A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Aparecida Lima Piai
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12999
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta a filosofia na infância como uma possibilidade para o desenvolvimento de uma forma de pensar mais elaborada, a qual Lipman denominou pensamento de ordem superior O enfoque é dado no pensamento crítico (lógico), que juntamente com o pensar criativo e cuidadoso compõe o pensar de ordem superior Estes conceitos são apresentados e discutidos a partir da filosofia pragmatista de Dewey, que discute a importância do ambiente social no desenvolvimento humano, e Lipman que discute o papel da filosofia enquanto disciplina, desde a mais tenra idade, no contexto escolar infantil Posteriormente são apresentados alguns embargos para o desenvolvimento do pensar bem, como as dificuldades individuais, as dificuldades de formação dos professores, o ambiente de socialização primária, a cultura e os meios de comunicação O pensamento crítico é visto também dentro da perspectiva histórica de uma formação integral passando pela paideia grega, pela Bildung alemã e pela proposta iluminista de Condorcet para uma escola universal e laica que estimula as inclinações individuais; chegando a uma discussão sobre o papel da escola na atualidade e a necessidade de instigar o pensamento de ordem superior, principalmente em seu aspecto crítico Ao finalizar, propõe-se a apresentação do conceito de infância atrelada a possibilidade da filosofia para crianças que recorre a ideia de pensar bem para um agir bem
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