Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rosângela Marques Romualdo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1079
Resumo: O presente estudo procurou avaliar como o uso e a apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs podem articular com o processo de ensino de Ciências, na área Ciências da Natureza, por meio da abordagem investigativa e como os professores se apropriaram das TDICs no Regime Especial de Aulas não Presenciais – REANP, regime adotado pelo Sistema Público Educacional do Estado de Goiás, pautado na Resolução do Conselho Estadual de Goiás – CEE, de nº 02, do dia 17 de março de 2020, que dispõe sobre o formato de aulas não presenciais, para efetivação das aulas remotas que se caracteriza, principalmente, pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação - TDICs, como ferramentas de mediação no processo de ensino e de aprendizagem, de comunicação na relação professor-aluno-conteúdo, às vezes, transmitindo, reproduzindo, construindo conhecimentos. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, constituída de leitura de livros voltados para a temática e de um levantamento em artigos científicos, publicados nas línguas: portuguesa, inglesa e espanhola, capítulos de livros relacionados às concepções do ensino de Ciências, mediação das TDICs na Educação e saberes científicos e tecnológicos, no período de 2000 a 2020.A revisão bibliográfica foi realizada por meio de buscas na plataforma Google Acadêmico, pela livre acessibilidade e confiança nos trabalhos publicados e leituras de livros sobre a temática supracitada, utilizando-se do metódo indutivo, de natureza aplicada e de objetivos de pesquisa descritiva. A pesquisa foi pautada em documentos orientadores, tais como: Base Nacional Comum Curricular – BNCC/MEC, 2017 e Documento Curricular para Goiás Ampliado, DC-GO, 5ª versão, 2019. Percebe-se que o resultado das pesquisas desenvolvidas nesse período, culminou para a efetivação de Formação de Professores. A pesquisa foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e na Escola Municipal Raio de Luar, no município de Ouro Verde de Goiás/GO nos anos de 2020 e 2021. Diante da realidade e necessidade de apropriação das TDICs e melhoria das práticas no ensino de Ciências, em sala de aula, foi proposta uma Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO, como temática “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade”, em formato on-line e presencial, com a carga horária de 70 horas. Com a perspectiva de registrar e divulgar a Formação de Professores foi produzido o Diário de Bordo, dividido em três livretos, com relatos e fotografias do processo de efetivação dos encontros formativos, entre os professores-pedagogos e palestrantes; professores-pedagogos, professores-orientadores e estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ano) do Ensino Fundamental. Sendo assim, como exigência do Programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – PPEC, foi efetivada como produto educacional a Formação Continuada de Professores “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade” e por meio da produção, efetivação e materialização da formação foram produzidos demais produtos educacionais, o Diário de Bordo em formato de livretos: 1 - “A Proposta de Formação Continuada para os professores-pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás-Goiás a Formação de Professores” 2 – Volume 1 - Encontros Formativos em Regime Remoto e Presencial entre os professores-pedagogos e palestrantes; 3 - Volume 2 - Encontros Formativos – Professores-pedagogos e Professores-orientadores em Regime Presencial; 4 -Volume 3 - Desenvolvimento de Trabalhos em Regime Remoto e Presencial: Professores-pedagogos, Professores-orientadores e Estudantes. Do processo formativo foram produzidos dois artigos científicos: “Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO “O Ensino para Educação na Contemporaneidade”, e “Para figurar uma construção do conhecimento por meio do processo investigativo: Diário de Bordo”. Ambos produzidos como complemento do Produto Educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC. Palavra-Chave: Ensino de Ciências; Abordagem Investigativa; Formação de Professores; TDICs; Aulas Remotas.
id UEG-2_ce98ebfb6b80644b2c17ee2fa51ec720
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1079
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidadecientific and technological knowledge : Digital Information and Communication Technologies - TDICs in contemporary science teachingEnsino de CiênciasAbordagem InvestigativaTecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICsAulas RemotasDigital Information and Communication Technologies - TDICsScience teachingInvestigative ApproachTeacher trainingRemote ClassesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo procurou avaliar como o uso e a apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs podem articular com o processo de ensino de Ciências, na área Ciências da Natureza, por meio da abordagem investigativa e como os professores se apropriaram das TDICs no Regime Especial de Aulas não Presenciais – REANP, regime adotado pelo Sistema Público Educacional do Estado de Goiás, pautado na Resolução do Conselho Estadual de Goiás – CEE, de nº 02, do dia 17 de março de 2020, que dispõe sobre o formato de aulas não presenciais, para efetivação das aulas remotas que se caracteriza, principalmente, pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação - TDICs, como ferramentas de mediação no processo de ensino e de aprendizagem, de comunicação na relação professor-aluno-conteúdo, às vezes, transmitindo, reproduzindo, construindo conhecimentos. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, constituída de leitura de livros voltados para a temática e de um levantamento em artigos científicos, publicados nas línguas: portuguesa, inglesa e espanhola, capítulos de livros relacionados às concepções do ensino de Ciências, mediação das TDICs na Educação e saberes científicos e tecnológicos, no período de 2000 a 2020.A revisão bibliográfica foi realizada por meio de buscas na plataforma Google Acadêmico, pela livre acessibilidade e confiança nos trabalhos publicados e leituras de livros sobre a temática supracitada, utilizando-se do metódo indutivo, de natureza aplicada e de objetivos de pesquisa descritiva. A pesquisa foi pautada em documentos orientadores, tais como: Base Nacional Comum Curricular – BNCC/MEC, 2017 e Documento Curricular para Goiás Ampliado, DC-GO, 5ª versão, 2019. Percebe-se que o resultado das pesquisas desenvolvidas nesse período, culminou para a efetivação de Formação de Professores. A pesquisa foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e na Escola Municipal Raio de Luar, no município de Ouro Verde de Goiás/GO nos anos de 2020 e 2021. Diante da realidade e necessidade de apropriação das TDICs e melhoria das práticas no ensino de Ciências, em sala de aula, foi proposta uma Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO, como temática “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade”, em formato on-line e presencial, com a carga horária de 70 horas. Com a perspectiva de registrar e divulgar a Formação de Professores foi produzido o Diário de Bordo, dividido em três livretos, com relatos e fotografias do processo de efetivação dos encontros formativos, entre os professores-pedagogos e palestrantes; professores-pedagogos, professores-orientadores e estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ano) do Ensino Fundamental. Sendo assim, como exigência do Programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – PPEC, foi efetivada como produto educacional a Formação Continuada de Professores “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade” e por meio da produção, efetivação e materialização da formação foram produzidos demais produtos educacionais, o Diário de Bordo em formato de livretos: 1 - “A Proposta de Formação Continuada para os professores-pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás-Goiás a Formação de Professores” 2 – Volume 1 - Encontros Formativos em Regime Remoto e Presencial entre os professores-pedagogos e palestrantes; 3 - Volume 2 - Encontros Formativos – Professores-pedagogos e Professores-orientadores em Regime Presencial; 4 -Volume 3 - Desenvolvimento de Trabalhos em Regime Remoto e Presencial: Professores-pedagogos, Professores-orientadores e Estudantes. Do processo formativo foram produzidos dois artigos científicos: “Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO “O Ensino para Educação na Contemporaneidade”, e “Para figurar uma construção do conhecimento por meio do processo investigativo: Diário de Bordo”. Ambos produzidos como complemento do Produto Educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC. Palavra-Chave: Ensino de Ciências; Abordagem Investigativa; Formação de Professores; TDICs; Aulas Remotas.The present study sought to evaluate how the use and appropriation of Digital Information and Communication Technologies - TDICs can articulate with the Science teaching process, in the Natural Sciences area, through the investigative approach and how teachers have appropriated the TDICs in the Special Regime for Non-Classroom Classes - REANP, a regime adopted by the Public Educational System of the State of Goiás, based on the Resolution of the State Council of Goiás - CEE, No. 02, of March 17, 2020, which provides for the format of classes non-presential, for the realization of remote classes that is characterized, mainly, by the use of Digital Information Technologies - TDICs, as mediation tools in the teaching and learning process, of communication in the teacher-student-content relationship, sometimes transmitting , reproducing, building knowledge. Initially, a bibliographic research was carried out, with a descriptive nature and a qualitative approach, consisting of reading books focused on the theme and a survey of scientific articles, published in the languages: Portuguese, English and Spanish, book chapters related to the conceptions of the Science teaching, mediation of TDICs in Education and scientific and technological knowledge, from 2000 to 2020. aforementioned theme, using the inductive method, of an applied nature and descriptive research objectives. The research was based on guiding documents, such as: Base Nacional Comum Curricular - BNCC/MEC, 2017 and Documento Curricular para Goiás Ampliado, DC-GO, 5th version, 2019. It can be seen that the result of the research carried out in this period, culminated in for the implementation of Teacher Training. The research was carried out at the Municipal Department of Education and Culture and at the Raio de Luar Municipal School, in the municipality of Ouro Verde de Goiás/GO in the years 2020 and 2021. Faced with the reality and need for appropriation of TDICs and improvement of practices in the teaching of Sciences, in the classroom, a Training of Teachers of the Municipal Teaching Network of Ouro Verde de Goiás/GO was proposed, as the theme "Teaching for Education in Contemporaneity”, in online and face-to-face format, with a workload of 70 hours. With the perspective of registering and disseminating Teacher Training, the Logbook was produced, divided into three booklets, with reports and photographs of the process of carrying out the training meetings, between teacher-pedagogues and lecturers; teachers-pedagogues, teachers-advisors and students of Early Childhood Education, Early Years (1st to 5th year) and Final Years (6th year) of Elementary School. Therefore, as a requirement of the Professional Master's Program in Science Teaching - PPEC, the Continuing Education of Teachers "Teaching for Education in Contemporaneity" was implemented as an educational product and through the production, execution and materialization of training, other products were produced information, the Logbook in booklet format: 1 - "The Proposal for Continuing Education for Teachers-Pedagogues of the Municipal Education Network of Ouro Verde de Goiás-Goiás Teacher Training" 2 - Volume 1 - Formative Encounters in Regime Remote and Face-to-face between teacher-pedagogues and lecturers; 3 - Volume 2 - Formative Meetings – Teachers-pedagogues and Teachers-advisors on a face-to-face basis; 4 -Volume 3 - Development of Works in Remote and Face-to-face Regime: Teachers-pedagogues, Teachers-advisors and Students. Two scientific articles were produced from the training process: “Training of Teachers of the Municipal Education Network of Ouro Verde de Goiás/GO “Teaching for Education in Contemporaneity”, and “To figure a construction of knowledge through the investigative process: Diary of Maple”. Both produced as a complement to the Educational Product of the Professional Master's in Science Teaching - PPEC.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Araújo, Cleide Sandra Tavareshttps//: lates.cnpq.br/5502013424876869Saraiva, Olira Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8866061054957829Araújo, Cleide Sandra TavaresSantos, Mirley Luciene dosMalheiro, Armando Manuel BarreirosCardoso, Rosângela Marques Romualdo2022-08-02T16:21:20Z2022-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSÂNGELA MARQUES. Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade. 2022. 330 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-08-02T16:21:20Zoai:tede2:tede/1079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-08-02T16:21:20Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade
cientific and technological knowledge : Digital Information and Communication Technologies - TDICs in contemporary science teaching
title Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade
spellingShingle Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade
Cardoso, Rosângela Marques Romualdo
Ensino de Ciências
Abordagem Investigativa
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs
Aulas Remotas
Digital Information and Communication Technologies - TDICs
Science teaching
Investigative Approach
Teacher training
Remote Classes
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade
title_full Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade
title_fullStr Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade
title_full_unstemmed Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade
title_sort Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade
author Cardoso, Rosângela Marques Romualdo
author_facet Cardoso, Rosângela Marques Romualdo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Cleide Sandra Tavares
https//: lates.cnpq.br/5502013424876869
Saraiva, Olira Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/8866061054957829
Araújo, Cleide Sandra Tavares
Santos, Mirley Luciene dos
Malheiro, Armando Manuel Barreiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rosângela Marques Romualdo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Abordagem Investigativa
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs
Aulas Remotas
Digital Information and Communication Technologies - TDICs
Science teaching
Investigative Approach
Teacher training
Remote Classes
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino de Ciências
Abordagem Investigativa
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs
Aulas Remotas
Digital Information and Communication Technologies - TDICs
Science teaching
Investigative Approach
Teacher training
Remote Classes
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo procurou avaliar como o uso e a apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs podem articular com o processo de ensino de Ciências, na área Ciências da Natureza, por meio da abordagem investigativa e como os professores se apropriaram das TDICs no Regime Especial de Aulas não Presenciais – REANP, regime adotado pelo Sistema Público Educacional do Estado de Goiás, pautado na Resolução do Conselho Estadual de Goiás – CEE, de nº 02, do dia 17 de março de 2020, que dispõe sobre o formato de aulas não presenciais, para efetivação das aulas remotas que se caracteriza, principalmente, pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação - TDICs, como ferramentas de mediação no processo de ensino e de aprendizagem, de comunicação na relação professor-aluno-conteúdo, às vezes, transmitindo, reproduzindo, construindo conhecimentos. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, constituída de leitura de livros voltados para a temática e de um levantamento em artigos científicos, publicados nas línguas: portuguesa, inglesa e espanhola, capítulos de livros relacionados às concepções do ensino de Ciências, mediação das TDICs na Educação e saberes científicos e tecnológicos, no período de 2000 a 2020.A revisão bibliográfica foi realizada por meio de buscas na plataforma Google Acadêmico, pela livre acessibilidade e confiança nos trabalhos publicados e leituras de livros sobre a temática supracitada, utilizando-se do metódo indutivo, de natureza aplicada e de objetivos de pesquisa descritiva. A pesquisa foi pautada em documentos orientadores, tais como: Base Nacional Comum Curricular – BNCC/MEC, 2017 e Documento Curricular para Goiás Ampliado, DC-GO, 5ª versão, 2019. Percebe-se que o resultado das pesquisas desenvolvidas nesse período, culminou para a efetivação de Formação de Professores. A pesquisa foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e na Escola Municipal Raio de Luar, no município de Ouro Verde de Goiás/GO nos anos de 2020 e 2021. Diante da realidade e necessidade de apropriação das TDICs e melhoria das práticas no ensino de Ciências, em sala de aula, foi proposta uma Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO, como temática “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade”, em formato on-line e presencial, com a carga horária de 70 horas. Com a perspectiva de registrar e divulgar a Formação de Professores foi produzido o Diário de Bordo, dividido em três livretos, com relatos e fotografias do processo de efetivação dos encontros formativos, entre os professores-pedagogos e palestrantes; professores-pedagogos, professores-orientadores e estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ano) do Ensino Fundamental. Sendo assim, como exigência do Programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – PPEC, foi efetivada como produto educacional a Formação Continuada de Professores “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade” e por meio da produção, efetivação e materialização da formação foram produzidos demais produtos educacionais, o Diário de Bordo em formato de livretos: 1 - “A Proposta de Formação Continuada para os professores-pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás-Goiás a Formação de Professores” 2 – Volume 1 - Encontros Formativos em Regime Remoto e Presencial entre os professores-pedagogos e palestrantes; 3 - Volume 2 - Encontros Formativos – Professores-pedagogos e Professores-orientadores em Regime Presencial; 4 -Volume 3 - Desenvolvimento de Trabalhos em Regime Remoto e Presencial: Professores-pedagogos, Professores-orientadores e Estudantes. Do processo formativo foram produzidos dois artigos científicos: “Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO “O Ensino para Educação na Contemporaneidade”, e “Para figurar uma construção do conhecimento por meio do processo investigativo: Diário de Bordo”. Ambos produzidos como complemento do Produto Educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC. Palavra-Chave: Ensino de Ciências; Abordagem Investigativa; Formação de Professores; TDICs; Aulas Remotas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02T16:21:20Z
2022-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSÂNGELA MARQUES. Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade. 2022. 330 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1079
identifier_str_mv ROSÂNGELA MARQUES. Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade. 2022. 330 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093994341203968