Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8610 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades e delimitações de uma abordagem histórico-didática a respeito da unificação eletrofraca, baseada em simulações computacionais de experimentos históricos e em aspectos da Aprendizagem Significativa, bem como etapas no processo colaborativo entre uma equipe multidisciplinar que podem ser seguidas na elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, da mesma maneira que o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, aliados a recursos didáticos diversificados, podem promover um ensino contextualizado e atrativo, facilitando a Aprendizagem Significativa de conceitos científicos e uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico Com base nesses argumentos, foram elaboradas simulações computacionais de experimentos históricos que contribuíram no processo de unificação das interações fracas e eletromagnéticas e elas foram inseridas em uma Abordagem Didática que contemplou o estudo da Teoria Eletrofraca Essa proposta didática foi aplicada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná Foram observados indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos, bem como o processo de elaboração das simulações computacionais Foram utilizados os seguintes instrumentos para obtenção de dados: a Abordagem Didática, questionários, Diagramas de Gowin e anotações feitas pela pesquisadora Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração da Composição Histórica, das simulações computacionais e da Abordagem Didática, aplicação da proposta didática, obtenção e análise de dados Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que a proposta didática contribuiu para a aprendizagem de conteúdos relacionados à Física de Partículas e para a construção de noções científicas e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência Além disso, foi possível obter-se como resultado a sugestão de etapas para a elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos, que contribuem como alternativas para o aprimoramento do Ensino de Física |
id |
UEL_0e97ff18aa77c1a7da89f36ea9b102d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8610 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superiorFísicaEstudo e ensinoCiênciaHistóriaFísicaPhysicsScienceHistoryStudy and teachingResumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades e delimitações de uma abordagem histórico-didática a respeito da unificação eletrofraca, baseada em simulações computacionais de experimentos históricos e em aspectos da Aprendizagem Significativa, bem como etapas no processo colaborativo entre uma equipe multidisciplinar que podem ser seguidas na elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, da mesma maneira que o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, aliados a recursos didáticos diversificados, podem promover um ensino contextualizado e atrativo, facilitando a Aprendizagem Significativa de conceitos científicos e uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico Com base nesses argumentos, foram elaboradas simulações computacionais de experimentos históricos que contribuíram no processo de unificação das interações fracas e eletromagnéticas e elas foram inseridas em uma Abordagem Didática que contemplou o estudo da Teoria Eletrofraca Essa proposta didática foi aplicada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná Foram observados indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos, bem como o processo de elaboração das simulações computacionais Foram utilizados os seguintes instrumentos para obtenção de dados: a Abordagem Didática, questionários, Diagramas de Gowin e anotações feitas pela pesquisadora Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração da Composição Histórica, das simulações computacionais e da Abordagem Didática, aplicação da proposta didática, obtenção e análise de dados Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que a proposta didática contribuiu para a aprendizagem de conteúdos relacionados à Física de Partículas e para a construção de noções científicas e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência Além disso, foi possível obter-se como resultado a sugestão de etapas para a elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos, que contribuem como alternativas para o aprimoramento do Ensino de FísicaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research investigated the potentialities and delimitations of a historical-didactic approach regarding electroweak unification, based on computational simulations of historical experiments and aspects of Significant Learning, as well as steps in the collaborative process between a multidisciplinary team that can be followed in the elaboration of computational simulations of historical experiments Researches show that History and Philosophy of Science, even as the study of Modern and Contemporary Physics topics, allied to diversified didactic resources, can promote a contextualized and attractive teaching, facilitating Significant Learning of scientific concepts and an adequate understanding of the nature of the scientific knowledge Based on these arguments, there were developed computational simulations of historical experiments that contributed to the process of unification of the weak and electromagnetic interactions were developed and they were inserted in a Didactic Approach contemplating the study of the Electroweak Theory This didactic proposal was applied with students of the Licenciatura degree in Physics of the State University of Londrina, in the state of Paraná, Brazil There were observed the possible evidence of alterations in the notions of the investigated students regarding to the Nature of Science and of specific scientific contents was studied during the process of elaboration of the computational simulations The following instruments were used to obtain data: the Didactic Approach, questionnaires, Gowin Diagrams and notes made by the researcher We chose to make use of the Content Analysis procedures as an instrument for data analysis This survey is characterized as a qualitative one with an interpretive style/mark, using the following stages: the bibliographic gathering related to the themes involved, elaboration of Historical Composition, computational simulations and Didactic Approach, application of didactic proposal, data acquisition and analysis Based on the results obtained, it was show the didactic proposal contributed to the learning of contents related to Particle Physics and to the construction of scientific and comprehensive notions concerning to the Nature of Science In addition, it was possible to obtain the steps for the elaboration of computational simulations of historical experiments, which contribute as alternatives for the improvement of Physics TeachingBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Silva, Leandro Londero daBegalli, MarciaAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deBrancher, Jacques DuílioCosta, Márcia da2024-05-01T11:35:11Z2024-05-01T11:35:11Z2019.0025.01.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8610porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior |
title |
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior |
spellingShingle |
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior Costa, Márcia da Física Estudo e ensino Ciência História Física Physics Science History Study and teaching |
title_short |
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior |
title_full |
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior |
title_fullStr |
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior |
title_sort |
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior |
author |
Costa, Márcia da |
author_facet |
Costa, Márcia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Silva, Leandro Londero da Begalli, Marcia Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de Brancher, Jacques Duílio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Márcia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Estudo e ensino Ciência História Física Physics Science History Study and teaching |
topic |
Física Estudo e ensino Ciência História Física Physics Science History Study and teaching |
description |
Resumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades e delimitações de uma abordagem histórico-didática a respeito da unificação eletrofraca, baseada em simulações computacionais de experimentos históricos e em aspectos da Aprendizagem Significativa, bem como etapas no processo colaborativo entre uma equipe multidisciplinar que podem ser seguidas na elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, da mesma maneira que o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, aliados a recursos didáticos diversificados, podem promover um ensino contextualizado e atrativo, facilitando a Aprendizagem Significativa de conceitos científicos e uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico Com base nesses argumentos, foram elaboradas simulações computacionais de experimentos históricos que contribuíram no processo de unificação das interações fracas e eletromagnéticas e elas foram inseridas em uma Abordagem Didática que contemplou o estudo da Teoria Eletrofraca Essa proposta didática foi aplicada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná Foram observados indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos, bem como o processo de elaboração das simulações computacionais Foram utilizados os seguintes instrumentos para obtenção de dados: a Abordagem Didática, questionários, Diagramas de Gowin e anotações feitas pela pesquisadora Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração da Composição Histórica, das simulações computacionais e da Abordagem Didática, aplicação da proposta didática, obtenção e análise de dados Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que a proposta didática contribuiu para a aprendizagem de conteúdos relacionados à Física de Partículas e para a construção de noções científicas e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência Além disso, foi possível obter-se como resultado a sugestão de etapas para a elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos, que contribuem como alternativas para o aprimoramento do Ensino de Física |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019.00 2024-05-01T11:35:11Z 2024-05-01T11:35:11Z 25.01.2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8610 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823297520533504 |