Reorganização de classes de estímulos equivalentes : análise do efeito do número de estímulos de comparação e do número de relações revertidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, João Henrique de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11765
Resumo: Resumo: Estímulos funcionalmente substituíveis entre si constituem classes de estímulos equivalentes, que tem sua emergência definida por padrões concordantes de respostas em todos os testes das propriedades de reflexividade, simetria e transitividade Recentemente, observa-se um interesse na determinação das variáveis que podem afetar a reorganização das classes de estímulos equivalentes Nesta série de artigos buscou-se acrescentar dados a bibliografia referente a este tema O Capítulo 1 apresenta uma análise do conjunto de estudos relativa ao tema de modificação de classes de estímulos equivalentes São discutidas as discrepâncias observadas nesta área como também sugeridas questões de pesquisa para estudos futuros O Capítulo 2 descreve um experimento conduzido para avaliar o efeito do número de relações revertidas sobre a reorganização de classes de estímulos equivalentes Observou-se que todos vinte e oito participantes reorganizaram estas classes Os resultados permitem verificar que algumas características metodológicas poderiam ter contribuído para que todos os participantes reorganizassem as classes de estímulos equivalentes Uma destas características é o número de estímulos de comparação apresentado O Capítulo 3 descreve um experimento que foi uma replicação sistemática do procedimento experimental, descrito no capítulo anterior, desenvolvido com o Grupo 1 Neste experimento foi manipulado o número de estímulos de comparação utilizados Apesar destas manipulações treze dos quatorze participantes reorganizaram as classes de forma consistente com as alterações efetuadas Assim, a manipulação desta variável não produziu efeito na reorganização de classes no procedimento utilizado Conclui-se, no presente estudo, que as classes de estímulos equivalentes podem ser reorganizadas e as variáveis número de relações revertidas e número de estímulos de comparação não afetaram este processo
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