A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12999 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta a filosofia na infância como uma possibilidade para o desenvolvimento de uma forma de pensar mais elaborada, a qual Lipman denominou pensamento de ordem superior O enfoque é dado no pensamento crítico (lógico), que juntamente com o pensar criativo e cuidadoso compõe o pensar de ordem superior Estes conceitos são apresentados e discutidos a partir da filosofia pragmatista de Dewey, que discute a importância do ambiente social no desenvolvimento humano, e Lipman que discute o papel da filosofia enquanto disciplina, desde a mais tenra idade, no contexto escolar infantil Posteriormente são apresentados alguns embargos para o desenvolvimento do pensar bem, como as dificuldades individuais, as dificuldades de formação dos professores, o ambiente de socialização primária, a cultura e os meios de comunicação O pensamento crítico é visto também dentro da perspectiva histórica de uma formação integral passando pela paideia grega, pela Bildung alemã e pela proposta iluminista de Condorcet para uma escola universal e laica que estimula as inclinações individuais; chegando a uma discussão sobre o papel da escola na atualidade e a necessidade de instigar o pensamento de ordem superior, principalmente em seu aspecto crítico Ao finalizar, propõe-se a apresentação do conceito de infância atrelada a possibilidade da filosofia para crianças que recorre a ideia de pensar bem para um agir bem |
id |
UEL_9d0dea4cc8788195d529ca6725bc2f4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12999 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanasEducaçãoFilosofiaCrianças e filosofiaProfessoresFormaçãoPhilosophyChildren and philosophyTeacher trainingChildren educationCritical thinkingCreative thinkingEducationResumo: Este trabalho apresenta a filosofia na infância como uma possibilidade para o desenvolvimento de uma forma de pensar mais elaborada, a qual Lipman denominou pensamento de ordem superior O enfoque é dado no pensamento crítico (lógico), que juntamente com o pensar criativo e cuidadoso compõe o pensar de ordem superior Estes conceitos são apresentados e discutidos a partir da filosofia pragmatista de Dewey, que discute a importância do ambiente social no desenvolvimento humano, e Lipman que discute o papel da filosofia enquanto disciplina, desde a mais tenra idade, no contexto escolar infantil Posteriormente são apresentados alguns embargos para o desenvolvimento do pensar bem, como as dificuldades individuais, as dificuldades de formação dos professores, o ambiente de socialização primária, a cultura e os meios de comunicação O pensamento crítico é visto também dentro da perspectiva histórica de uma formação integral passando pela paideia grega, pela Bildung alemã e pela proposta iluminista de Condorcet para uma escola universal e laica que estimula as inclinações individuais; chegando a uma discussão sobre o papel da escola na atualidade e a necessidade de instigar o pensamento de ordem superior, principalmente em seu aspecto crítico Ao finalizar, propõe-se a apresentação do conceito de infância atrelada a possibilidade da filosofia para crianças que recorre a ideia de pensar bem para um agir bemDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This paper presents the philosophy of childhood as a possibility for the development of a more elaborate way of thinking, which Lipman called higher-order thinking The focus is on critical thinking (logic), which along with creative and careful thinking makes up the higher-order thinking These concepts are presented and discussed from the pragmatist philosophy of Dewey, who discusses the importance of the social environment in human development, and Lipman that discusses the role of philosophy as a discipline, from an early age, in the infant scholar context Subsequently it is presented some embargoes for the development of well thinking, like the individual difficulties, difficulties of training teachers, the environment of primary socialization, culture, and media Critical thinking is also seen within the historical perspective of comprehensive training through the Greek paideia, the German Bildung and Enlightenment Condorcet proposal for a universal and secular schools and encourages the individual inclinations; coming to a discussion of the role of school today and the need to instigate higher order thinking, especially in its critical aspect At the end it is proposed the presentation of the concept of childhood linked to the possibility of Philosophy for Children which uses the idea of thinking well in order to act wellHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Brocanelli, Cláudio RobertoMuraro, Darcísio NatalWeber, José FernandesRosa, Maria Aparecida Lima Piai2024-05-01T14:05:18Z2024-05-01T14:05:18Z2012.0012.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12999porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas |
title |
A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas |
spellingShingle |
A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas Rosa, Maria Aparecida Lima Piai Educação Filosofia Crianças e filosofia Professores Formação Philosophy Children and philosophy Teacher training Children education Critical thinking Creative thinking Education |
title_short |
A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas |
title_full |
A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas |
title_fullStr |
A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas |
title_full_unstemmed |
A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas |
title_sort |
A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas |
author |
Rosa, Maria Aparecida Lima Piai |
author_facet |
Rosa, Maria Aparecida Lima Piai |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador] Brocanelli, Cláudio Roberto Muraro, Darcísio Natal Weber, José Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maria Aparecida Lima Piai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia Crianças e filosofia Professores Formação Philosophy Children and philosophy Teacher training Children education Critical thinking Creative thinking Education |
topic |
Educação Filosofia Crianças e filosofia Professores Formação Philosophy Children and philosophy Teacher training Children education Critical thinking Creative thinking Education |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta a filosofia na infância como uma possibilidade para o desenvolvimento de uma forma de pensar mais elaborada, a qual Lipman denominou pensamento de ordem superior O enfoque é dado no pensamento crítico (lógico), que juntamente com o pensar criativo e cuidadoso compõe o pensar de ordem superior Estes conceitos são apresentados e discutidos a partir da filosofia pragmatista de Dewey, que discute a importância do ambiente social no desenvolvimento humano, e Lipman que discute o papel da filosofia enquanto disciplina, desde a mais tenra idade, no contexto escolar infantil Posteriormente são apresentados alguns embargos para o desenvolvimento do pensar bem, como as dificuldades individuais, as dificuldades de formação dos professores, o ambiente de socialização primária, a cultura e os meios de comunicação O pensamento crítico é visto também dentro da perspectiva histórica de uma formação integral passando pela paideia grega, pela Bildung alemã e pela proposta iluminista de Condorcet para uma escola universal e laica que estimula as inclinações individuais; chegando a uma discussão sobre o papel da escola na atualidade e a necessidade de instigar o pensamento de ordem superior, principalmente em seu aspecto crítico Ao finalizar, propõe-se a apresentação do conceito de infância atrelada a possibilidade da filosofia para crianças que recorre a ideia de pensar bem para um agir bem |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
12.04.2012 2012.00 2024-05-01T14:05:18Z 2024-05-01T14:05:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12999 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823317190770688 |