Argumentação e leitura no gênero carta do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12991 |
Resumo: | Este artigo trata dos recursos persuasivos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual, aliados às estratégias cognitivas da Teoria da Leitura, revelando a relação de complementaridade que se instaura nesses campos de estudo para a formação de leitores mais críticos. O corpus selecionado para análise é uma Carta do Leitor, gênero textual altamente argumentativo e produto de interação social. Nossa proposta relaciona alguns recursos como os operadores argumentativos, os modalizadores, a adjetivação e a intertextualidade aos aspectos cognitivos de leitura como o conhecimento prévio – imprescindível à compreensão da intertextualidade, entre outras estratégias de processamento cognitivo-textual que representam o conhecimento que os leitores possuem sobre compreensão de discursos. O objetivo é direcionar o leitor a identificar, de maneira mais dinâmica e produtiva, os aspectos discursivos que permeiam a leitura para, desde o primeiro contato com o texto, ser capaz de estabelecer suas metas e intencionalidades, tendo como fundamento a parceria entre argumentação e leitura. Assim, esperamos levar o leitor a uma reflexão mais crítica daquilo que lê, contemplando uma teoria sociointeracionista com ênfase nas habilidades cognitivas de cada indivíduo. |
id |
UEL-3_e0fdca30f1bb668ea66588c3120832de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12991 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Argumentação e leitura no gênero carta do leitorArgumentaçãoLeituraCarta do leitor.Este artigo trata dos recursos persuasivos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual, aliados às estratégias cognitivas da Teoria da Leitura, revelando a relação de complementaridade que se instaura nesses campos de estudo para a formação de leitores mais críticos. O corpus selecionado para análise é uma Carta do Leitor, gênero textual altamente argumentativo e produto de interação social. Nossa proposta relaciona alguns recursos como os operadores argumentativos, os modalizadores, a adjetivação e a intertextualidade aos aspectos cognitivos de leitura como o conhecimento prévio – imprescindível à compreensão da intertextualidade, entre outras estratégias de processamento cognitivo-textual que representam o conhecimento que os leitores possuem sobre compreensão de discursos. O objetivo é direcionar o leitor a identificar, de maneira mais dinâmica e produtiva, os aspectos discursivos que permeiam a leitura para, desde o primeiro contato com o texto, ser capaz de estabelecer suas metas e intencionalidades, tendo como fundamento a parceria entre argumentação e leitura. Assim, esperamos levar o leitor a uma reflexão mais crítica daquilo que lê, contemplando uma teoria sociointeracionista com ênfase nas habilidades cognitivas de cada indivíduo. UEL2011-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresrevisão de leiteratura e análise de texto.application/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1299110.5433/2237-4876.2012v15n3p79Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 3 (2012): Número Especial; 79-103Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 3 (2012): Número Especial; 79-1032237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12991/12498Cordeiro, Isabel Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:09:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12991Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:09:16Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentação e leitura no gênero carta do leitor |
title |
Argumentação e leitura no gênero carta do leitor |
spellingShingle |
Argumentação e leitura no gênero carta do leitor Cordeiro, Isabel Cristina Argumentação Leitura Carta do leitor. |
title_short |
Argumentação e leitura no gênero carta do leitor |
title_full |
Argumentação e leitura no gênero carta do leitor |
title_fullStr |
Argumentação e leitura no gênero carta do leitor |
title_full_unstemmed |
Argumentação e leitura no gênero carta do leitor |
title_sort |
Argumentação e leitura no gênero carta do leitor |
author |
Cordeiro, Isabel Cristina |
author_facet |
Cordeiro, Isabel Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Isabel Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Leitura Carta do leitor. |
topic |
Argumentação Leitura Carta do leitor. |
description |
Este artigo trata dos recursos persuasivos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual, aliados às estratégias cognitivas da Teoria da Leitura, revelando a relação de complementaridade que se instaura nesses campos de estudo para a formação de leitores mais críticos. O corpus selecionado para análise é uma Carta do Leitor, gênero textual altamente argumentativo e produto de interação social. Nossa proposta relaciona alguns recursos como os operadores argumentativos, os modalizadores, a adjetivação e a intertextualidade aos aspectos cognitivos de leitura como o conhecimento prévio – imprescindível à compreensão da intertextualidade, entre outras estratégias de processamento cognitivo-textual que representam o conhecimento que os leitores possuem sobre compreensão de discursos. O objetivo é direcionar o leitor a identificar, de maneira mais dinâmica e produtiva, os aspectos discursivos que permeiam a leitura para, desde o primeiro contato com o texto, ser capaz de estabelecer suas metas e intencionalidades, tendo como fundamento a parceria entre argumentação e leitura. Assim, esperamos levar o leitor a uma reflexão mais crítica daquilo que lê, contemplando uma teoria sociointeracionista com ênfase nas habilidades cognitivas de cada indivíduo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares revisão de leiteratura e análise de texto. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12991 10.5433/2237-4876.2012v15n3p79 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12991 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2012v15n3p79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12991/12498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 3 (2012): Número Especial; 79-103 Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 3 (2012): Número Especial; 79-103 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962859790336 |