolar Trilha ecológica aprendizagem |
title_short |
Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola. |
title_full |
Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola. |
title_fullStr |
Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola. |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola. |
title_sort |
Educação ambiental e conhecimento local: promovendo ações dentro e além dos muros da escola. |
author |
SANTOS, LIDIANE MOURA |
author_facet |
SANTOS, LIDIANE MOURA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, LIDIANE MOURA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Horta escolar Trilha ecológica aprendizagem |
topic |
Educação ambiental Horta escolar Trilha ecológica aprendizagem |
description |
O presente estudo discorre sobre a como as ações ambientais promovidas pela escola atuam na formação ecológica dos educandos tornando-os responsável pelo meio ambiente em que estão inseridos. O objetivo geral é desenvolver ações ambientais que atuem de forma crítica, reflexiva e ecológica nos educandos tornando-os responsável pelo ambiente local. O projeto foi realizado com os educandos desde a educação infantil ao 9º ano de uma escola municipal no Município de Coruripe – AL. Assim o projeto desenvolveu trilhas e intercâmbio ecológico, horta e jardim, além de palestras sobre as temáticas ambientais. Atividades dentro e fora dos muros da escola promoveram a reflexão ambiental dos que não percebiam aquele ecossistema como algo significativo para ele e para a comunidade. A formação do sujeito ecológico é algo gradativo, mas a partir de ações que mobilizem e motivem os alunos a abraçar o ambiente em que vivem é um passo relevante nessa caminhada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5220 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5220/4282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 LIDIANE MOURA SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 LIDIANE MOURA SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623708487680 |