A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vedove, Luiz Carlos Dale
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15991
Resumo: Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as relações dialógicas entre as imagens aladas criadas por Dias Gomes e Gabriel García Márquez, João Gibão, da telenovela Saramandaia, 1976, e o senhor muito velho com asas, do conto Um senhor muito velho com umas asas enormes, respectivamente Essas representações foram classificadas de acordo com a teoria de Hans Belting acerca das imagens endógenas e exógenas para, em seguida, os diálogos serem desnudados com a teoria diálogica de Mikhail Bakhtin Conjectura-se que a personagem criada por Dias Gomes reproduz não apenas anseios representativos do Brasil do período da ditadura, mas, assim como as criações do autor colombiano, de toda a América Latina João Gibão e os seus discursos se aproximam, semântica e visualmente, da personagem principal do conto de García Márquez, vistas diante de um processo dialógico Desse modo, por meio desses diálogos estabelecidos entre as imagens, o estudo pretende desvelar, à luz desses intertextos e do grotesco bakhtiniano – uma vez que é percebido o corpo grotesco como elemento estrutural por onde se formaliza os diálogos entre as personagens analisadas –, os significados mais imediatos desse fascínio dos autores pelo homem alado e o bater de suas asas, que se traduzem no desejo de tolerância às diferenças e liberdade intelectual no Brasil e na América Latina nos tempos da ditadura
id UEL_79e8f8fabb4ebbd8f69f24eb1fc7928b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15991
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias GomesDialogismo (Análise literária)ComunicaçãoDitaduraDialogism (Literary analysis)CommunicationDictatorshipResumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as relações dialógicas entre as imagens aladas criadas por Dias Gomes e Gabriel García Márquez, João Gibão, da telenovela Saramandaia, 1976, e o senhor muito velho com asas, do conto Um senhor muito velho com umas asas enormes, respectivamente Essas representações foram classificadas de acordo com a teoria de Hans Belting acerca das imagens endógenas e exógenas para, em seguida, os diálogos serem desnudados com a teoria diálogica de Mikhail Bakhtin Conjectura-se que a personagem criada por Dias Gomes reproduz não apenas anseios representativos do Brasil do período da ditadura, mas, assim como as criações do autor colombiano, de toda a América Latina João Gibão e os seus discursos se aproximam, semântica e visualmente, da personagem principal do conto de García Márquez, vistas diante de um processo dialógico Desse modo, por meio desses diálogos estabelecidos entre as imagens, o estudo pretende desvelar, à luz desses intertextos e do grotesco bakhtiniano – uma vez que é percebido o corpo grotesco como elemento estrutural por onde se formaliza os diálogos entre as personagens analisadas –, os significados mais imediatos desse fascínio dos autores pelo homem alado e o bater de suas asas, que se traduzem no desejo de tolerância às diferenças e liberdade intelectual no Brasil e na América Latina nos tempos da ditaduraDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This research has as main goal to analyze the dialogic relations between the winged images created by Dias Gomes and Gabriel García Marquez, João Gibão, from the soap opera Saramandaia, 1976, and the very old man with wings, from the short story A Very Old Man with Enormous Wings, respectively These representations have been classified according to Hans Belting’s theory concerning endogenous and exogenous images for, then, to be examined under Mikhail Bakhtin’s dialogic theory It is believed that the character created by Dias Gomes depicts not only the yearnings that were representative of Brazil during the dictatorship period but also, as well as the creations by the Colombian author, of all Latin America João Gibão and his speeches approach, semantically and visually, to the main character of García Márquez’s short story, when analyzed under a dialogic process Therefore, through these dialogues established between these images, the study intends to reveal, under the lights of intertexts and bakhtinian grotesque – once the grotesque body is perceived as structural element in which the dialogues of the analyzed images are formalized –, the most immediate meanings of the authors’ fascination by the winged man and the flapping of his wings, which translates into the desire for tolerance to differences and intellectual freedom in Brazil and in Latin America in times of dictatorshipGuirado, Maria Cecília [Orientador]Klein, Alberto Carlos AugustoDoca, Heloísa HelouVedove, Luiz Carlos Dale2024-05-01T14:59:15Z2024-05-01T14:59:15Z2017.0005.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15991porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15991Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes
title A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes
spellingShingle A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes
Vedove, Luiz Carlos Dale
Dialogismo (Análise literária)
Comunicação
Ditadura
Dialogism (Literary analysis)
Communication
Dictatorship
title_short A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes
title_full A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes
title_fullStr A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes
title_full_unstemmed A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes
title_sort A imagem do homem alado no contexto latino-americano : diálogos entre García Márquez e Dias Gomes
author Vedove, Luiz Carlos Dale
author_facet Vedove, Luiz Carlos Dale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guirado, Maria Cecília [Orientador]
Klein, Alberto Carlos Augusto
Doca, Heloísa Helou
dc.contributor.author.fl_str_mv Vedove, Luiz Carlos Dale
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo (Análise literária)
Comunicação
Ditadura
Dialogism (Literary analysis)
Communication
Dictatorship
topic Dialogismo (Análise literária)
Comunicação
Ditadura
Dialogism (Literary analysis)
Communication
Dictatorship
description Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as relações dialógicas entre as imagens aladas criadas por Dias Gomes e Gabriel García Márquez, João Gibão, da telenovela Saramandaia, 1976, e o senhor muito velho com asas, do conto Um senhor muito velho com umas asas enormes, respectivamente Essas representações foram classificadas de acordo com a teoria de Hans Belting acerca das imagens endógenas e exógenas para, em seguida, os diálogos serem desnudados com a teoria diálogica de Mikhail Bakhtin Conjectura-se que a personagem criada por Dias Gomes reproduz não apenas anseios representativos do Brasil do período da ditadura, mas, assim como as criações do autor colombiano, de toda a América Latina João Gibão e os seus discursos se aproximam, semântica e visualmente, da personagem principal do conto de García Márquez, vistas diante de um processo dialógico Desse modo, por meio desses diálogos estabelecidos entre as imagens, o estudo pretende desvelar, à luz desses intertextos e do grotesco bakhtiniano – uma vez que é percebido o corpo grotesco como elemento estrutural por onde se formaliza os diálogos entre as personagens analisadas –, os significados mais imediatos desse fascínio dos autores pelo homem alado e o bater de suas asas, que se traduzem no desejo de tolerância às diferenças e liberdade intelectual no Brasil e na América Latina nos tempos da ditadura
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.05.2017
2017.00
2024-05-01T14:59:15Z
2024-05-01T14:59:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15991
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823294905384960