O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Patrícia de Oliveita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4969
Resumo: Resumo: Na América Portuguesa, uma política de doação de terras foi utilizada como estímulo ao povoamento. Essa política consistia na doação de sesmarias e aquele que a recebesse, o sesmeiro, deveria cumprir os deveres e exigências da Coroa. Dentre esses deveres era exigida a demarcação da terra requerida. Em algumas localidades, essas demarcações mostraram-se como um verdadeiro problema para os sesmeiros. Nas capitanias do Rio Grande do Norte e Ceará, o responsável por esse trabalho de demarcação, entre 1700 e 1707, foi Cristóvão Soares Reimão. Analisando a atuação deste desembargador, e também ouvidor-geral da Paraíba em seu trabalho de demarcação no vale do Jaguaribe, região de fronteira ainda não definida no período entre Rio Grande do Norte e Ceará, pretende-se, neste artigo, levantar questões sobre como esse trabalho de marcações de terras poderia atrapalhar o andamento dos objetivos de determinados grupos que viam na utilização das terras o meio de conseguir um certo nível de status social e econômico.Palavras-chave: Brasil colonial. Ceará. Ribeira do Jaguaribe. Demarcação. Conflitos de terra. 
id UEG-1_d1200b52ac751d46bb27bfd99cd3f059
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4969
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)Resumo: Na América Portuguesa, uma política de doação de terras foi utilizada como estímulo ao povoamento. Essa política consistia na doação de sesmarias e aquele que a recebesse, o sesmeiro, deveria cumprir os deveres e exigências da Coroa. Dentre esses deveres era exigida a demarcação da terra requerida. Em algumas localidades, essas demarcações mostraram-se como um verdadeiro problema para os sesmeiros. Nas capitanias do Rio Grande do Norte e Ceará, o responsável por esse trabalho de demarcação, entre 1700 e 1707, foi Cristóvão Soares Reimão. Analisando a atuação deste desembargador, e também ouvidor-geral da Paraíba em seu trabalho de demarcação no vale do Jaguaribe, região de fronteira ainda não definida no período entre Rio Grande do Norte e Ceará, pretende-se, neste artigo, levantar questões sobre como esse trabalho de marcações de terras poderia atrapalhar o andamento dos objetivos de determinados grupos que viam na utilização das terras o meio de conseguir um certo nível de status social e econômico.Palavras-chave: Brasil colonial. Ceará. Ribeira do Jaguaribe. Demarcação. Conflitos de terra. Universidade Estadual de Goiás2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4969Revista de História da UEG; v. 5 n. 2 (2016): Tema Livre; 86-1092316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4969/3889Dias, Patrícia de Oliveitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T15:38:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4969Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:38:22Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)
title O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)
spellingShingle O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)
Dias, Patrícia de Oliveita
title_short O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)
title_full O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)
title_fullStr O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)
title_full_unstemmed O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)
title_sort O demarcador de terras: atuação do desembargador Cristóvão Soares Reimão no processo de demarcação de sesmarias na ribeira do Jaguaribe (Capitania do Ceará – Brasil) (1700-1710)
author Dias, Patrícia de Oliveita
author_facet Dias, Patrícia de Oliveita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Patrícia de Oliveita
description Resumo: Na América Portuguesa, uma política de doação de terras foi utilizada como estímulo ao povoamento. Essa política consistia na doação de sesmarias e aquele que a recebesse, o sesmeiro, deveria cumprir os deveres e exigências da Coroa. Dentre esses deveres era exigida a demarcação da terra requerida. Em algumas localidades, essas demarcações mostraram-se como um verdadeiro problema para os sesmeiros. Nas capitanias do Rio Grande do Norte e Ceará, o responsável por esse trabalho de demarcação, entre 1700 e 1707, foi Cristóvão Soares Reimão. Analisando a atuação deste desembargador, e também ouvidor-geral da Paraíba em seu trabalho de demarcação no vale do Jaguaribe, região de fronteira ainda não definida no período entre Rio Grande do Norte e Ceará, pretende-se, neste artigo, levantar questões sobre como esse trabalho de marcações de terras poderia atrapalhar o andamento dos objetivos de determinados grupos que viam na utilização das terras o meio de conseguir um certo nível de status social e econômico.Palavras-chave: Brasil colonial. Ceará. Ribeira do Jaguaribe. Demarcação. Conflitos de terra. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4969
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4969/3889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 5 n. 2 (2016): Tema Livre; 86-109
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1799306036049346560