Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Regina Cláudia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro Lima, Regina Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052
Resumo: Este trabalho propõe fazer uma análise acerca das concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) em um livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter documental da referida obra da coleção Buriti Mais Português, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna e de autoria de Marisa Martins Sanchez. Para a fundamentação teórica da pesquisa, baseamo-nos em Chartier (1994), Coscarelli e Ribeiro (2011), Bezerra e Luca (2006), Koch e Travaglia (1989), Beaugrande e Dressler (apud Koch, 2005), Bakhtin (1979), Chinaglia (2016), Wiley (2000) e Brasil (2018; 2020). No presente estudo, analisamos a presença dos elementos (linguístico, contextual e intencional) das concepções de texto nos Objetos Educacionais Digitais retirados do referido livro. A partir das análises realizadas, constatamos que alguns elementos não estão presentes nos OEDs do livro citado e nem podem ser inferidos, o que demonstra um distanciamento entre o ensino de Língua Portuguesa e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Por meio desse levantamento de dados, almejamos contribuir na tentativa de dinamizar as práticas de ensino e de aprendizagem nas salas de aula através do entrelaçamento do ensino de Língua Portuguesa com as mídias digitais e, assim, formar sujeitos ativos e construtores de novos conhecimentos.
id UEFS-1_3246637dce90f748bc58929d77bd0dc1
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/6052
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”Este trabalho propõe fazer uma análise acerca das concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) em um livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter documental da referida obra da coleção Buriti Mais Português, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna e de autoria de Marisa Martins Sanchez. Para a fundamentação teórica da pesquisa, baseamo-nos em Chartier (1994), Coscarelli e Ribeiro (2011), Bezerra e Luca (2006), Koch e Travaglia (1989), Beaugrande e Dressler (apud Koch, 2005), Bakhtin (1979), Chinaglia (2016), Wiley (2000) e Brasil (2018; 2020). No presente estudo, analisamos a presença dos elementos (linguístico, contextual e intencional) das concepções de texto nos Objetos Educacionais Digitais retirados do referido livro. A partir das análises realizadas, constatamos que alguns elementos não estão presentes nos OEDs do livro citado e nem podem ser inferidos, o que demonstra um distanciamento entre o ensino de Língua Portuguesa e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Por meio desse levantamento de dados, almejamos contribuir na tentativa de dinamizar as práticas de ensino e de aprendizagem nas salas de aula através do entrelaçamento do ensino de Língua Portuguesa com as mídias digitais e, assim, formar sujeitos ativos e construtores de novos conhecimentos.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/605210.13102/cl.v22i2.6052A Cor das Letras; v. 23 n. 3 (2022): Ensino de Língua e Literatura; 180-1962594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052/7628Copyright (c) 2022 Universidade Estadual de Feira de Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Regina CláudiaPinheiro Lima, Regina Mara 2022-12-28T21:42:10Zoai:ojs3.uefs.br:article/6052Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2022-12-28T21:42:10A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”
title Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”
spellingShingle Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”
Pinheiro, Regina Cláudia
title_short Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”
title_full Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”
title_fullStr Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”
title_full_unstemmed Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”
title_sort Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”
author Pinheiro, Regina Cláudia
author_facet Pinheiro, Regina Cláudia
Pinheiro Lima, Regina Mara
author_role author
author2 Pinheiro Lima, Regina Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Regina Cláudia
Pinheiro Lima, Regina Mara
description Este trabalho propõe fazer uma análise acerca das concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) em um livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter documental da referida obra da coleção Buriti Mais Português, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna e de autoria de Marisa Martins Sanchez. Para a fundamentação teórica da pesquisa, baseamo-nos em Chartier (1994), Coscarelli e Ribeiro (2011), Bezerra e Luca (2006), Koch e Travaglia (1989), Beaugrande e Dressler (apud Koch, 2005), Bakhtin (1979), Chinaglia (2016), Wiley (2000) e Brasil (2018; 2020). No presente estudo, analisamos a presença dos elementos (linguístico, contextual e intencional) das concepções de texto nos Objetos Educacionais Digitais retirados do referido livro. A partir das análises realizadas, constatamos que alguns elementos não estão presentes nos OEDs do livro citado e nem podem ser inferidos, o que demonstra um distanciamento entre o ensino de Língua Portuguesa e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Por meio desse levantamento de dados, almejamos contribuir na tentativa de dinamizar as práticas de ensino e de aprendizagem nas salas de aula através do entrelaçamento do ensino de Língua Portuguesa com as mídias digitais e, assim, formar sujeitos ativos e construtores de novos conhecimentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052
10.13102/cl.v22i2.6052
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052
identifier_str_mv 10.13102/cl.v22i2.6052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052/7628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Universidade Estadual de Feira de Santana
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Universidade Estadual de Feira de Santana
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 23 n. 3 (2022): Ensino de Língua e Literatura; 180-196
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321161437708288