Instrução gramatical na era da tecnologia: investigando diferentes abordagens para o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio Integrado
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17499 |
Resumo: | O principal objetivo deste estudo é investigar o uso de recursos tecnológicos para o ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira (LE). Mais especificamente, o estudo pretende analisar o aprendizado de uma estrutura sintática por meio da instrução gramatical dada em dois ambientes: a sala de aula tradicional e o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Outro objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos participantes e seu nível de satisfação, em relação às atividades para o ensino de gramática implementadas no MOODLE. Trinta alunos do Ensino Médio de um Instituto Federal, divididos em grupo controle e experimental, participaram do estudo. As análises estatísticas revelaram um bom desempenho dos participantes em ambos os testes de retenção da estrutura sintática alvo. O grupo controle superou o experimental em ambos os testes. Esses resultados são discutidos com base em teorias de processamento da informação e de aquisição de LE. A análise qualitativa sugere que, apesar de os participantes terem acesso a vários recursos tecnológicos, eles parecem não perceber a relevância de tais recursos para aprendizagem de uma LE. Em geral, os participantes apreciaram as atividades realizadas no MOODLE para o ensino de gramática. Palavras-chave: Instrução gramatical. Ensino-aprendizagem de Inglês. Recursos tecnológicos. |
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Instrução gramatical na era da tecnologia: investigando diferentes abordagens para o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio IntegradoInstrução gramaticalEnsino-aprendizagem de InglêsRecursos tecnológicosO principal objetivo deste estudo é investigar o uso de recursos tecnológicos para o ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira (LE). Mais especificamente, o estudo pretende analisar o aprendizado de uma estrutura sintática por meio da instrução gramatical dada em dois ambientes: a sala de aula tradicional e o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Outro objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos participantes e seu nível de satisfação, em relação às atividades para o ensino de gramática implementadas no MOODLE. Trinta alunos do Ensino Médio de um Instituto Federal, divididos em grupo controle e experimental, participaram do estudo. As análises estatísticas revelaram um bom desempenho dos participantes em ambos os testes de retenção da estrutura sintática alvo. O grupo controle superou o experimental em ambos os testes. Esses resultados são discutidos com base em teorias de processamento da informação e de aquisição de LE. A análise qualitativa sugere que, apesar de os participantes terem acesso a vários recursos tecnológicos, eles parecem não perceber a relevância de tais recursos para aprendizagem de uma LE. Em geral, os participantes apreciaram as atividades realizadas no MOODLE para o ensino de gramática. Palavras-chave: Instrução gramatical. Ensino-aprendizagem de Inglês. Recursos tecnológicos.UEL2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo quase experimentalAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1749910.5433/2237-4876.2014v17n1p181Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 181-214Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 181-2142237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17499/14774http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrebianca, Gicele Vergine VieiraVieira, Marli Fátima VickFinardi, Kyria Rebeca2022-11-16T18:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17499Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:10:18Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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