A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Andreza de Faria Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tomaz Neves, Mateus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540
Resumo: A monitoria se mostra uma ferramenta essencial de apoio pedagógico, através do qual o monitor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e sanar as dúvidas de pessoas que possuam dificuldade na disciplina da monitoria em questão. O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência como monitora das disciplinas de Físico-Química I e II durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra como uma experiência desafiadora, mas motivacional, visto que é possível estar do outro lado, vivenciando a experiência de professor, e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes da mesma. Além disso, é estimulado o senso de responsabilidade e de cooperação do monitor, proporcionando maior interação do aluno participante da monitoria com o conteúdo e possibilitando uma sinergia monitor-professor-aluno. No caso das disciplinas de Engenharia, a monitoria acadêmica se mostra um fator essencial para auxiliar aos alunos em conteúdos considerados básicos para o restante do curso, incentivando ao aluno a sempre buscar a construção do conhecimento por meio de um raciocínio lógico, no qual o “caminho” é mais importante do que a resposta de fato.
id UECE-9_d752dba265905dfb55af5fb238184a15
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5540
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiênciaEngenharia QuímicaExperiênciaFísico-QuímicaGraduaçãoMonitoriaA monitoria se mostra uma ferramenta essencial de apoio pedagógico, através do qual o monitor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e sanar as dúvidas de pessoas que possuam dificuldade na disciplina da monitoria em questão. O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência como monitora das disciplinas de Físico-Química I e II durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra como uma experiência desafiadora, mas motivacional, visto que é possível estar do outro lado, vivenciando a experiência de professor, e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes da mesma. Além disso, é estimulado o senso de responsabilidade e de cooperação do monitor, proporcionando maior interação do aluno participante da monitoria com o conteúdo e possibilitando uma sinergia monitor-professor-aluno. No caso das disciplinas de Engenharia, a monitoria acadêmica se mostra um fator essencial para auxiliar aos alunos em conteúdos considerados básicos para o restante do curso, incentivando ao aluno a sempre buscar a construção do conhecimento por meio de um raciocínio lógico, no qual o “caminho” é mais importante do que a resposta de fato.EdUECE2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540/4539Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus Tomaz Neveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Andreza de Faria AlvesTomaz Neves, Mateus2023-05-04T13:32:35Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5540Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:35Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
title A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
spellingShingle A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
Cruz, Andreza de Faria Alves
Engenharia Química
Experiência
Físico-Química
Graduação
Monitoria
title_short A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
title_full A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
title_fullStr A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
title_full_unstemmed A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
title_sort A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
author Cruz, Andreza de Faria Alves
author_facet Cruz, Andreza de Faria Alves
Tomaz Neves, Mateus
author_role author
author2 Tomaz Neves, Mateus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Andreza de Faria Alves
Tomaz Neves, Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Química
Experiência
Físico-Química
Graduação
Monitoria
topic Engenharia Química
Experiência
Físico-Química
Graduação
Monitoria
description A monitoria se mostra uma ferramenta essencial de apoio pedagógico, através do qual o monitor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e sanar as dúvidas de pessoas que possuam dificuldade na disciplina da monitoria em questão. O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência como monitora das disciplinas de Físico-Química I e II durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra como uma experiência desafiadora, mas motivacional, visto que é possível estar do outro lado, vivenciando a experiência de professor, e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes da mesma. Além disso, é estimulado o senso de responsabilidade e de cooperação do monitor, proporcionando maior interação do aluno participante da monitoria com o conteúdo e possibilitando uma sinergia monitor-professor-aluno. No caso das disciplinas de Engenharia, a monitoria acadêmica se mostra um fator essencial para auxiliar aos alunos em conteúdos considerados básicos para o restante do curso, incentivando ao aluno a sempre buscar a construção do conhecimento por meio de um raciocínio lógico, no qual o “caminho” é mais importante do que a resposta de fato.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5540/4539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus Tomaz Neves
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus Tomaz Neves
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623753576448