Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Almas, Juliane
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12776
Resumo: Resumo: O presente estudo tem como objetivo entender a aprendizagem de quatro alunos professores, a partir de suas cognições a respeito de leitura crítica, antes e depois de participarem de um programa de preparação formal voltado à consciência crítica da linguagem Este, em forma de disciplina especial conduzida em 28, junto à Universidade Estadual de Londrina, é aqui entendido como intervenção pedagógica e constitui o contexto precedente à coleta de dados desta pesquisa, que se deu, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas A análise, feita indutivodedutivamente, buscou identificar (1) que cognições a respeito de leitura crítica os alunos relataram possuir antes da intervenção pedagógica; (2) que cognições a respeito de leitura crítica os alunos demonstraram depois da intervenção pedagógica; (3) que papel/papéis o(s) recurso(s) (humanos e materiais) da disciplina especial desempenhou/desempenharam na constituição de cognições dos alunos arespeito de leitura crítica Os resultados da análise, escrutinada por meio datriangulação por instrumentos humanos (REIS, 28), são discutidos com oreferencial teórico do Letramento Crítico, da Leitura Crítica, da Consciência Críticada Linguagem (FAIRCLOUGH, 1992; 1995) e da Mediação (VYGOTSKY, 1991) Em linhas gerais, eles apontam que os alunos-professores desenvolveram habilidades de leitura crítica, possuindo maior consciência crítica da linguagem após as aulas, e creditaram essa aprendizagem a instrumentos humanos e materiais com que interagiam na disciplina Por fim, a pesquisa auxilia a revelação das possibilidades do ensino e aprendizagem da leitura crítica no âmbito universitário e, desse modo, contribuir para aumentar a base de pesquisas em Letramento Crítico no Brasil
id UEL_9924700094e19e96620eb159224de456
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12776
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglêsProfessores de inglêsProfessores e alunosLinguagemLeituraLetramentoStudy and teachingTrainingStudent-teacherStudy and teachingReadingLiteracyLanguage - audiovisual resourcesEnglish languageTeachers of English languageResumo: O presente estudo tem como objetivo entender a aprendizagem de quatro alunos professores, a partir de suas cognições a respeito de leitura crítica, antes e depois de participarem de um programa de preparação formal voltado à consciência crítica da linguagem Este, em forma de disciplina especial conduzida em 28, junto à Universidade Estadual de Londrina, é aqui entendido como intervenção pedagógica e constitui o contexto precedente à coleta de dados desta pesquisa, que se deu, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas A análise, feita indutivodedutivamente, buscou identificar (1) que cognições a respeito de leitura crítica os alunos relataram possuir antes da intervenção pedagógica; (2) que cognições a respeito de leitura crítica os alunos demonstraram depois da intervenção pedagógica; (3) que papel/papéis o(s) recurso(s) (humanos e materiais) da disciplina especial desempenhou/desempenharam na constituição de cognições dos alunos arespeito de leitura crítica Os resultados da análise, escrutinada por meio datriangulação por instrumentos humanos (REIS, 28), são discutidos com oreferencial teórico do Letramento Crítico, da Leitura Crítica, da Consciência Críticada Linguagem (FAIRCLOUGH, 1992; 1995) e da Mediação (VYGOTSKY, 1991) Em linhas gerais, eles apontam que os alunos-professores desenvolveram habilidades de leitura crítica, possuindo maior consciência crítica da linguagem após as aulas, e creditaram essa aprendizagem a instrumentos humanos e materiais com que interagiam na disciplina Por fim, a pesquisa auxilia a revelação das possibilidades do ensino e aprendizagem da leitura crítica no âmbito universitário e, desse modo, contribuir para aumentar a base de pesquisas em Letramento Crítico no BrasilDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The current study aims at understanding student-teachers’ learning by focusing ontheir cognitions in regard to critical reading before and after participating in formalpreparation programme which aimed at critical language awareness This, in the form of a special discipline conducted at Universidade Estadual de Londrina in 28, is herein understood as a pedagogical intervention and constitutes the context prior to the data collection done mostly by semi-structured interviews The inductivedeductive analysis seeks to identify (1) student teachers’ cognitions about critical reading held prior to the pedagogical intervention; (2) student teachers’ cognitions about critical reading after the pedagogical intervention; (3) the role(s) played by the special discipline (human and material) resource(s) in the constitution of student teachers’ cognitions about critical reading The results from the analysis, triangulated by human Instruments (REIS, 28), are discussed with a theoretical framework that includes Critical Literacy, Critical Reading, Critical Language Awareness (FAIRCLOUGH, 1992, 1995) and Mediation (VYGOTSKY, 1991) Broadly, studentteachers were found to have developed critical reading abilities, since they have reported on having more critical language awareness after the pedagogical intervention, and they have credited such a learning outcome both to the human and material instruments which they interacted with in the discipline Finally, the research contributes to reveal the possibilities of teaching and learning critical reading at the university and, thus, to increase the research database on Critical Literacy in BrazilReis, Simone [Orientador]Menegassi, Renilson JoséBaronas, Joyce Elaine de AlmeidaD'Almas, Juliane2024-05-01T14:02:22Z2024-05-01T14:02:22Z2011.0001.04.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12776porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12776Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês
title Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês
spellingShingle Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês
D'Almas, Juliane
Professores de inglês
Professores e alunos
Linguagem
Leitura
Letramento
Study and teaching
Training
Student-teacher
Study and teaching
Reading
Literacy
Language - audiovisual resources
English language
Teachers of English language
title_short Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês
title_full Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês
title_fullStr Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês
title_full_unstemmed Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês
title_sort Leitura crítica : um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês
author D'Almas, Juliane
author_facet D'Almas, Juliane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Simone [Orientador]
Menegassi, Renilson José
Baronas, Joyce Elaine de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Almas, Juliane
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de inglês
Professores e alunos
Linguagem
Leitura
Letramento
Study and teaching
Training
Student-teacher
Study and teaching
Reading
Literacy
Language - audiovisual resources
English language
Teachers of English language
topic Professores de inglês
Professores e alunos
Linguagem
Leitura
Letramento
Study and teaching
Training
Student-teacher
Study and teaching
Reading
Literacy
Language - audiovisual resources
English language
Teachers of English language
description Resumo: O presente estudo tem como objetivo entender a aprendizagem de quatro alunos professores, a partir de suas cognições a respeito de leitura crítica, antes e depois de participarem de um programa de preparação formal voltado à consciência crítica da linguagem Este, em forma de disciplina especial conduzida em 28, junto à Universidade Estadual de Londrina, é aqui entendido como intervenção pedagógica e constitui o contexto precedente à coleta de dados desta pesquisa, que se deu, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas A análise, feita indutivodedutivamente, buscou identificar (1) que cognições a respeito de leitura crítica os alunos relataram possuir antes da intervenção pedagógica; (2) que cognições a respeito de leitura crítica os alunos demonstraram depois da intervenção pedagógica; (3) que papel/papéis o(s) recurso(s) (humanos e materiais) da disciplina especial desempenhou/desempenharam na constituição de cognições dos alunos arespeito de leitura crítica Os resultados da análise, escrutinada por meio datriangulação por instrumentos humanos (REIS, 28), são discutidos com oreferencial teórico do Letramento Crítico, da Leitura Crítica, da Consciência Críticada Linguagem (FAIRCLOUGH, 1992; 1995) e da Mediação (VYGOTSKY, 1991) Em linhas gerais, eles apontam que os alunos-professores desenvolveram habilidades de leitura crítica, possuindo maior consciência crítica da linguagem após as aulas, e creditaram essa aprendizagem a instrumentos humanos e materiais com que interagiam na disciplina Por fim, a pesquisa auxilia a revelação das possibilidades do ensino e aprendizagem da leitura crítica no âmbito universitário e, desse modo, contribuir para aumentar a base de pesquisas em Letramento Crítico no Brasil
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 01.04.2011
2011.00
2024-05-01T14:02:22Z
2024-05-01T14:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12776
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823300321280000