Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/485 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou investigar e elaborar propostas de aplicação da Modelagem Matemática como facilitadora da aprendizagem, utilizando para tanto as aulas de Matemática Aplicada. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa com alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino. As atividades elaboradas, segundo a perspectiva da Modelagem Matemática, envolveram temáticas interdisciplinares pertencentes ao cotidiano dos alunos e nessas atividades, tivemos a preocupação de gerar um espaço para promover o diálogo, a pesquisa, a investigação bem como desenvolver o aprendizado em matemática. As aplicações nas turmas escolhidas tiveram como foco observar como ocorre a participação dos alunos nas atividades de Modelagem Matemática e quais as suas contribuições para o ensino e aprendizagem. Observamos que a problematização com situações próximas a realidade dos alunos, conduzida segundo a proposta da modelagem, possibilita o despertar do interesse nos alunos em aprender matemática e inspira reflexões de cunho social e ambiental, contribuindo com a formação para um pensamento sócio crítico. |
id |
UEG-2_97dea096dee8741a589832214b746ea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/485 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médioMathematical modeling as a teaching strategy for high school mathematics classesEducação MatemáticaModelagem MatemáticaProblematizaçãoInvestigação MatemáticaMathematics EducationMathematical ModelingProblematizationMathematical ResearchCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA presente pesquisa objetivou investigar e elaborar propostas de aplicação da Modelagem Matemática como facilitadora da aprendizagem, utilizando para tanto as aulas de Matemática Aplicada. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa com alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino. As atividades elaboradas, segundo a perspectiva da Modelagem Matemática, envolveram temáticas interdisciplinares pertencentes ao cotidiano dos alunos e nessas atividades, tivemos a preocupação de gerar um espaço para promover o diálogo, a pesquisa, a investigação bem como desenvolver o aprendizado em matemática. As aplicações nas turmas escolhidas tiveram como foco observar como ocorre a participação dos alunos nas atividades de Modelagem Matemática e quais as suas contribuições para o ensino e aprendizagem. Observamos que a problematização com situações próximas a realidade dos alunos, conduzida segundo a proposta da modelagem, possibilita o despertar do interesse nos alunos em aprender matemática e inspira reflexões de cunho social e ambiental, contribuindo com a formação para um pensamento sócio crítico.The present research aimed to investigate and elaborate proposals for the application of Mathematical Modeling as a facilitator of learning, using for this Applied Mathematics classes. The research was developed through a qualitative approach with High School students of the public school system. The activities elaborated, according to the Mathematical Modeling perspective, involved interdisciplinary themes that belong to students' daily life and in those activities, we had the concern of generating a space to promote dialogue, research skills, and investigation skills as well as to develop learning in mathematics. The applications in the chosen classes had as focus to observe the students’ participation in the activities of Mathematical Modeling and the contributions of this activities to the teaching and learning. We observe that the problematization with situations close to the reality of the students, conducted according to the modeling proposal, makes it possible to awaken students' interest in learning mathematics and inspires social and environmental reflections, contributing to the formation of a critical social thinking.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, Mirley Luciene doshttps://orcid.org/0000-0002-5391-9470http://lattes.cnpq.br/4037739389334742Matos, Gislaine Maria Ferreira2021-03-31T19:24:09Z2017-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, G. M. Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-03-31T19:24:09Zoai:tede2:tede/485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-03-31T19:24:09Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio Mathematical modeling as a teaching strategy for high school mathematics classes |
title |
Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio |
spellingShingle |
Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio Matos, Gislaine Maria Ferreira Educação Matemática Modelagem Matemática Problematização Investigação Matemática Mathematics Education Mathematical Modeling Problematization Mathematical Research CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio |
title_full |
Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio |
title_fullStr |
Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio |
title_sort |
Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio |
author |
Matos, Gislaine Maria Ferreira |
author_facet |
Matos, Gislaine Maria Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Mirley Luciene dos https://orcid.org/0000-0002-5391-9470 http://lattes.cnpq.br/4037739389334742 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Gislaine Maria Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Modelagem Matemática Problematização Investigação Matemática Mathematics Education Mathematical Modeling Problematization Mathematical Research CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Educação Matemática Modelagem Matemática Problematização Investigação Matemática Mathematics Education Mathematical Modeling Problematization Mathematical Research CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
A presente pesquisa objetivou investigar e elaborar propostas de aplicação da Modelagem Matemática como facilitadora da aprendizagem, utilizando para tanto as aulas de Matemática Aplicada. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa com alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino. As atividades elaboradas, segundo a perspectiva da Modelagem Matemática, envolveram temáticas interdisciplinares pertencentes ao cotidiano dos alunos e nessas atividades, tivemos a preocupação de gerar um espaço para promover o diálogo, a pesquisa, a investigação bem como desenvolver o aprendizado em matemática. As aplicações nas turmas escolhidas tiveram como foco observar como ocorre a participação dos alunos nas atividades de Modelagem Matemática e quais as suas contribuições para o ensino e aprendizagem. Observamos que a problematização com situações próximas a realidade dos alunos, conduzida segundo a proposta da modelagem, possibilita o despertar do interesse nos alunos em aprender matemática e inspira reflexões de cunho social e ambiental, contribuindo com a formação para um pensamento sócio crítico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 2021-03-31T19:24:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, G. M. Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/485 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, G. M. Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093986581741568 |