Bordaduras poéticas e interculturais : Conceição Evaristo e Cora Coralina em arpilleras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boleão, Jossier Sales
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/758
Resumo: A partir de conceitos descentralizados e conhecimentos pautados na hibridação e interculturalidade, este trabalho é resultado de pesquisa realizada com grupos de mulheres camponesas, que foram denominados de grupos de bordaduras poéticas. A proposta era que fossem feitas narrativas visuais baseadas em outras produzidas por mulheres da América Latina (países como Chile, Argentina, Peru e Brasil), denominadas arpilleras e que, por meio da organização de uma sucessão de episódios, criam visualidades capazes de seduzir, questionar, gerar desassossego e concretizar experiência estética, agregando as vivências individuais e coletivas. As arpilleras são imagens, que associam na elaboração eventos marcantes, tanto em nível individual quanto coletivo, perpassando pela própria constituição dos sujeitos. A proposta desenvolvida, a partir da aproximação com o processo criativo das arpilleras originais, uma maneira artística que conectasse poemas de Conceição Evaristo e Cora Coralina ao percurso destes sujeitos e resultasse em outro objeto artístico. No processo de bricolagem para a feitura da bordadura poética há um percurso trans/formador com os sujeitos envolvidos, desde a apropriação dos objetos descartados (retalhos de panos, roupas antigas, botões, cordas, linhas, etc.), à subversão destes objetos, sendo que muitos dizem respeito à própria história de cada sujeito. A variedade de contextos e materiais utilizados para a confecção demonstra o caráter híbrido e fronteiriço. Ao se conectarem com outras peças, desencadeiam em uma narrativa visual coletiva de reflexão, negociação e solução sobre a apropriação e ressignificação de poemas - compreendidos como obras abertas - em novas formas estruturais. O percurso de produção é diferente do trabalho original das arpilleras do Chile, por exemplo, pois naquele contexto, as obras eram produzidas como ferramentas de denúncia e enfrentamento aos contextos sociopolíticos, principalmente da ditadura. No contexto desta pesquisa, as bordaduras são arquitetadas com base memorialística e representativa das trajetórias dos sujeitos envolvidos. A aplicação da pesquisa contou com três grupos: dois grupos em Vianópolis – Goiás e um grupo em Catalão Goiás. A discussão teórica se insere de forma articulada com diversos saberes, perpassando por conceitos oriundos da cultura visual, dos estudos literários, da performance e ciências sociais para que sejam costuradas reflexõe baseadas no processo, no intuito de indagar normatizações e padronizações instaladas, questionar cânones cristalizados e tensionar estruturas até então vistas como puras e hegemônicas.
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As arpilleras são imagens, que associam na elaboração eventos marcantes, tanto em nível individual quanto coletivo, perpassando pela própria constituição dos sujeitos. A proposta desenvolvida, a partir da aproximação com o processo criativo das arpilleras originais, uma maneira artística que conectasse poemas de Conceição Evaristo e Cora Coralina ao percurso destes sujeitos e resultasse em outro objeto artístico. No processo de bricolagem para a feitura da bordadura poética há um percurso trans/formador com os sujeitos envolvidos, desde a apropriação dos objetos descartados (retalhos de panos, roupas antigas, botões, cordas, linhas, etc.), à subversão destes objetos, sendo que muitos dizem respeito à própria história de cada sujeito. A variedade de contextos e materiais utilizados para a confecção demonstra o caráter híbrido e fronteiriço. Ao se conectarem com outras peças, desencadeiam em uma narrativa visual coletiva de reflexão, negociação e solução sobre a apropriação e ressignificação de poemas - compreendidos como obras abertas - em novas formas estruturais. O percurso de produção é diferente do trabalho original das arpilleras do Chile, por exemplo, pois naquele contexto, as obras eram produzidas como ferramentas de denúncia e enfrentamento aos contextos sociopolíticos, principalmente da ditadura. No contexto desta pesquisa, as bordaduras são arquitetadas com base memorialística e representativa das trajetórias dos sujeitos envolvidos. A aplicação da pesquisa contou com três grupos: dois grupos em Vianópolis – Goiás e um grupo em Catalão Goiás. A discussão teórica se insere de forma articulada com diversos saberes, perpassando por conceitos oriundos da cultura visual, dos estudos literários, da performance e ciências sociais para que sejam costuradas reflexõe baseadas no processo, no intuito de indagar normatizações e padronizações instaladas, questionar cânones cristalizados e tensionar estruturas até então vistas como puras e hegemônicas.From decentralized concepts and knowledge based on hybridization and interculturality, this work is resulted of research realized with a countrywoman group that were nominated by poetic embroiderer group. The proposal was to make visual narratives based on other stories produced by women from Latin America (countries like Chile, Argentina, Peru and Brazil), named arpilleras, through the organization of episode sequence, they create visualities able to seduce, to question, to generate unrest and to materialize esthetics experiences, aggregating individual and collective information. The arpilleras are images that connect in the elaboration of important events, being individual or collective, passing through the constitution of the subjects. According to the approximation with the creative process of the original arpilleras, the proposal developed is an artistic way that must connect the poems written by Conceição Evaristo and Cora Coralina to their course and must result in another artistic object. During the process of bricolage to make the poetic embroidery, there is a trans/former journey with the involved, since the appropriation of discarded object (pieces of cloth, old clothes, bottoms, ropes, line, etc.), to the subversion of this objects, which some them are part of each subject’s history. The variety of contexts and materials used to the making demonstrates the hybrid character and in displacement. When these pieces connect to the others, they trigger off in a collective visual narrative of reflection, negotiation and answer about the appropriation and resignification of poems – they are understood like open works – in new structural forms. The production path is different from the original work made with Chilean arpilleras, per example, because in that context, the works were made like denunciation tools and ways of facing the social-political contexts, mainly about the dictatorship. In this research, the embroideries are built basing on a memorialist and representative trajectory of the involved subjects. The application of this research has three groups: two of them in the city of Vianópolis – Goiás and other group in the city of Catalão – Goiás. The theoretical discussion is inserted in an articulated way with different knowledge, covering original concepts from the visual culture, literary studies, performance and Social Science to sew reflections based on the process, in order to question normalization and standardization, to question crystalized canons and to press structures that are seen like pure and hegemonic.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Andrade, Émile Cardosohttp://lattes.cnpq.br/4661919586535215Andrade, Émile Cardosohttp://lattes.cnpq.br/4661919586535215Martins, Alice Fátimahttp://lattes.cnpq.br/2768377569632609Araújo, Márcia Maria de Melohttp://lattes.cnpq.br/4274917871675439Boleão, Jossier Sales2021-08-18T23:05:39Z2019-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOLEÃO, Jossier Sales. Bordaduras poéticas e interculturais: Conceição Evaristo e Cora Coralina em arpilleras. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2019.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T22:53:37Zoai:tede2:tede/758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T22:53:37Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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