Praxiologias de professoras de línguas com formação em tertúlia literária dialógica no ensino remoto emergencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1382 |
Resumo: | A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma metodologia para a leitura e a interpretação de textos realizadas coletivamente em encontros periódicos. Ela surgiu como uma proposta de educação que atendesse as necessidades de um grupo de pessoas socialmente marginalizadas num bairro de operários em Barcelona, Espanha, no final da década de 1970. A partir de 2013, uma equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) a utilizou de forma combinada com intervenções pedagógicas em cursos de Extensão universitária e recebeu a certificação de Tecnologia Social pela Fundação do Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por seu uso no Programa Mulheres Mil, destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social de uma região periférica de Brasília. Posteriormente, foi utilizada em cursos de formação de professores que atuam no Distrito Federal e em Goiás, gerando experiências exitosas de reaplicações de TLD em contextos presenciais, antes do período de pandemia causado pela COVID-19. Esta dissertação teve como objetivo geral analisar as praxiologias de professores de línguas com formação em Tertúlia Literária Dialógica, atuantes em Goiás e no Distrito Federal durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pela pandemia da COVID- 19. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de cunho netnográfico, erigida sobre o paradigma da investigação qualitativa interpretativista, delineada por seu caráter exploratório. As perguntas de pesquisa foram: a) quem são os professores de línguas com formação em Tertúlia Literária Dialógica atuantes em Goiás e no Distrito Federal durante o período de Ensino Remoto Emergencial?; b) que praxiologias foram utilizadas por esses professores no período de Ensino Remoto Emergencial?; c) quais são os letramentos envolvidos nessas praxiologias? Os objetivos específicos para a consecução do estudo foram: a) identificar professores de línguas atuantes no período de Ensino Remoto Emergencial em Goiás e no Distrito Federal que possuem formação em Tertúlia Literária Dialógica; relacionar as praxiologias descritas por esses professores aos princípios da Aprendizagem Dialógica; socializar as possíveis inovações e os letramentos desenvolvidos no trabalho pedagógico desses professores. Como resultado da pesquisa bibliográfica é possível observar que a TLD coaduna aspectos de língua, literatura e interculturalidade de forma sistematizada para a formação integral de professores de línguas ao mesmo tempo em que se oferece como ferramenta pedagógica que pode ser utilizada por eles em suas práticas docentes. Como resultado dos formulários e das entrevistas é possível afirmar que a formação em TLD impactou nas praxiologias de todas as professoras entrevistadas, mesmo nos casos em que não aplicaram a TLD em suas aulas, de modo que se infere que a formação com base nos princípios da Aprendizagem Dialógica promoveu a escuta sensível e a criação de espaços dialógicos no ERE. |
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Praxiologias de professoras de línguas com formação em tertúlia literária dialógica no ensino remoto emergencialPraxeologías de profesoras de lenguas con formación en tertulia literaria dialógica en la enseñanza remota emergencialPraxiologiasTertúlia literária dialógicaFormação de professores de línguasPraxeologíasTertulia literaria dialógicaFormación de profesores de lenguasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAA Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma metodologia para a leitura e a interpretação de textos realizadas coletivamente em encontros periódicos. Ela surgiu como uma proposta de educação que atendesse as necessidades de um grupo de pessoas socialmente marginalizadas num bairro de operários em Barcelona, Espanha, no final da década de 1970. A partir de 2013, uma equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) a utilizou de forma combinada com intervenções pedagógicas em cursos de Extensão universitária e recebeu a certificação de Tecnologia Social pela Fundação do Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por seu uso no Programa Mulheres Mil, destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social de uma região periférica de Brasília. Posteriormente, foi utilizada em cursos de formação de professores que atuam no Distrito Federal e em Goiás, gerando experiências exitosas de reaplicações de TLD em contextos presenciais, antes do período de pandemia causado pela COVID-19. Esta dissertação teve como objetivo geral analisar as praxiologias de professores de línguas com formação em Tertúlia Literária Dialógica, atuantes em Goiás e no Distrito Federal durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pela pandemia da COVID- 19. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de cunho netnográfico, erigida sobre o paradigma da investigação qualitativa interpretativista, delineada por seu caráter exploratório. As perguntas de pesquisa foram: a) quem são os professores de línguas com formação em Tertúlia Literária Dialógica atuantes em Goiás e no Distrito Federal durante o período de Ensino Remoto Emergencial?; b) que praxiologias foram utilizadas por esses professores no período de Ensino Remoto Emergencial?; c) quais são os letramentos envolvidos nessas praxiologias? Os objetivos específicos para a consecução do estudo foram: a) identificar professores de línguas atuantes no período de Ensino Remoto Emergencial em Goiás e no Distrito Federal que possuem formação em Tertúlia Literária Dialógica; relacionar as praxiologias descritas por esses professores aos princípios da Aprendizagem Dialógica; socializar as possíveis inovações e os letramentos desenvolvidos no trabalho pedagógico desses professores. Como resultado da pesquisa bibliográfica é possível observar que a TLD coaduna aspectos de língua, literatura e interculturalidade de forma sistematizada para a formação integral de professores de línguas ao mesmo tempo em que se oferece como ferramenta pedagógica que pode ser utilizada por eles em suas práticas docentes. Como resultado dos formulários e das entrevistas é possível afirmar que a formação em TLD impactou nas praxiologias de todas as professoras entrevistadas, mesmo nos casos em que não aplicaram a TLD em suas aulas, de modo que se infere que a formação com base nos princípios da Aprendizagem Dialógica promoveu a escuta sensível e a criação de espaços dialógicos no ERE.La Tertulia Literaria Dialógica (TLD) es una metodología para la lectura y la interpretación de textos realizadas colectivamente en encuentros periódicos. Ella surgió como una propuesta de educación que atendiera a las necesidades de un grupo de personas socialmente marginalizadas en un barrio de obreros en Barcelona, España, a finales de la década de 1970. A partir de 2013, un equipo del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) la utilizó de forma combinada con intervenciones pedagógicas en cursos de Extensión universitaria y recibió la certificación de Tecnología Social por la Fundação do Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por su uso en el Programa Mulheres Mil, destinado a mujeres en situación de vulnerabilidad social de una región periférica de Brasília. Posteriormente, fue utilizada en cursos de formación de profesores que actúan en el Distrito Federal y en Goiás, generando experiencias exitosas de reaplicaciones de TLD en contextos presenciales, antes del período de pandemia causado por la COVID-19. Esta disertación tuvo como objetivo general analizar las praxeologías de profesores de lenguas con formación en Tertulia Literaria Dialógica, actuantes en Goiás y en el Distrito Federal durante la Enseñanza Remota Emergencial (ERE) provocado por la pandemia de la COVID-19. Se trata de una pesquisa de naturaleza aplicada y de cuño netnográfico, erigida sobre el paradigma de la investigación cualitativa interpretativista, delineada por su carácter exploratorio. Las preguntas de pesquisa fueron: a) ¿quiénes son los profesores de lenguas con formación en Tertulia Literaria Dialógica actuantes en Goiás y en el Distrito Federal a lo largo del período de Enseñanza Remota Emergencial?; b) ¿qué praxeologías fueron utilizadas por esos profesores en el período de Enseñanza Remota Emergencial?; c) ¿cuáles son las literacidades involucradas en estas praxeologías? Los objetivos específicos para la consecución del estudio fueron: a) identificar profesores de lenguas actuantes en el período de Enseñanza Remota Emergencial en Goiás y en el Distrito Federal que poseen formación en Tertulia Literaria Dialógica; relacionar las praxeologías descritas por esos profesores a los principios del Aprendizaje Dialógico; socializar las posibles innovaciones y las literacidades desarrolladas en el trabajo pedagógico de esos profesores. Como resultado de la pesquisa bibliográfica es posible observar que la TLD coaduna aspectos de lengua, literatura e interculturalidad de forma sistematizada para la formación integral de profesores de lenguas al mismo tiempo en que se les ofrece como herramienta pedagógica que puede ser utilizada por ellos en sus prácticas docentes. Como resultado de los formularios y de las entrevistas es posible afirmar que la formación en TLD impactó en las praxeologías de todas las profesoras entrevistadas, incluso en los casos en que no aplicaron la TLD en sus clases, de modo que se infiere que la formación basada el los principios del Aprendizaje Dialógico promovió la escuta sensible y la creación de espacios dialógicos el la ERE.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Freitas, Carla Conti dehttps://orcid.org/0000-0002-7217-1664http://lattes.cnpq.br/5357556016311932Freitas, Carla Conti deGontijo, Simone Braz FerreiraLopes, Cristiane RosaAlbuquerque, Geovane César dos Santos2024-01-25T17:05:45Z2023-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALBUQUERQUE, Geovane C. dos S. Praxiologias de professoras de línguas com formação em tertúlia literária dialógica no ensino remoto emergencial. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-25T17:05:45Zoai:tede2:tede/1382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-25T17:05:45Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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