Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eduardo Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12226
Resumo: Resumo: O objeto desta pesquisa trata da noção de conhecimento escolar de sociologia mobilizada para estruturar as práticas e as estratégias pedagógicas no sistema de ensino, dando particular importância à necessidade de repensarmos algumas das pré-noções que têm se justificado a partir de uma relação utilitarista com os conhecimentos Vou centrar-me em responder algumas questões, tais como: Podemos falar de uma noção de conhecimento escolar de sociologia? Quais? Em que se baseia? Quais são os seus limites e possibilidades? Em quais princípios pedagógicos elas se fundamentam? Será possível que existam noções diferentes de conhecimento escolar de sociologia? Ou existiria apenas uma noção "universal" que se modifica em suas formas de sistematização dos currículos e das práticas de ensino? Assim, pretende-se fazer uma análise teórica e metodológica sobre a noção de "conhecimento escolar" de sociologia, a partir da análise das concepções pedagógicas dos professores e das formulações curriculares e acadêmicas sobre o que concebem sobre o ensino da sociologia nessa etapa da educação básica, o que envolve seu sentido, a seleção e o arranjo dos conteúdos, bem como as noções de conhecimento que definem as funções da sociologia no sistema de ensino escolar
id UEL_15330263e50d9fade01dd1734be6d90f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12226
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologiaSociologiaEstudo e ensinoSociologiaFormação de conceitosAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoSociology - /a Study and teachingSociology of concept formationInterdisciplinary approach in educationSociology - Curriculum - PlResumo: O objeto desta pesquisa trata da noção de conhecimento escolar de sociologia mobilizada para estruturar as práticas e as estratégias pedagógicas no sistema de ensino, dando particular importância à necessidade de repensarmos algumas das pré-noções que têm se justificado a partir de uma relação utilitarista com os conhecimentos Vou centrar-me em responder algumas questões, tais como: Podemos falar de uma noção de conhecimento escolar de sociologia? Quais? Em que se baseia? Quais são os seus limites e possibilidades? Em quais princípios pedagógicos elas se fundamentam? Será possível que existam noções diferentes de conhecimento escolar de sociologia? Ou existiria apenas uma noção "universal" que se modifica em suas formas de sistematização dos currículos e das práticas de ensino? Assim, pretende-se fazer uma análise teórica e metodológica sobre a noção de "conhecimento escolar" de sociologia, a partir da análise das concepções pedagógicas dos professores e das formulações curriculares e acadêmicas sobre o que concebem sobre o ensino da sociologia nessa etapa da educação básica, o que envolve seu sentido, a seleção e o arranjo dos conteúdos, bem como as noções de conhecimento que definem as funções da sociologia no sistema de ensino escolarDissertação (Mestrado em Ciência Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: This research was designed to address the notion of school knowledge of sociology mobilized in order to structure the pedagogical practices and strategies in the education system, with particular emphasis on the need to rethink some of the preconceived notions that have been justified from a utilitarian relation with the knowledge The purpose of this research is to answer mainly some questions, such as: Is it possible to talk about a notion of school knowledge of sociology? Which one(s)? What is it based on? Which are its limitations and possibilities? On which pedagogical principles is it based? Is it possible that there are different notions of school knowledge of sociology? Or there would be only a "universal" notion, which is modified in its forms of systematization of curricula and teaching practices? Thus, a theoretical and methodological analysis on the notion of "school knowledge" of sociology is intended to be carried out, from the analysis of teachers' pedagogical conceptions and from academic and curricular formulations about what they conceive on the teaching of sociology at this stage of basic education, which involves its meaning, the selection and arrangement of content as well as the notions of knowledge that define the "functions" of sociology in the school systemSilva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]Baltar, RonaldoJinkings, NiseFerreira, Eduardo Carvalho2024-05-01T13:50:25Z2024-05-01T13:50:25Z2011.0011.07.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12226porMestradoSociologiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia
title Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia
spellingShingle Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia
Ferreira, Eduardo Carvalho
Sociologia
Estudo e ensino
Sociologia
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Sociology - /a Study and teaching
Sociology of concept formation
Interdisciplinary approach in education
Sociology - Curriculum - Pl
title_short Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia
title_full Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia
title_fullStr Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia
title_full_unstemmed Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia
title_sort Sobre a noção de conhecimento escolar de sociologia
author Ferreira, Eduardo Carvalho
author_facet Ferreira, Eduardo Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]
Baltar, Ronaldo
Jinkings, Nise
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eduardo Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Estudo e ensino
Sociologia
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Sociology - /a Study and teaching
Sociology of concept formation
Interdisciplinary approach in education
Sociology - Curriculum - Pl
topic Sociologia
Estudo e ensino
Sociologia
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Sociology - /a Study and teaching
Sociology of concept formation
Interdisciplinary approach in education
Sociology - Curriculum - Pl
description Resumo: O objeto desta pesquisa trata da noção de conhecimento escolar de sociologia mobilizada para estruturar as práticas e as estratégias pedagógicas no sistema de ensino, dando particular importância à necessidade de repensarmos algumas das pré-noções que têm se justificado a partir de uma relação utilitarista com os conhecimentos Vou centrar-me em responder algumas questões, tais como: Podemos falar de uma noção de conhecimento escolar de sociologia? Quais? Em que se baseia? Quais são os seus limites e possibilidades? Em quais princípios pedagógicos elas se fundamentam? Será possível que existam noções diferentes de conhecimento escolar de sociologia? Ou existiria apenas uma noção "universal" que se modifica em suas formas de sistematização dos currículos e das práticas de ensino? Assim, pretende-se fazer uma análise teórica e metodológica sobre a noção de "conhecimento escolar" de sociologia, a partir da análise das concepções pedagógicas dos professores e das formulações curriculares e acadêmicas sobre o que concebem sobre o ensino da sociologia nessa etapa da educação básica, o que envolve seu sentido, a seleção e o arranjo dos conteúdos, bem como as noções de conhecimento que definem as funções da sociologia no sistema de ensino escolar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.07.2011
2011.00
2024-05-01T13:50:25Z
2024-05-01T13:50:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12226
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Sociologia
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823271820984320