Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lilian Aparecida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16439
Resumo: Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como principal objetivo investigar a aprendizagem científica de alunos do quarto ano do 1º ciclo da Escola Ciência Viva localizada em Vila Nova da Barquinha, Portugal Deste modo, a questão de pesquisa norteadora do estudo foi: o que é possível afirmar sobre a aprendizagem científica em uma turma do quarto ano de uma escola de 1º ciclo em Portugal? Para tanto, gravamos em vídeo, aulas da disciplina de estudo do meio (ciências naturais) e entrevistas semiestruturadas com os alunos Para realizar a análise, selecionamos um corpus de cinco aulas e dez entrevistas, utilizamos o software webQDA para a categorização, nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva e tomamos os Focos da Aprendizagem Científica como categorias a priori Verificamos que durante as aulas os principais focos manifestados foram o 2 (desenvolvimento do conhecimento científico) e o 3 (engajamento com a prática científica), enquanto que nas entrevistas, embora com variações de quantidade, todos eles evidenciaram-se Desta forma compreendemos que a escola cumpriu os objetivos presentes no projeto educativo nesta turma de quarto ano, pois encontramos indícios, nos dados analisados, de aprendizagem em ciências em todos os focos, principalmente com relação aos focos 2 e 3, que são os mais ressaltados nos objetivos do projeto educativo da escola Ademais, as entrevistas foram importantes para identificar os focos 1 (interesse pela ciência), 4 (reflexão sobre o próprio aprendizado), 5 (envolvimento em uma comunidade científica) e 6 (identificação com a ciência) que se evidenciaram pouco, ou não se evidenciaram nas aulas Como resultado, concluímos que os alunos analisados manifestaram a aprendizagem de ciências, o que significa que apresentaram mudanças na relação com o saber, ao expressar evidenciações dos focos da aprendizagem científica nas aulas e nas entrevistas
id UEL_549fb3b7257000ac0438bd0ba252f881
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16439
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em PortugalCiênciaEstudo e ensinoAprendizagemStudy and teachingLearningScienceResumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como principal objetivo investigar a aprendizagem científica de alunos do quarto ano do 1º ciclo da Escola Ciência Viva localizada em Vila Nova da Barquinha, Portugal Deste modo, a questão de pesquisa norteadora do estudo foi: o que é possível afirmar sobre a aprendizagem científica em uma turma do quarto ano de uma escola de 1º ciclo em Portugal? Para tanto, gravamos em vídeo, aulas da disciplina de estudo do meio (ciências naturais) e entrevistas semiestruturadas com os alunos Para realizar a análise, selecionamos um corpus de cinco aulas e dez entrevistas, utilizamos o software webQDA para a categorização, nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva e tomamos os Focos da Aprendizagem Científica como categorias a priori Verificamos que durante as aulas os principais focos manifestados foram o 2 (desenvolvimento do conhecimento científico) e o 3 (engajamento com a prática científica), enquanto que nas entrevistas, embora com variações de quantidade, todos eles evidenciaram-se Desta forma compreendemos que a escola cumpriu os objetivos presentes no projeto educativo nesta turma de quarto ano, pois encontramos indícios, nos dados analisados, de aprendizagem em ciências em todos os focos, principalmente com relação aos focos 2 e 3, que são os mais ressaltados nos objetivos do projeto educativo da escola Ademais, as entrevistas foram importantes para identificar os focos 1 (interesse pela ciência), 4 (reflexão sobre o próprio aprendizado), 5 (envolvimento em uma comunidade científica) e 6 (identificação com a ciência) que se evidenciaram pouco, ou não se evidenciaram nas aulas Como resultado, concluímos que os alunos analisados manifestaram a aprendizagem de ciências, o que significa que apresentaram mudanças na relação com o saber, ao expressar evidenciações dos focos da aprendizagem científica nas aulas e nas entrevistasTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This qualitative nature study has the main objective to inquiry the Science learning of the fourth year of the 1st cycle students from the ‘Ciência Viva’ School located in Vila Nova da Barquinha, Portugal Thus, the research question that guided this study was: what is possible to say about the Science learning in a class of the fourth year of a 1st cycle school in Portugal? To answer the question, we recorded in video classes of the discipline study of the environment (natural sciences) and semi-structured interviews To perform the analysis, we selected a corpus of five classes and ten interviews; used WebQDA software for categorization; adopted the methodological procedures of Discursive Textual Analysis and took the Strands of Science Learning as a priori categories We found that during the classes the most manifested Strands were the 2 (Understanding Science Knowledge) and 3 (Engaging in Scientific Reasoning), while in the interviews, although there were variations in quantity, all of the Strands became evident For that, we understand that the school fulfilled the objectives present in the educational project in this class of the fourth year, since we found in the analyzed data evidence of science learning in all Strands, especially regarding Strands 2 and 3, which are the most emphasized in the objectives of the school’s educational project Furthermore, the interviews were important in identifying the Strand 1 (Developing Interest in Science), 4 (Reflecting on Science), 5 (Engaging in Scientific Practice) and 6 (Identifying with the Scientific Enterprise), that showed little or no evidence in the classes As a result, we concluded that the analyzed students manifested the learning of Science, which means that they presented changes in the relationship with knowledge, when expressing evidence of the Strands of Science Learning in the classes and interviewsPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Passos, Ângela MeneghelloAraman, Eliane Maria de OliveiraBroietti, Fabiele Cristiane DiasArruda, Sergio de MelloTeixeira, Lilian Aparecida2024-05-01T15:08:14Z2024-05-01T15:08:14Z2018.0021.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16439porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal
title Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal
spellingShingle Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal
Teixeira, Lilian Aparecida
Ciência
Estudo e ensino
Aprendizagem
Study and teaching
Learning
Science
title_short Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal
title_full Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal
title_fullStr Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal
title_full_unstemmed Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal
title_sort Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal
author Teixeira, Lilian Aparecida
author_facet Teixeira, Lilian Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Marinez Meneghello [Orientador]
Passos, Ângela Meneghello
Araman, Eliane Maria de Oliveira
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Arruda, Sergio de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Lilian Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Aprendizagem
Study and teaching
Learning
Science
topic Ciência
Estudo e ensino
Aprendizagem
Study and teaching
Learning
Science
description Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como principal objetivo investigar a aprendizagem científica de alunos do quarto ano do 1º ciclo da Escola Ciência Viva localizada em Vila Nova da Barquinha, Portugal Deste modo, a questão de pesquisa norteadora do estudo foi: o que é possível afirmar sobre a aprendizagem científica em uma turma do quarto ano de uma escola de 1º ciclo em Portugal? Para tanto, gravamos em vídeo, aulas da disciplina de estudo do meio (ciências naturais) e entrevistas semiestruturadas com os alunos Para realizar a análise, selecionamos um corpus de cinco aulas e dez entrevistas, utilizamos o software webQDA para a categorização, nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva e tomamos os Focos da Aprendizagem Científica como categorias a priori Verificamos que durante as aulas os principais focos manifestados foram o 2 (desenvolvimento do conhecimento científico) e o 3 (engajamento com a prática científica), enquanto que nas entrevistas, embora com variações de quantidade, todos eles evidenciaram-se Desta forma compreendemos que a escola cumpriu os objetivos presentes no projeto educativo nesta turma de quarto ano, pois encontramos indícios, nos dados analisados, de aprendizagem em ciências em todos os focos, principalmente com relação aos focos 2 e 3, que são os mais ressaltados nos objetivos do projeto educativo da escola Ademais, as entrevistas foram importantes para identificar os focos 1 (interesse pela ciência), 4 (reflexão sobre o próprio aprendizado), 5 (envolvimento em uma comunidade científica) e 6 (identificação com a ciência) que se evidenciaram pouco, ou não se evidenciaram nas aulas Como resultado, concluímos que os alunos analisados manifestaram a aprendizagem de ciências, o que significa que apresentaram mudanças na relação com o saber, ao expressar evidenciações dos focos da aprendizagem científica nas aulas e nas entrevistas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2018.00
2024-05-01T15:08:14Z
2024-05-01T15:08:14Z
21.02.2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16439
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823305574645760