Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vivian Almeida de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1118
Resumo: Diante das dificuldades dos alunos em resolver problemas de Leis de Newton e suas aplicações e tendo em vista o desenvolvimento e a disseminação das tecnologias da informação e comunicação e as suas potenciais contribuições com a área educacional, resolveu-se construir um aplicativo, em forma de jogo digital, baseado em uma simulação PhET para ser utilizado concomitantemente a ela. E se propôs a investigar como o jogo “Cabo de Guerra – Somando Forças” e as simulações podem favorecer aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio na assimilação e no aprendizado de conceitos de Física. Para isso, além de conceber, implementar, codificar e publicar o aplicativo no Google Play, desenvolveu-se uma pesquisa-ação em um colégio da rede estadual. No colégio aplicou-se aulas a quatro turmas divididos em dois grupos focais: controle e intervenção. O grupo controle seguiu com aulas costumeiras, já no grupo intervenção as simulações PhET e o jogo foram utilizados. Em todas as turmas aplicaram-se testes antes e depois das aulas, para verificação da aprendizagem. Questionários de opinião também foram aplicados, dois no grupo intervenção e um no grupo controle. De um modo geral o grupo intervenção teve melhor desempenho na verificação de aprendizagem do que o grupo controle. Mas as AED se mostram mais eficientes para a interiorização da linguagem matemática pelos alunos e o jogo foi mais promissor para o desenvolvimento do raciocínio rápido para se chegar a resposta correta.
id UEG-2_df908f17c074820eba6c4e07b71ff638
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1118
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de FísicaTug of War – Adding Forces : an application for Teaching PhysicsJogos pedagógicos digitaisGamificaçãoHistórico CulturalTeoria da AtividadePedagogical digital gamesGamificationCultural-historicalActivity TheoryEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICADiante das dificuldades dos alunos em resolver problemas de Leis de Newton e suas aplicações e tendo em vista o desenvolvimento e a disseminação das tecnologias da informação e comunicação e as suas potenciais contribuições com a área educacional, resolveu-se construir um aplicativo, em forma de jogo digital, baseado em uma simulação PhET para ser utilizado concomitantemente a ela. E se propôs a investigar como o jogo “Cabo de Guerra – Somando Forças” e as simulações podem favorecer aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio na assimilação e no aprendizado de conceitos de Física. Para isso, além de conceber, implementar, codificar e publicar o aplicativo no Google Play, desenvolveu-se uma pesquisa-ação em um colégio da rede estadual. No colégio aplicou-se aulas a quatro turmas divididos em dois grupos focais: controle e intervenção. O grupo controle seguiu com aulas costumeiras, já no grupo intervenção as simulações PhET e o jogo foram utilizados. Em todas as turmas aplicaram-se testes antes e depois das aulas, para verificação da aprendizagem. Questionários de opinião também foram aplicados, dois no grupo intervenção e um no grupo controle. De um modo geral o grupo intervenção teve melhor desempenho na verificação de aprendizagem do que o grupo controle. Mas as AED se mostram mais eficientes para a interiorização da linguagem matemática pelos alunos e o jogo foi mais promissor para o desenvolvimento do raciocínio rápido para se chegar a resposta correta.Faced with the difficulties of students to solve Newton's Laws problems and application of Newton's Laws, and to the development and to the dissemination of information Technologies and their contributions to the educational área, decided to build an application, in the form of a digital game, based on a PhET simulation to be used concurrently with it. For this, in addition to designing, implementing and coding and publishing the application on Google Play, an action research was carried out in a state school. In hight school, classes were applied to four groups divided into two focus groups: control and intervention. The control group continued with the usual classes, while in the intervention group the PhET simulations and the game were used. In all classes, tests were applied before and after classes, to verify learning. Opinion questionnaires were also applied, two in the intervention group and one in the control group. Overall, the intervention group performed better on the learning check than the control group. But the AED proved to be more efficient for the internalization of the mathematical language by the students and the game was the most promising game for the development of quick thinking to arrive at the correct answer.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, José Divino doshttp://lattes.cnpq.br/2279900314020119Carvalho, Plauto Simão dehttp://lattes.cnpq.br/4108262957994798Santos, José Divino dosValverde, ClodoaldoSantos , Lucio José Braga dosOliveira, Vivian Almeida de2022-12-12T12:37:02Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, V. A. O. Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física. 2022. 232 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-12-12T12:37:02Zoai:tede2:tede/1118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-12-12T12:37:02Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física
Tug of War – Adding Forces : an application for Teaching Physics
title Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física
spellingShingle Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física
Oliveira, Vivian Almeida de
Jogos pedagógicos digitais
Gamificação
Histórico Cultural
Teoria da Atividade
Pedagogical digital games
Gamification
Cultural-historical
Activity Theory
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física
title_full Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física
title_fullStr Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física
title_full_unstemmed Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física
title_sort Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física
author Oliveira, Vivian Almeida de
author_facet Oliveira, Vivian Almeida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Divino dos
http://lattes.cnpq.br/2279900314020119
Carvalho, Plauto Simão de
http://lattes.cnpq.br/4108262957994798
Santos, José Divino dos
Valverde, Clodoaldo
Santos , Lucio José Braga dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vivian Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos pedagógicos digitais
Gamificação
Histórico Cultural
Teoria da Atividade
Pedagogical digital games
Gamification
Cultural-historical
Activity Theory
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Jogos pedagógicos digitais
Gamificação
Histórico Cultural
Teoria da Atividade
Pedagogical digital games
Gamification
Cultural-historical
Activity Theory
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Diante das dificuldades dos alunos em resolver problemas de Leis de Newton e suas aplicações e tendo em vista o desenvolvimento e a disseminação das tecnologias da informação e comunicação e as suas potenciais contribuições com a área educacional, resolveu-se construir um aplicativo, em forma de jogo digital, baseado em uma simulação PhET para ser utilizado concomitantemente a ela. E se propôs a investigar como o jogo “Cabo de Guerra – Somando Forças” e as simulações podem favorecer aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio na assimilação e no aprendizado de conceitos de Física. Para isso, além de conceber, implementar, codificar e publicar o aplicativo no Google Play, desenvolveu-se uma pesquisa-ação em um colégio da rede estadual. No colégio aplicou-se aulas a quatro turmas divididos em dois grupos focais: controle e intervenção. O grupo controle seguiu com aulas costumeiras, já no grupo intervenção as simulações PhET e o jogo foram utilizados. Em todas as turmas aplicaram-se testes antes e depois das aulas, para verificação da aprendizagem. Questionários de opinião também foram aplicados, dois no grupo intervenção e um no grupo controle. De um modo geral o grupo intervenção teve melhor desempenho na verificação de aprendizagem do que o grupo controle. Mas as AED se mostram mais eficientes para a interiorização da linguagem matemática pelos alunos e o jogo foi mais promissor para o desenvolvimento do raciocínio rápido para se chegar a resposta correta.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T12:37:02Z
2022-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, V. A. O. Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física. 2022. 232 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1118
identifier_str_mv NASCIMENTO, V. A. O. Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física. 2022. 232 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093994456547328