A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540 |
Resumo: | A monitoria se mostra uma ferramenta essencial de apoio pedagógico, através do qual o monitor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e sanar as dúvidas de pessoas que possuam dificuldade na disciplina da monitoria em questão. O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência como monitora das disciplinas de Físico-Química I e II durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra como uma experiência desafiadora, mas motivacional, visto que é possível estar do outro lado, vivenciando a experiência de professor, e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes da mesma. Além disso, é estimulado o senso de responsabilidade e de cooperação do monitor, proporcionando maior interação do aluno participante da monitoria com o conteúdo e possibilitando uma sinergia monitor-professor-aluno. No caso das disciplinas de Engenharia, a monitoria acadêmica se mostra um fator essencial para auxiliar aos alunos em conteúdos considerados básicos para o restante do curso, incentivando ao aluno a sempre buscar a construção do conhecimento por meio de um raciocínio lógico, no qual o “caminho” é mais importante do que a resposta de fato. |
id |
UECE-9_d752dba265905dfb55af5fb238184a15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5540 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiênciaEngenharia QuímicaExperiênciaFísico-QuímicaGraduaçãoMonitoriaA monitoria se mostra uma ferramenta essencial de apoio pedagógico, através do qual o monitor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e sanar as dúvidas de pessoas que possuam dificuldade na disciplina da monitoria em questão. O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência como monitora das disciplinas de Físico-Química I e II durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra como uma experiência desafiadora, mas motivacional, visto que é possível estar do outro lado, vivenciando a experiência de professor, e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes da mesma. Além disso, é estimulado o senso de responsabilidade e de cooperação do monitor, proporcionando maior interação do aluno participante da monitoria com o conteúdo e possibilitando uma sinergia monitor-professor-aluno. No caso das disciplinas de Engenharia, a monitoria acadêmica se mostra um fator essencial para auxiliar aos alunos em conteúdos considerados básicos para o restante do curso, incentivando ao aluno a sempre buscar a construção do conhecimento por meio de um raciocínio lógico, no qual o “caminho” é mais importante do que a resposta de fato.EdUECE2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540/4539Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus Tomaz Neveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Andreza de Faria AlvesTomaz Neves, Mateus2023-05-04T13:32:35Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5540Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:35Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência |
title |
A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência |
spellingShingle |
A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência Cruz, Andreza de Faria Alves Engenharia Química Experiência Físico-Química Graduação Monitoria |
title_short |
A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência |
title_full |
A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência |
title_fullStr |
A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência |
title_sort |
A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência |
author |
Cruz, Andreza de Faria Alves |
author_facet |
Cruz, Andreza de Faria Alves Tomaz Neves, Mateus |
author_role |
author |
author2 |
Tomaz Neves, Mateus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Andreza de Faria Alves Tomaz Neves, Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Química Experiência Físico-Química Graduação Monitoria |
topic |
Engenharia Química Experiência Físico-Química Graduação Monitoria |
description |
A monitoria se mostra uma ferramenta essencial de apoio pedagógico, através do qual o monitor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e sanar as dúvidas de pessoas que possuam dificuldade na disciplina da monitoria em questão. O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência como monitora das disciplinas de Físico-Química I e II durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra como uma experiência desafiadora, mas motivacional, visto que é possível estar do outro lado, vivenciando a experiência de professor, e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes da mesma. Além disso, é estimulado o senso de responsabilidade e de cooperação do monitor, proporcionando maior interação do aluno participante da monitoria com o conteúdo e possibilitando uma sinergia monitor-professor-aluno. No caso das disciplinas de Engenharia, a monitoria acadêmica se mostra um fator essencial para auxiliar aos alunos em conteúdos considerados básicos para o restante do curso, incentivando ao aluno a sempre buscar a construção do conhecimento por meio de um raciocínio lógico, no qual o “caminho” é mais importante do que a resposta de fato. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540/4539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus Tomaz Neves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus Tomaz Neves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623753576448 |