A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15991 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as relações dialógicas entre as imagens aladas criadas por Dias Gomes e Gabriel García Márquez, João Gibão, da telenovela Saramandaia, 1976, e o senhor muito velho com asas, do conto Um senhor muito velho com umas asas enormes, respectivamente Essas representações foram classificadas de acordo com a teoria de Hans Belting acerca das imagens endógenas e exógenas para, em seguida, os diálogos serem desnudados com a teoria diálogica de Mikhail Bakhtin Conjectura-se que a personagem criada por Dias Gomes reproduz não apenas anseios representativos do Brasil do período da ditadura, mas, assim como as criações do autor colombiano, de toda a América Latina João Gibão e os seus discursos se aproximam, semântica e visualmente, da personagem principal do conto de García Márquez, vistas diante de um processo dialógico Desse modo, por meio desses diálogos estabelecidos entre as imagens, o estudo pretende desvelar, à luz desses intertextos e do grotesco bakhtiniano – uma vez que é percebido o corpo grotesco como elemento estrutural por onde se formaliza os diálogos entre as personagens analisadas –, os significados mais imediatos desse fascínio dos autores pelo homem alado e o bater de suas asas, que se traduzem no desejo de tolerância às diferenças e liberdade intelectual no Brasil e na América Latina nos tempos da ditadura |
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A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias GomesDialogismo (Análise literária)ComunicaçãoDitaduraDialogism (Literary analysis)CommunicationDictatorshipResumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as relações dialógicas entre as imagens aladas criadas por Dias Gomes e Gabriel García Márquez, João Gibão, da telenovela Saramandaia, 1976, e o senhor muito velho com asas, do conto Um senhor muito velho com umas asas enormes, respectivamente Essas representações foram classificadas de acordo com a teoria de Hans Belting acerca das imagens endógenas e exógenas para, em seguida, os diálogos serem desnudados com a teoria diálogica de Mikhail Bakhtin Conjectura-se que a personagem criada por Dias Gomes reproduz não apenas anseios representativos do Brasil do período da ditadura, mas, assim como as criações do autor colombiano, de toda a América Latina João Gibão e os seus discursos se aproximam, semântica e visualmente, da personagem principal do conto de García Márquez, vistas diante de um processo dialógico Desse modo, por meio desses diálogos estabelecidos entre as imagens, o estudo pretende desvelar, à luz desses intertextos e do grotesco bakhtiniano – uma vez que é percebido o corpo grotesco como elemento estrutural por onde se formaliza os diálogos entre as personagens analisadas –, os significados mais imediatos desse fascínio dos autores pelo homem alado e o bater de suas asas, que se traduzem no desejo de tolerância às diferenças e liberdade intelectual no Brasil e na América Latina nos tempos da ditaduraDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This research has as main goal to analyze the dialogic relations between the winged images created by Dias Gomes and Gabriel García Marquez, João Gibão, from the soap opera Saramandaia, 1976, and the very old man with wings, from the short story A Very Old Man with Enormous Wings, respectively These representations have been classified according to Hans Belting’s theory concerning endogenous and exogenous images for, then, to be examined under Mikhail Bakhtin’s dialogic theory It is believed that the character created by Dias Gomes depicts not only the yearnings that were representative of Brazil during the dictatorship period but also, as well as the creations by the Colombian author, of all Latin America João Gibão and his speeches approach, semantically and visually, to the main character of García Márquez’s short story, when analyzed under a dialogic process Therefore, through these dialogues established between these images, the study intends to reveal, under the lights of intertexts and bakhtinian grotesque – once the grotesque body is perceived as structural element in which the dialogues of the analyzed images are formalized –, the most immediate meanings of the authors’ fascination by the winged man and the flapping of his wings, which translates into the desire for tolerance to differences and intellectual freedom in Brazil and in Latin America in times of dictatorshipGuirado, Maria Cecília [Orientador]Klein, Alberto Carlos AugustoDoca, Heloísa HelouVedove, Luiz Carlos Dale2024-05-01T14:59:15Z2024-05-01T14:59:15Z2017.0005.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15991porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15991Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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