Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902 |
Resumo: | Considerando a importância dos letramentos acadêmicos como um conjunto de práticas sociais por meio das quais os significados culturais, as relações de poder e as relações de identidades sociais têm papel central para o desenvolvimento social e humano, este trabalho visa a apresentar ações e demandas dos cursos de pós-graduação de duas universidades paranaenses (UEL e Unespar) em relação a experiências desenvolvidas e necessidades referentes aos letramentos acadêmicos. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva dos Letramentos acadêmicos, conforme Lea e Street (1998). Os dados foram obtidos por meio de questionários dirigidos ascoordenadores/as e gestores/as de programas de pós-graduação das IES participantes do projeto. Os resultados iniciais mostram maior conhecimento de ações em prol dos letramentos acadêmicos em Língua Estrangeira do que em Língua Portuguesa. Além disso, os respondentes assinalaram a necessidade do desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino de línguas e à compreensão e produção de gêneros acadêmicos (Resumos, Artigos, Apresentações orais) em língua estrangeira e em língua materna. |
id |
UEL-3_d2094be0df1cf210739e2b4001e158ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41902 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos AcadêmicosLetramentos acadêmicosUniversidades paranaensesCursos de pós-graduaçãoConsiderando a importância dos letramentos acadêmicos como um conjunto de práticas sociais por meio das quais os significados culturais, as relações de poder e as relações de identidades sociais têm papel central para o desenvolvimento social e humano, este trabalho visa a apresentar ações e demandas dos cursos de pós-graduação de duas universidades paranaenses (UEL e Unespar) em relação a experiências desenvolvidas e necessidades referentes aos letramentos acadêmicos. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva dos Letramentos acadêmicos, conforme Lea e Street (1998). Os dados foram obtidos por meio de questionários dirigidos ascoordenadores/as e gestores/as de programas de pós-graduação das IES participantes do projeto. Os resultados iniciais mostram maior conhecimento de ações em prol dos letramentos acadêmicos em Língua Estrangeira do que em Língua Portuguesa. Além disso, os respondentes assinalaram a necessidade do desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino de línguas e à compreensão e produção de gêneros acadêmicos (Resumos, Artigos, Apresentações orais) em língua estrangeira e em língua materna. UEL2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4190210.5433/2237-4876.2021v24n1p149Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 149-161Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 149-1612237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902/30334https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902/30335Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTognato, Maria Izabel RodriguesFrancescon, Paula KrackerVignoli, Jacqueline Sanches2022-12-22T20:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41902Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T20:09:11Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos |
title |
Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos |
spellingShingle |
Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos Tognato, Maria Izabel Rodrigues Letramentos acadêmicos Universidades paranaenses Cursos de pós-graduação |
title_short |
Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos |
title_full |
Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos |
title_fullStr |
Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos |
title_full_unstemmed |
Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos |
title_sort |
Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos |
author |
Tognato, Maria Izabel Rodrigues |
author_facet |
Tognato, Maria Izabel Rodrigues Francescon, Paula Kracker Vignoli, Jacqueline Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Francescon, Paula Kracker Vignoli, Jacqueline Sanches |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tognato, Maria Izabel Rodrigues Francescon, Paula Kracker Vignoli, Jacqueline Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos acadêmicos Universidades paranaenses Cursos de pós-graduação |
topic |
Letramentos acadêmicos Universidades paranaenses Cursos de pós-graduação |
description |
Considerando a importância dos letramentos acadêmicos como um conjunto de práticas sociais por meio das quais os significados culturais, as relações de poder e as relações de identidades sociais têm papel central para o desenvolvimento social e humano, este trabalho visa a apresentar ações e demandas dos cursos de pós-graduação de duas universidades paranaenses (UEL e Unespar) em relação a experiências desenvolvidas e necessidades referentes aos letramentos acadêmicos. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva dos Letramentos acadêmicos, conforme Lea e Street (1998). Os dados foram obtidos por meio de questionários dirigidos ascoordenadores/as e gestores/as de programas de pós-graduação das IES participantes do projeto. Os resultados iniciais mostram maior conhecimento de ações em prol dos letramentos acadêmicos em Língua Estrangeira do que em Língua Portuguesa. Além disso, os respondentes assinalaram a necessidade do desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino de línguas e à compreensão e produção de gêneros acadêmicos (Resumos, Artigos, Apresentações orais) em língua estrangeira e em língua materna. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902 10.5433/2237-4876.2021v24n1p149 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n1p149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902/30334 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902/30335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 149-161 Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 149-161 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964356108288 |