Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052 |
Resumo: | Este trabalho propõe fazer uma análise acerca das concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) em um livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter documental da referida obra da coleção Buriti Mais Português, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna e de autoria de Marisa Martins Sanchez. Para a fundamentação teórica da pesquisa, baseamo-nos em Chartier (1994), Coscarelli e Ribeiro (2011), Bezerra e Luca (2006), Koch e Travaglia (1989), Beaugrande e Dressler (apud Koch, 2005), Bakhtin (1979), Chinaglia (2016), Wiley (2000) e Brasil (2018; 2020). No presente estudo, analisamos a presença dos elementos (linguístico, contextual e intencional) das concepções de texto nos Objetos Educacionais Digitais retirados do referido livro. A partir das análises realizadas, constatamos que alguns elementos não estão presentes nos OEDs do livro citado e nem podem ser inferidos, o que demonstra um distanciamento entre o ensino de Língua Portuguesa e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Por meio desse levantamento de dados, almejamos contribuir na tentativa de dinamizar as práticas de ensino e de aprendizagem nas salas de aula através do entrelaçamento do ensino de Língua Portuguesa com as mídias digitais e, assim, formar sujeitos ativos e construtores de novos conhecimentos. |
id |
UEFS-1_3246637dce90f748bc58929d77bd0dc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/6052 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português”Este trabalho propõe fazer uma análise acerca das concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) em um livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter documental da referida obra da coleção Buriti Mais Português, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna e de autoria de Marisa Martins Sanchez. Para a fundamentação teórica da pesquisa, baseamo-nos em Chartier (1994), Coscarelli e Ribeiro (2011), Bezerra e Luca (2006), Koch e Travaglia (1989), Beaugrande e Dressler (apud Koch, 2005), Bakhtin (1979), Chinaglia (2016), Wiley (2000) e Brasil (2018; 2020). No presente estudo, analisamos a presença dos elementos (linguístico, contextual e intencional) das concepções de texto nos Objetos Educacionais Digitais retirados do referido livro. A partir das análises realizadas, constatamos que alguns elementos não estão presentes nos OEDs do livro citado e nem podem ser inferidos, o que demonstra um distanciamento entre o ensino de Língua Portuguesa e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Por meio desse levantamento de dados, almejamos contribuir na tentativa de dinamizar as práticas de ensino e de aprendizagem nas salas de aula através do entrelaçamento do ensino de Língua Portuguesa com as mídias digitais e, assim, formar sujeitos ativos e construtores de novos conhecimentos.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/605210.13102/cl.v22i2.6052A Cor das Letras; v. 23 n. 3 (2022): Ensino de Língua e Literatura; 180-1962594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052/7628Copyright (c) 2022 Universidade Estadual de Feira de Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Regina CláudiaPinheiro Lima, Regina Mara 2022-12-28T21:42:10Zoai:ojs3.uefs.br:article/6052Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2022-12-28T21:42:10A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português” |
title |
Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português” |
spellingShingle |
Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português” Pinheiro, Regina Cláudia |
title_short |
Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português” |
title_full |
Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português” |
title_fullStr |
Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português” |
title_full_unstemmed |
Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português” |
title_sort |
Concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais do livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Buriti Mais Português” |
author |
Pinheiro, Regina Cláudia |
author_facet |
Pinheiro, Regina Cláudia Pinheiro Lima, Regina Mara |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro Lima, Regina Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Regina Cláudia Pinheiro Lima, Regina Mara |
description |
Este trabalho propõe fazer uma análise acerca das concepções de texto subjacentes aos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) em um livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter documental da referida obra da coleção Buriti Mais Português, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna e de autoria de Marisa Martins Sanchez. Para a fundamentação teórica da pesquisa, baseamo-nos em Chartier (1994), Coscarelli e Ribeiro (2011), Bezerra e Luca (2006), Koch e Travaglia (1989), Beaugrande e Dressler (apud Koch, 2005), Bakhtin (1979), Chinaglia (2016), Wiley (2000) e Brasil (2018; 2020). No presente estudo, analisamos a presença dos elementos (linguístico, contextual e intencional) das concepções de texto nos Objetos Educacionais Digitais retirados do referido livro. A partir das análises realizadas, constatamos que alguns elementos não estão presentes nos OEDs do livro citado e nem podem ser inferidos, o que demonstra um distanciamento entre o ensino de Língua Portuguesa e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Por meio desse levantamento de dados, almejamos contribuir na tentativa de dinamizar as práticas de ensino e de aprendizagem nas salas de aula através do entrelaçamento do ensino de Língua Portuguesa com as mídias digitais e, assim, formar sujeitos ativos e construtores de novos conhecimentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052 10.13102/cl.v22i2.6052 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v22i2.6052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/6052/7628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Universidade Estadual de Feira de Santana https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Universidade Estadual de Feira de Santana https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 23 n. 3 (2022): Ensino de Língua e Literatura; 180-196 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321161437708288 |