Candomblé em Londrina : interfaces entre território, racismo e o sagrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Jamile Carla
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14619
Resumo: Resumo: Este trabalho analisa a questão histórica e social dos Terreiros de Candomblé na cidade de Londrina – Paraná A pesquisa foi realizada mediante as demandas solicitadas nos últimos anos sobre o estudo das religiões de matriz africana no Brasil Partindo da premissa de que a cidade estudada tem sua formação no começo do século XX, mais precisamente nos anos 3, entende-se que Londrina foi constituída numa expansão colonizadora tardia, cujo processo tem como característica a presença negra em sua história Essa população negra veio para Londrina com a propaganda realizada na época no território nacional e internacional pela Compania de Terras do Norte do Paraná - CTNP para atrair mão de obra Fato notório, é necessário ressaltar que alguns negros que aqui chegaram trouxeram consigo as religiões de matrizes africanas, o Candomblé e a Umbanda Este trabalho investigou, por meio de fontes bibliográficas, documental, eletrônicas, entrevistas e observação de campo nas casas de Candomblé de Kaia Unde, Yá Mukumby, Yalorixá Jambombori, Mãe Omin e na casa do Ogãn Carlos, ao longo dos anos de 29 a 215, o processo histórico de estruturação do Candomblé em Londrina e a interação das suas casas com o espaço e com o território em que estão inseridas A análise também foi realizada no âmbito das questões raciais: a relação estabelecida pelos Yalorixás e Babalorixás com a comunidade local e o preconceito sofrido por eles em relação ao território, e também como produto desta pesquisa foi formulada uma imagem da posição geográfica dos terreiros de Candomblé em Londrina
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