Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fábio Luís
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12062
Resumo: Resumo: Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de tipo etnográfico, onde por meio de observações, entrevistas e análise de currículo, textos e desenhos se pode interpretar quais os sentidos presentes nas aulas de Educação Física em sua relação com o lazer, sendo realizada em uma turma de quarta série de uma escola municipal de Londrina-PR Pautamo-nos nos conceitos de cultura provindos da antropologia, em específico no conceito semiótico de Geertz, e pela relação que se estabelece entre cultura e educação, a partir de perspectivas críticas e pós-críticas, entendemos que a Educação Física escolar ao ter a cultura corporal de movimento como objeto de estudo mantêm relação com a esfera do Lazer Os objetivos desta pesquisa foram: (a) interpretar os significados que a professora de Educação Física e seus alunos(as) produzem nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas; (b) conhecer os sentidos atribuídos à disciplina de Educação Física, identificando as relações existentes entre a Educação Física escolar e o Lazer Verificamos que são diversos os sentidos atribuídos à Educação Física, destacando-se: exercitar o corpo, momento de lazer, aprender jogos, esportes e ginásticas Em sua relação com o lazer, as aulas de Educação Física têm alguns conteúdos que também estão presentes no lazer, tais como os jogos, os esportes e as ginásticas, caracterizando uma educação também voltada para o lazer, apesar de nem a professora e nem os alunos expusessem isto Para uma parcela dos alunos a própria aula é momento de lazer, pois na aula podem vivenciar sensações de prazer, satisfação e descanso
id UEL_6826e494cc4a17ee302ef701c288744f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12062
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolarEducaçãoCurrículosEducação físicaEstudo e ensinoLazerCurriculumStudy and teachingLeisurePhysical education - HistoryEducationResumo: Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de tipo etnográfico, onde por meio de observações, entrevistas e análise de currículo, textos e desenhos se pode interpretar quais os sentidos presentes nas aulas de Educação Física em sua relação com o lazer, sendo realizada em uma turma de quarta série de uma escola municipal de Londrina-PR Pautamo-nos nos conceitos de cultura provindos da antropologia, em específico no conceito semiótico de Geertz, e pela relação que se estabelece entre cultura e educação, a partir de perspectivas críticas e pós-críticas, entendemos que a Educação Física escolar ao ter a cultura corporal de movimento como objeto de estudo mantêm relação com a esfera do Lazer Os objetivos desta pesquisa foram: (a) interpretar os significados que a professora de Educação Física e seus alunos(as) produzem nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas; (b) conhecer os sentidos atribuídos à disciplina de Educação Física, identificando as relações existentes entre a Educação Física escolar e o Lazer Verificamos que são diversos os sentidos atribuídos à Educação Física, destacando-se: exercitar o corpo, momento de lazer, aprender jogos, esportes e ginásticas Em sua relação com o lazer, as aulas de Educação Física têm alguns conteúdos que também estão presentes no lazer, tais como os jogos, os esportes e as ginásticas, caracterizando uma educação também voltada para o lazer, apesar de nem a professora e nem os alunos expusessem isto Para uma parcela dos alunos a própria aula é momento de lazer, pois na aula podem vivenciar sensações de prazer, satisfação e descansoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Mestrado em EducaçãoAbstract: This research if characterizes as a study of case of etnográfico type, where by means of comments, interviews and analysis of resume, texts and drawings if it can interpret which the directions gifts in the lessons of Physical Education in its relation with the leisure, being carried through in a group of fourth series of a municipal school of Native of London We use of the concepts of culture come from the anthropology, in specific in the semiótico concept of Geertz, and for the relation that if establishes between culture and education, from critical and after-critical perspectives, we understand that the pertaining to school Physical Education when having the corporal culture of movement as study object keeps relation with the sphere of the Leisure The objectives of this research had been: (a) to interpret the meanings that the teacher of Physical Education and its pupils produce in practical the pedagogical ones developed in the lessons; (b) to know the directions attributed to disciplines of Physical Education, identifying to the existing relations between the pertaining to school Physical Education and the Leisure We verify that the directions attributed to the Physical Education are diverse, being distinguished: to exercise the body, moment of leisure, to learn games, sports and gymnasticses In its relation with the leisure, the lessons of Physical Education have some contents that also are gifts in the leisure, such as the games, the sports and the gymnasticses, characterizing an education also come back toward the leisure, although nor the teacher and nor the pupils displayed this For a parcel of the pupils the proper lesson is leisure moment, therefore in the lesson they can live deeply sensations of pleasure, satisfaction and restBatista, Cleide Vitor Mussini [Orientador]Gomes, Christianne LuceMartins, Josão BatistaMartins, Fábio Luís2024-05-01T13:47:52Z2024-05-01T13:47:52Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12062porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Mestrado em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12062Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar
title Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar
spellingShingle Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar
Martins, Fábio Luís
Educação
Currículos
Educação física
Estudo e ensino
Lazer
Curriculum
Study and teaching
Leisure
Physical education - History
Education
title_short Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar
title_full Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar
title_fullStr Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar
title_full_unstemmed Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar
title_sort Educação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolar
author Martins, Fábio Luís
author_facet Martins, Fábio Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Cleide Vitor Mussini [Orientador]
Gomes, Christianne Luce
Martins, Josão Batista
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fábio Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículos
Educação física
Estudo e ensino
Lazer
Curriculum
Study and teaching
Leisure
Physical education - History
Education
topic Educação
Currículos
Educação física
Estudo e ensino
Lazer
Curriculum
Study and teaching
Leisure
Physical education - History
Education
description Resumo: Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de tipo etnográfico, onde por meio de observações, entrevistas e análise de currículo, textos e desenhos se pode interpretar quais os sentidos presentes nas aulas de Educação Física em sua relação com o lazer, sendo realizada em uma turma de quarta série de uma escola municipal de Londrina-PR Pautamo-nos nos conceitos de cultura provindos da antropologia, em específico no conceito semiótico de Geertz, e pela relação que se estabelece entre cultura e educação, a partir de perspectivas críticas e pós-críticas, entendemos que a Educação Física escolar ao ter a cultura corporal de movimento como objeto de estudo mantêm relação com a esfera do Lazer Os objetivos desta pesquisa foram: (a) interpretar os significados que a professora de Educação Física e seus alunos(as) produzem nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas; (b) conhecer os sentidos atribuídos à disciplina de Educação Física, identificando as relações existentes entre a Educação Física escolar e o Lazer Verificamos que são diversos os sentidos atribuídos à Educação Física, destacando-se: exercitar o corpo, momento de lazer, aprender jogos, esportes e ginásticas Em sua relação com o lazer, as aulas de Educação Física têm alguns conteúdos que também estão presentes no lazer, tais como os jogos, os esportes e as ginásticas, caracterizando uma educação também voltada para o lazer, apesar de nem a professora e nem os alunos expusessem isto Para uma parcela dos alunos a própria aula é momento de lazer, pois na aula podem vivenciar sensações de prazer, satisfação e descanso
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010.00
2010
2024-05-01T13:47:52Z
2024-05-01T13:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12062
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Mestrado em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823278173257728