Formação de professores em serviço por meio de pesquisa colaborativa visando à inclusão de alunos com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Elizabete Humai de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12770
Resumo: Resumo: O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais vem ocorrendo de modo mais freqüente nos últimos anos e os professores do ensino regular que os recebem estão por sua vez, em sua maioria despreparados, neste contexto uma das formas de lidar com esta situação é o trabalho colaborativo entre professores da classe comum e professores especializados Em contextos de pesquisa este trabalho vem sendo chamado de pesquisa colaborativa, e os resultados desta tem propiciado o desenvolvimento profissional dos professores que atuam em contextos escolares inclusivos Tendo em vista o interesse em realizar pesquisa e ao mesmo tempo favorecer o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual este trabalho teve como objetivo investigar a eficácia de um programa de formação de professores em serviço realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental II no Município de Arapongas, Estado do Paraná, com vistas a favorecer o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual (DI) Os pressupostos teóricos que nortearam a organização desta pesquisa foram os fundamentos do movimento de inclusão educacional, especialmente em relação às práticas pedagógicas inclusivas Este estudo se deu por meio de uma pesquisa colaborativa, uma vez que esta permite ao pesquisador atuar em dois campos, o da pesquisa e o da formação, sendo um processo de investigação na ação, que possibilita a reflexão e a colaboração entre as participantes e a pesquisadora Foram participantes desta pesquisa duas professoras atuantes na 5ª e 7ª séries do ensino fundamental, cada uma com um aluno com diagnóstico de DI em uma das turmas em que lecionavam Os procedimentos para coleta dos dados ocorreram em três fases: 1ª) Fez-se um levantamento junto às professoras participantes sobre seus conhecimentos acerca do processo de inclusão de alunos com DI e observações em sala de aula de suas práticas 2ª) Desenvolveram-se os procedimentos de intervenção baseados na pesquisa colaborativa, que foram: ciclos de estudos sobre o processo de inclusão educacional; análises reflexivas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as aulas e participação da pesquisadora em sala de aula auxiliando nos atendimentos aos alunos com DI 3ª) Realizou-se uma entrevista junto às participantes com o objetivo de avaliar os procedimentos desenvolvidos Os resultados evidenciaram melhoria da qualidade do processo de inclusão dos alunos com DI e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos dos professores acerca da educação inclusiva Também comprovou-se que o trabalho colaborativo desenvolvido pelos professores do ensino regular e professor especialista em Educação Especial é efetivo para favorecer o processo de inclusão de alunos com DI
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análises reflexivas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as aulas e participação da pesquisadora em sala de aula auxiliando nos atendimentos aos alunos com DI 3ª) Realizou-se uma entrevista junto às participantes com o objetivo de avaliar os procedimentos desenvolvidos Os resultados evidenciaram melhoria da qualidade do processo de inclusão dos alunos com DI e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos dos professores acerca da educação inclusiva Também comprovou-se que o trabalho colaborativo desenvolvido pelos professores do ensino regular e professor especialista em Educação Especial é efetivo para favorecer o processo de inclusão de alunos com DIDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The process of including pupils with special educational needs has been occurring more frequently in recent years and the regular teachers who receive them are in turn largely unprepared in this context one of the ways to handle this situation is collaborative work among teachers of regular class and specialist teachers In contexts of this research work has been called for collaborative research, and the results of this has fostered the professional development of teachers working in inclusive school settings Given the interest in conducting research while promoting the process of inclusion of students with intellectual disabilities this paper aims to investigate the effectiveness of a training program for teachers in service held at Elementary Education II Public School, in Arapongas city, Parana State, Brazil The focus is to facilitate the process of inclusion of students with intellectual disabilities (ID) The theoretical foundations that conducted this research are the ones of the movement of educational inclusion, particularly in relation to inclusive teaching practices This study was made through a collaborative research, since it allows the researcher to work in two fields, research and training As an investigation in action research, it allows for reflection and collaboration between the participants and the researcher Two teachers working in 5th and 7th grade took part in this project, each of them with a student diagnosed with ID The procedures for data collection occurred in three steps: 1st) A survey with articipating teachers about their knowledge in the students' inclusion process, and classroom observations of their practices 2nd) Develop the procedures for intervention based on collaborative research, which were: cycles of studies on the process of educational inclusion; reflexive analysis on developed practices during class and, participation of the researcher in the classroom helping with the ID students 3rd) An interview with the participants to evaluate the developed procedures The results showed improvements in the quality of the inclusion process of students with ID and extension of theoretical and practical knowledge about inclusive education for teachers It also proved that the collaborative work between classroom teachers and specialist teachers is effective in promoting the process of including students with IDVitaliano, Célia Regina [Orientador]Marquezine, Maria CristinaChacon, Miguel Cláudio MorielToledo, Elizabete Humai de2024-05-01T14:02:17Z2024-05-01T14:02:17Z2011.0020.04.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12770porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12770Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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