PERSPECTIVA POÉTICA DE NEGOCIAÇÃO — PROPOSTA TEÓRICA E METODOLÓGICA PARA DISCUTIR O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO FÍLMICA DE ROMANCES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1507 |
Resumo: | Este artigo discute questões relativas à adaptação de obras literá-rias para o cinema, buscando desenvolver e apresentar uma proposta meto-dológica e teórica que possibilite orientar a discussão sobre o assunto em uma direção mais apropriada do que tem percorrido os estudos recentes so-bre o tema. Denominamos tal proposta de Perspectiva Poética de Negocia-ção. O desenvolvimento desta proposta está diretamente relacionado à ma-neira como se define o processo de adaptação. Nesse sentido, neste trabalho, sugerimos como a adaptação deve ser entendida conceitualmente e, posteriormente, se apresenta os elementos e parâmetros metodológicos que permitem ao analista tanto verificar como cada obra (filme e romance) está configurada narrativamente para provocar determinados efeitos, assim como compará-las, observando o que foi transferido e o que foi transforma-do de uma para outra. |
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PERSPECTIVA POÉTICA DE NEGOCIAÇÃO — PROPOSTA TEÓRICA E METODOLÓGICA PARA DISCUTIR O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO FÍLMICA DE ROMANCESEste artigo discute questões relativas à adaptação de obras literá-rias para o cinema, buscando desenvolver e apresentar uma proposta meto-dológica e teórica que possibilite orientar a discussão sobre o assunto em uma direção mais apropriada do que tem percorrido os estudos recentes so-bre o tema. Denominamos tal proposta de Perspectiva Poética de Negocia-ção. O desenvolvimento desta proposta está diretamente relacionado à ma-neira como se define o processo de adaptação. Nesse sentido, neste trabalho, sugerimos como a adaptação deve ser entendida conceitualmente e, posteriormente, se apresenta os elementos e parâmetros metodológicos que permitem ao analista tanto verificar como cada obra (filme e romance) está configurada narrativamente para provocar determinados efeitos, assim como compará-las, observando o que foi transferido e o que foi transforma-do de uma para outra.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/150710.13102/cl.v11i1.1507A Cor das Letras; v. 11 n. 1 (2010): Literatura e cinema; 143-1602594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1507/pdfCopyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Juliana de Fátima AlvesSerafim, José Francisco2018-02-19T02:52:40Zoai:ojs3.uefs.br:article/1507Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:52:40A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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