Corporeidade e natureza : experiência e percepção na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11443 |
Resumo: | Resumo: A sociedade moderna, tem apresentado um movimento de afastamento em relação a natureza/Natureza, culminando em uma perda crescente da conexão entre homem e natureza Em meio a este contexto esta a criança, a qual desde a sua primeira infância interage com o mundo em resposta a estímulos externos, revelando por meio da sua corporeidade, a singularidade com que interpreta o mundo ao seu redor A natureza proporciona a criança desenvolver diversas habilidades, ampliando suas memórias e sensações, propiciando assim um ambiente favorável à sua corporeidade e humanidade, via uma relação de empatia Considerando tal problemática, o objetivo dessa pesquisa foi compreender a relação da criança com a natureza por meio de suas percepções e experiências na infância, fase decisiva do desenvolvimento corporal, pessoal e da construção de valores Fundamentada pela Fenomenologia da experiência, da imaginação e na filosofia de Merleau-Ponty, pautada em uma lógica descritiva e compreensiva, esta pesquisa foi balizada pela metodologia qualitativa, com a pesquisa participante junto as crianças das séries iniciais do ensino fundamental I, colaboradoras da presente investigação, por meio de experimentações de interação entre estas em alguns ambientes intencionalmente selecionados para as intervenções pedagógicas e investigativas Nossos resultados evidenciaram que frutos importantes podem ser semeados durante a infância, visto que ao longo das investigações observamos que as crianças necessitam manter um contato com a natureza fora delas, criando laços com o seu eu/natural e enxergando-se como parte da natureza e não como detentoras dela Concluímos que a compreensão das experiências da criança, bem como da forma como ela relaciona-se com o mundo em si e com a natureza, fornece subsídios importantes que indicam a necessidade de uma educação ambiental vivencial, mediada pela escola, provendo a criança de experiências que visam seu desenvolvimento humano e altruísta |
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Corporeidade e natureza : experiência e percepção na infânciaGeografiaCriançasNaturezaPercepção nas criançasExperiênciaGeographyChildrenNaturePerception in childrenExperienceResumo: A sociedade moderna, tem apresentado um movimento de afastamento em relação a natureza/Natureza, culminando em uma perda crescente da conexão entre homem e natureza Em meio a este contexto esta a criança, a qual desde a sua primeira infância interage com o mundo em resposta a estímulos externos, revelando por meio da sua corporeidade, a singularidade com que interpreta o mundo ao seu redor A natureza proporciona a criança desenvolver diversas habilidades, ampliando suas memórias e sensações, propiciando assim um ambiente favorável à sua corporeidade e humanidade, via uma relação de empatia Considerando tal problemática, o objetivo dessa pesquisa foi compreender a relação da criança com a natureza por meio de suas percepções e experiências na infância, fase decisiva do desenvolvimento corporal, pessoal e da construção de valores Fundamentada pela Fenomenologia da experiência, da imaginação e na filosofia de Merleau-Ponty, pautada em uma lógica descritiva e compreensiva, esta pesquisa foi balizada pela metodologia qualitativa, com a pesquisa participante junto as crianças das séries iniciais do ensino fundamental I, colaboradoras da presente investigação, por meio de experimentações de interação entre estas em alguns ambientes intencionalmente selecionados para as intervenções pedagógicas e investigativas Nossos resultados evidenciaram que frutos importantes podem ser semeados durante a infância, visto que ao longo das investigações observamos que as crianças necessitam manter um contato com a natureza fora delas, criando laços com o seu eu/natural e enxergando-se como parte da natureza e não como detentoras dela Concluímos que a compreensão das experiências da criança, bem como da forma como ela relaciona-se com o mundo em si e com a natureza, fornece subsídios importantes que indicam a necessidade de uma educação ambiental vivencial, mediada pela escola, provendo a criança de experiências que visam seu desenvolvimento humano e altruístaDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: Modern society has shown a movement away from Nature/Nature, it has culminating in the loss of connection between man and nature Between to this context it is the child, who from his earliest childhood, interacts with the world in response to external stimuli and in its simplicity and innocence, through his corporeity reveal ways of being and thinking his particular world by games and their playfulness Nature provides the child with a variety of abilities, expanding his memories and sensations, creating an favorable environment to his corporeality and humanity, through a relationship of the empathy with nature This research aim understand the relation of the child to nature through his / her perceptions and experiences in this decisive phase of corporal, personal development and the values construction Based on Merleau-Ponty's Phenomenology of experience, imagination and philosophy, based on a descriptive and comprehensive logic, this research was based on a qualitative methodology, with participatory research with children in the initial grades, elementary school I, who collaborated with the present research, through experimentation of interaction between them in some environments intentionally selected for pedagogical and investigative interventions Our results sugested that in childhood important seeds can be sown, since that during the research development we observed that children need to maintain contact with nature outside them, creating bonds with their natural self and seeing themselves as part of nature and not as her holder We conclude that understanding the child's experiences, as well as how relates to the world itself and to nature, provides important insights that indicate the need for experiential, school-mediated environmental education, providing the child with experiences which aim at their human and altruistic developmentMoura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]Torres, Eloiza CristianeRisso, LucieneSilva, Jéssica Aparecida Porfirio da2024-05-01T13:14:35Z2024-05-01T13:14:35Z2019.0017.05.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11443porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:35Repositório Institucional da UEL - 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