Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiro da Silva, Armando Manuel Barreiros
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fernández Marcial, Viviana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2907
Resumo: Este artigo divulga resultados do Projeto de Pesquisa eLit.pt – A Literacia Informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior. Ao longo dos dois anos foram divulgados os pressupostos teórico-metológicos e conceituais além dos resultados parciais dos dois inquéritos distribuídos para uma amostra de mais de três mil estudantes. Um dos inquéritos para alunos do último ano do secundário e outro a alunos do segundo ano do ensino universitário e politécnico. Neste artigo, avançamos com mais alguns resultados e divulgamos os modelos dos inquéritos aplicados. Com mais estes elementos esperamos contribuir para a estimulação de um debate urgente e aprofundado acerca do tema “literacia da informação” que não deve, em nosso entendimento, ser confundida com inclusão digital ou com brecha digital.
id UEL-8_7aa333522b6df1e84ccb31f3de65cc62
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2907
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a Literacia da Informação em Portugal.Information conceptInformation SocietyInformation LiteracyInformation behaviourHigher educationPortugalresearch projectEste artigo divulga resultados do Projeto de Pesquisa eLit.pt – A Literacia Informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior. Ao longo dos dois anos foram divulgados os pressupostos teórico-metológicos e conceituais além dos resultados parciais dos dois inquéritos distribuídos para uma amostra de mais de três mil estudantes. Um dos inquéritos para alunos do último ano do secundário e outro a alunos do segundo ano do ensino universitário e politécnico. Neste artigo, avançamos com mais alguns resultados e divulgamos os modelos dos inquéritos aplicados. Com mais estes elementos esperamos contribuir para a estimulação de um debate urgente e aprofundado acerca do tema “literacia da informação” que não deve, em nosso entendimento, ser confundida com inclusão digital ou com brecha digital.Universidade Estadual de Londrina2010-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/290710.5433/1981-8920.2010v15n1p104Informação & Informação; v. 15 n. 1 (2010); 104-1281981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2907/5881Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalheiro da Silva, Armando Manuel BarreirosFernández Marcial, Viviana2020-06-03T20:30:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2907Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:30:43Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.
Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a Literacia da Informação em Portugal.
title Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.
spellingShingle Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.
Malheiro da Silva, Armando Manuel Barreiros
Information concept
Information Society
Information Literacy
Information behaviour
Higher education
Portugal
research project
title_short Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.
title_full Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.
title_fullStr Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.
title_full_unstemmed Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.
title_sort Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.
author Malheiro da Silva, Armando Manuel Barreiros
author_facet Malheiro da Silva, Armando Manuel Barreiros
Fernández Marcial, Viviana
author_role author
author2 Fernández Marcial, Viviana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiro da Silva, Armando Manuel Barreiros
Fernández Marcial, Viviana
dc.subject.por.fl_str_mv Information concept
Information Society
Information Literacy
Information behaviour
Higher education
Portugal
research project
topic Information concept
Information Society
Information Literacy
Information behaviour
Higher education
Portugal
research project
description Este artigo divulga resultados do Projeto de Pesquisa eLit.pt – A Literacia Informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior. Ao longo dos dois anos foram divulgados os pressupostos teórico-metológicos e conceituais além dos resultados parciais dos dois inquéritos distribuídos para uma amostra de mais de três mil estudantes. Um dos inquéritos para alunos do último ano do secundário e outro a alunos do segundo ano do ensino universitário e politécnico. Neste artigo, avançamos com mais alguns resultados e divulgamos os modelos dos inquéritos aplicados. Com mais estes elementos esperamos contribuir para a estimulação de um debate urgente e aprofundado acerca do tema “literacia da informação” que não deve, em nosso entendimento, ser confundida com inclusão digital ou com brecha digital.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2907
10.5433/1981-8920.2010v15n1p104
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2907
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2010v15n1p104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2907/5881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 15 n. 1 (2010); 104-128
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305982856134656