Candomblé em Londrina : interfaces entre território, racismo e o sagrado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14619 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho analisa a questão histórica e social dos Terreiros de Candomblé na cidade de Londrina – Paraná A pesquisa foi realizada mediante as demandas solicitadas nos últimos anos sobre o estudo das religiões de matriz africana no Brasil Partindo da premissa de que a cidade estudada tem sua formação no começo do século XX, mais precisamente nos anos 3, entende-se que Londrina foi constituída numa expansão colonizadora tardia, cujo processo tem como característica a presença negra em sua história Essa população negra veio para Londrina com a propaganda realizada na época no território nacional e internacional pela Compania de Terras do Norte do Paraná - CTNP para atrair mão de obra Fato notório, é necessário ressaltar que alguns negros que aqui chegaram trouxeram consigo as religiões de matrizes africanas, o Candomblé e a Umbanda Este trabalho investigou, por meio de fontes bibliográficas, documental, eletrônicas, entrevistas e observação de campo nas casas de Candomblé de Kaia Unde, Yá Mukumby, Yalorixá Jambombori, Mãe Omin e na casa do Ogãn Carlos, ao longo dos anos de 29 a 215, o processo histórico de estruturação do Candomblé em Londrina e a interação das suas casas com o espaço e com o território em que estão inseridas A análise também foi realizada no âmbito das questões raciais: a relação estabelecida pelos Yalorixás e Babalorixás com a comunidade local e o preconceito sofrido por eles em relação ao território, e também como produto desta pesquisa foi formulada uma imagem da posição geográfica dos terreiros de Candomblé em Londrina |
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Candomblé em Londrina : interfaces entre território, racismo e o sagradoReligião e sociologiaCandombléLondrina (PR)Religion and sociologyResumo: Este trabalho analisa a questão histórica e social dos Terreiros de Candomblé na cidade de Londrina – Paraná A pesquisa foi realizada mediante as demandas solicitadas nos últimos anos sobre o estudo das religiões de matriz africana no Brasil Partindo da premissa de que a cidade estudada tem sua formação no começo do século XX, mais precisamente nos anos 3, entende-se que Londrina foi constituída numa expansão colonizadora tardia, cujo processo tem como característica a presença negra em sua história Essa população negra veio para Londrina com a propaganda realizada na época no território nacional e internacional pela Compania de Terras do Norte do Paraná - CTNP para atrair mão de obra Fato notório, é necessário ressaltar que alguns negros que aqui chegaram trouxeram consigo as religiões de matrizes africanas, o Candomblé e a Umbanda Este trabalho investigou, por meio de fontes bibliográficas, documental, eletrônicas, entrevistas e observação de campo nas casas de Candomblé de Kaia Unde, Yá Mukumby, Yalorixá Jambombori, Mãe Omin e na casa do Ogãn Carlos, ao longo dos anos de 29 a 215, o processo histórico de estruturação do Candomblé em Londrina e a interação das suas casas com o espaço e com o território em que estão inseridas A análise também foi realizada no âmbito das questões raciais: a relação estabelecida pelos Yalorixás e Babalorixás com a comunidade local e o preconceito sofrido por eles em relação ao território, e também como produto desta pesquisa foi formulada uma imagem da posição geográfica dos terreiros de Candomblé em LondrinaDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: This paper analyzes the historical and social issue of Candomblé terreiros in the city of Londrina - Paraná The survey was conducted by the demands requested in recent years on the study of religions of African origin in Brazil Assuming that the city has studied its formation in the early twentieth century, more precisely in the 3s, it is understood that Londrina was established in late colonial expansion, which process is characterized by the black presence in its history This black population came to Londrina with propaganda carried out at the time in the country and internationally by Compania de Northern Paraná Lands - CTNP to attract labor Notorious fact, it is necessary to point out that some blacks who arrived here brought with them the religions of African origin, the Candomblé and Umbanda This study investigated through literature sources, document, electronic, interviews and field observations in the homes of Candomblé Kaia Unde, Ya Mukumby, Yalorixá Jambombori, Mother Omin and the Ogãn Carlos house, over the years 29-215 the historical process of structuring the Candomblé in Londrina and the interaction of their homes with the space and the territory in which they operate The analysis was also performed in the context of racial issues: the relationship established by Yalorixás and Babalorixás with the local community and the prejudice suffered by them in relation to the territory, and also as a product of this research was formulated an image of the geographical position of the terreiros of Candomblé in LondrinaLanza, Fábio [Orientador]Hofbauer, AndreasCampos, Margarida de CássiaBaptista, Jamile Carla2024-05-01T14:33:44Z2024-05-01T14:33:44Z2015.0007.12.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14619porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14619Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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