Associação entre qualidade do sono, atividade física e sedentarismo em professores do ensino básico de Londrina, Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Marcelly Barreto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9846
Resumo: Resumo: Introdução: A qualidade do sono pode afetar o desempenho físico, ocupacional, os processamentos cognitivo e social, e ter consequências negativas à saúde e à vida pessoal e profissional dos professores Objetivos: Analisar a relação entre a qualidade do sono e a prática de atividade física no tempo livre (AFTL) e o tempo assistindo televisão (TV) em professores da educação básica da rede pública de Londrina, Paraná Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo, de tipo coorte, que incluiu professores que atuavam como docentes em sala de aula, ministrando aulas para estudantes do nível fundamental (anos finais), e que participaram das duas etapas do estudo PRÓMESTRE (baseline em 212-213 e seguimento após 24 meses, em 214-215) A coleta de dados foi realizada em entrevista pré-agendada, com duração de aproximadamente uma hora, constituída por formulário e questionário, contendo questões sobre características sociodemográficas, de estilo de vida, saúde, ocupacionais e qualidade do sono avaliada por meio do índice Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) As análises estatísticas incluíram modelos de regressão logística ajustados por variáveis sociodemográficas (sexo, faixa etária, estado civil e renda), antropométrica (índice de massa corporal) e ocupacional (carga horária), de estilo de vida (AFTL, tempo assistindo TV, consumo de tabaco, álcool e café) e de saúde (relato de ansiedade e depressão diagnosticados por um médico) O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina Resultados: Entre os 195 professores (66,2% mulheres, idade média de 42 anos) entrevistados no baseline e classificados como referindo boa qualidade do sono (PSQI =5 pontos), a incidência de pior qualidade do sono (PSQI>5) após 24 meses foi de 31,8% (n=62) Nas análises ajustadas por todas as variáveis de confusão, os professores que eram fisicamente inativos no tempo livre no início do estudo apresentaram quase três vezes mais chance de desenvolver pior qualidade do sono ao longo do seguimento (odds ratio [OR]=2,88; intervalo de confiança [IC] 95%=1,46-7,97) Esse risco foi semelhante entre os professores que se mantiveram inativos com relação à AFTL entre o baseline e o seguimento (OR=2,72; IC 95%=1,22-6,3) Ao estratificar o tempo semanal de AFTL pelo ponto de corte de 15 minutos, manter-se inativo (AFTL<15 minutos/semana) associou-se com maior chance de pior qualidade do sono (OR=2,91; IC 95%=1,1-7,68) Com relação ao marcador de comportamento sedentário tempo assistindo TV, observou-se que os professores que assistiam TV mais 6 minutos diários tanto no baseline quanto no seguimento apresentaram maior chance de pior qualidade do sono (OR=2,7; IC 95%=1,14-6,38), independentemente dos fatores de confusão considerados Conclusão: A manutenção da inatividade física (<15 minutos semanais) e do tempo prolongado (>6 minutos diários) assistindo TV por um período de 24 meses aumentou a chance de pior qualidade do sono em professores
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intervalo de confiança [IC] 95%=1,46-7,97) Esse risco foi semelhante entre os professores que se mantiveram inativos com relação à AFTL entre o baseline e o seguimento (OR=2,72; IC 95%=1,22-6,3) Ao estratificar o tempo semanal de AFTL pelo ponto de corte de 15 minutos, manter-se inativo (AFTL<15 minutos/semana) associou-se com maior chance de pior qualidade do sono (OR=2,91; IC 95%=1,1-7,68) Com relação ao marcador de comportamento sedentário tempo assistindo TV, observou-se que os professores que assistiam TV mais 6 minutos diários tanto no baseline quanto no seguimento apresentaram maior chance de pior qualidade do sono (OR=2,7; IC 95%=1,14-6,38), independentemente dos fatores de confusão considerados Conclusão: A manutenção da inatividade física (<15 minutos semanais) e do tempo prolongado (>6 minutos diários) assistindo TV por um período de 24 meses aumentou a chance de pior qualidade do sono em professoresTese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: Introduction: Sleep quality can affect physical and occupational performance, cognitive and social processing, and has negative consequences for the health and personal and professional life of teachers Objectives: To analyze the relationship between sleep quality and the practice of physical activity in free time (PAFT) and time watching television (TV) in teachers of basic education in the public system of Londrina, Paraná Methods: This is a longitudinal prospective cohort study which included teachers who worked in the classroom and taught for elementary school students (final years), and who participated of the two stages of the PRÓ-MESTRE study (baseline in 212-213 and follow-up after 24 months, in 214-215) Data collection was carried out in a pre-scheduled interview, lasting approximately one hour, consisting of a form and questionnaire with questions about sociodemographic, lifestyle, health, occupational characteristics and sleep quality assessed with the Pittsburgh Sleep index Quality Index (PSQI) Statistical analyzes included logistic regression models adjusted for sociodemographic (gender, age, marital status and income), anthropometric (body mass index) and occupational (workload), lifestyle (PAFT, time watching TV and consumption of tobacco, alcohol and coffee) and health (report of anxiety and depression diagnosed by a physician) This study was approved by the Research Ethics Committee of the Universidade Estadual de Londrina Results: Among the 195 teachers (662% women, mean age 42 years) interviewed on the baseline and classified as referring good sleep quality (PSQI =5 points), the incidence of worse sleep quality (PSQI >5) after 24 months was of 318% (n = 62) In the analyzes adjusted for all confounding variables, teachers who were physically inactive in their free time at the beginning of the study had an almost three times higher likelyhood of developing worse sleep quality during the follow-up (odds ratio [OR] = 288; 95% confidence interval [CI] = 146-797) This risk was similar among teachers who remained inactive with regard to PAFT between baseline and follow-up (OR = 272; 95% CI = 122-63) When the weekly PAFT was stratified by the cut-off point of 15 minutes, keeping the inactive behavior (PAFT <15 minutes/week) throughout the follow-up was associated with a greater chance of worse sleep quality (OR = 291; 95% CI = 1,1-768) Regarding the marker of sedentary behavior time watching TV, it was observed that teachers who watched TV for more 6 minutes a day both at baseline and at follow-up had a greater chance of incident worse sleep quality (adjusted OR = 27; 95% CI = 114-638) Conclusion: The maintenance of physical inactivity (<15 minutes per week) and prolonged time (>6 minutes per day) watching TV for a period of 24 months increased the likelyhood of worse sleep quality in teachersMesas, Arthur Eumann [Orientador]Durán González, AlbertoSantos, Suhaila Mahmoud SmailiCampanini, Marcela ZambrimDias, Douglas FernandoCorrea, Marcelly Barreto2024-05-01T12:12:19Z2024-05-01T12:12:19Z2021.0007.04.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9846porDoutoradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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