Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tognato, Maria Izabel Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Francescon, Paula Kracker, Vignoli, Jacqueline Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902
Resumo: Considerando a importância dos letramentos acadêmicos como um conjunto de práticas sociais por meio das quais os significados culturais, as relações de poder e as relações de identidades sociais têm papel central para o desenvolvimento social e humano, este trabalho visa a apresentar ações e demandas dos cursos de pós-graduação de duas universidades paranaenses (UEL e Unespar) em relação a experiências desenvolvidas e necessidades referentes aos letramentos acadêmicos. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva dos Letramentos acadêmicos, conforme Lea e Street (1998). Os dados foram obtidos por meio de questionários dirigidos ascoordenadores/as e gestores/as de programas de pós-graduação das IES participantes do projeto. Os resultados iniciais mostram maior conhecimento de ações em prol dos letramentos acadêmicos em Língua Estrangeira do que em Língua Portuguesa. Além disso, os respondentes assinalaram a necessidade do desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino de línguas e à compreensão e produção de gêneros acadêmicos (Resumos, Artigos, Apresentações orais) em língua estrangeira e em língua materna.  
id UEL-3_d2094be0df1cf210739e2b4001e158ad
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41902
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos AcadêmicosLetramentos acadêmicosUniversidades paranaensesCursos de pós-graduaçãoConsiderando a importância dos letramentos acadêmicos como um conjunto de práticas sociais por meio das quais os significados culturais, as relações de poder e as relações de identidades sociais têm papel central para o desenvolvimento social e humano, este trabalho visa a apresentar ações e demandas dos cursos de pós-graduação de duas universidades paranaenses (UEL e Unespar) em relação a experiências desenvolvidas e necessidades referentes aos letramentos acadêmicos. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva dos Letramentos acadêmicos, conforme Lea e Street (1998). Os dados foram obtidos por meio de questionários dirigidos ascoordenadores/as e gestores/as de programas de pós-graduação das IES participantes do projeto. Os resultados iniciais mostram maior conhecimento de ações em prol dos letramentos acadêmicos em Língua Estrangeira do que em Língua Portuguesa. Além disso, os respondentes assinalaram a necessidade do desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino de línguas e à compreensão e produção de gêneros acadêmicos (Resumos, Artigos, Apresentações orais) em língua estrangeira e em língua materna.  UEL2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4190210.5433/2237-4876.2021v24n1p149Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 149-161Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 149-1612237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902/30334https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902/30335Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTognato, Maria Izabel RodriguesFrancescon, Paula KrackerVignoli, Jacqueline Sanches2022-12-22T20:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41902Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T20:09:11Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos
title Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos
spellingShingle Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos
Tognato, Maria Izabel Rodrigues
Letramentos acadêmicos
Universidades paranaenses
Cursos de pós-graduação
title_short Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos
title_full Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos
title_fullStr Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos
title_full_unstemmed Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos
title_sort Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos
author Tognato, Maria Izabel Rodrigues
author_facet Tognato, Maria Izabel Rodrigues
Francescon, Paula Kracker
Vignoli, Jacqueline Sanches
author_role author
author2 Francescon, Paula Kracker
Vignoli, Jacqueline Sanches
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tognato, Maria Izabel Rodrigues
Francescon, Paula Kracker
Vignoli, Jacqueline Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos acadêmicos
Universidades paranaenses
Cursos de pós-graduação
topic Letramentos acadêmicos
Universidades paranaenses
Cursos de pós-graduação
description Considerando a importância dos letramentos acadêmicos como um conjunto de práticas sociais por meio das quais os significados culturais, as relações de poder e as relações de identidades sociais têm papel central para o desenvolvimento social e humano, este trabalho visa a apresentar ações e demandas dos cursos de pós-graduação de duas universidades paranaenses (UEL e Unespar) em relação a experiências desenvolvidas e necessidades referentes aos letramentos acadêmicos. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva dos Letramentos acadêmicos, conforme Lea e Street (1998). Os dados foram obtidos por meio de questionários dirigidos ascoordenadores/as e gestores/as de programas de pós-graduação das IES participantes do projeto. Os resultados iniciais mostram maior conhecimento de ações em prol dos letramentos acadêmicos em Língua Estrangeira do que em Língua Portuguesa. Além disso, os respondentes assinalaram a necessidade do desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino de línguas e à compreensão e produção de gêneros acadêmicos (Resumos, Artigos, Apresentações orais) em língua estrangeira e em língua materna.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902
10.5433/2237-4876.2021v24n1p149
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n1p149
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902/30334
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902/30335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 149-161
Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 149-161
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964356108288