Relações de poder e regulação ambiental : um estudo da Klabin-PR (1970-2002)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelari, Mauro Guilherme Maidana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10284
Resumo: Resumo: O objetivo principal da Dissertação foi analisar a relação entre a indústria de papel e celulose Klabin-PR e o órgão de meio ambiente paranaense – ARH, SUREHMA e IAP – na condução do processo de regulação ambiental da indústria, dentro do recorte temporal de 197 a 22 Especificamente, três objetivos foram traçados: a demarcação de momentos de ruptura da política de regulação ambiental; as oscilações da base de recursos de poder das duas instituições em análise; e a contextualização de como foi constituída a relação proposta entre as duas instituições Para tanto, nos servimos da teoria neoinstitucional histórica como modelo teórico de compreensão do caso Sua escolha foi devida, principalmente, às características de relações de poder, utilizadas para perceber como as instituições são criadas, se desenvolvem e se moldam ao longo do tempo Através da teoria, foi possível centrar as argumentações da pesquisa em torno das relações de interesses da Klabin-PR que podem ter ajudado a retardar a sua regulação ambiental Devido a isso, o entendimento que embasou o trabalho esteve pautado nas contradições de uma política que conviveu e convive com a necessidade de proteger o meio ambiental atrelada a economia desenvolvimentista de mercado, usualmente, relacionada com a degradação da natureza Características como momentos críticos e dependência da trajetória percorrida complementaram os marcos neoinstitucionalistas desenvolvidos nesta Dissertação O trabalho foi exploratório-descritivo de perspectiva longitudinal, com método qualitativo e abordagem histórica Foram desenvolvidas dez entrevistas em Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba Em complemento, foram feitas pesquisas documentais e hemerográficas A última no jornal Folha de Londrina e no jornal O Panorama Os resultados apontaram para três momentos críticos da política de regulação ambiental no Estado O primeiro, 1973 a 1981, relacionado à ideia de “guarda noturno”, devido às atitudes de legitimidade e não de resolubilidade dos problemas ambientais, indicou o início da submissão da proteção ambiental ao processo de desenvolvimento econômico no Paraná e, consequentemente, na Klabin-PR A fraqueza da capacidade institucional do órgão público e a potencialização dos interesses políticos da indústria argumentaram o quadro O segundo momento, 1981 a 1992, fez menção à ideia de “ouro de tolo” por meio do entendimento de que, apesar da melhora em seus recursos de poder, o órgão ambiental continuou submisso às diretrizes impostas pelo desenvolvimento econômico demonstrado, principalmente, através da continuidade da poluição e pelo aumento das redes políticas na região e das associações de classe da papeleira de Telêmaco Borba O fato que marcou o período foi a participação da SANEPAR e do Município de Londrina em um movimento pela redução da poluição da Klabin Evidenciava-se, pela primeira vez, o interesse do Estado no término da poluição no Tibagi, assim como os interesses contraditórios dentro do próprio modelo econômico capitalista O terceiro e último momento, 1992 a 22, mostrou as características do modelo liberal de gestão na política de regulação ambiental A proposta pela autorregulação surgiu atrelada à redução da capacidade institucional do órgão e do instrumento de comando e controle para patamares mínimos As licenças ambientais eram emitidas, do IAP para a Klabin-PR, a cada dois anos e as fiscalizações não foram desenvolvidas adequadamente, o que pode ter facilitado, juntamente com os financiamentos políticos da Klabin, a apropriação do termo desenvolvimento sustentável pela papeleira, apesar de sua degradação ambiental estar acima do normal O resultado final foi a constatação de que a política de regulação ambiental nasceu em um contexto de dependência das arrecadações provinda das indústrias, assim como, da necessidade de barrar o desenvolvimento dessas mesmas indústrias para alcançar objetivos de proteção ambiental Assim, a relação do órgão com a indústria Klabin-PR esteve pautada nos interesses políticos que direcionaram o não alcance dos resultados de proteção ambiental propostos pelo órgão Dessa forma, a capacidade institucional do órgão público – contratações, profissionalizações, repasse de verbas, modernização, entre outros – não foi capaz de resolver os problemas ambientais da região de influência da Klabin-PR
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poder, utilizadas para perceber como as instituições são criadas, se desenvolvem e se moldam ao longo do tempo Através da teoria, foi possível centrar as argumentações da pesquisa em torno das relações de interesses da Klabin-PR que podem ter ajudado a retardar a sua regulação ambiental Devido a isso, o entendimento que embasou o trabalho esteve pautado nas contradições de uma política que conviveu e convive com a necessidade de proteger o meio ambiental atrelada a economia desenvolvimentista de mercado, usualmente, relacionada com a degradação da natureza Características como momentos críticos e dependência da trajetória percorrida complementaram os marcos neoinstitucionalistas desenvolvidos nesta Dissertação O trabalho foi exploratório-descritivo de perspectiva longitudinal, com método qualitativo e abordagem histórica Foram desenvolvidas dez entrevistas em Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba Em complemento, foram feitas pesquisas documentais e hemerográficas A última no jornal Folha de Londrina e no jornal O Panorama Os resultados apontaram para três momentos críticos da política de regulação ambiental no Estado O primeiro, 1973 a 1981, relacionado à ideia de “guarda noturno”, devido às atitudes de legitimidade e não de resolubilidade dos problemas ambientais, indicou o início da submissão da proteção ambiental ao processo de desenvolvimento econômico no Paraná e, consequentemente, na Klabin-PR A fraqueza da capacidade institucional do órgão público e a potencialização dos interesses políticos da indústria argumentaram o quadro O segundo momento, 1981 a 1992, fez menção à ideia de “ouro de tolo” por meio do entendimento de que, apesar da melhora em seus recursos de poder, o órgão ambiental continuou submisso às diretrizes impostas pelo desenvolvimento econômico demonstrado, principalmente, através da continuidade da poluição e pelo aumento das redes políticas na região e das associações de classe da papeleira de Telêmaco Borba O fato que marcou o período foi a 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contexto de dependência das arrecadações provinda das indústrias, assim como, da necessidade de barrar o desenvolvimento dessas mesmas indústrias para alcançar objetivos de proteção ambiental Assim, a relação do órgão com a indústria Klabin-PR esteve pautada nos interesses políticos que direcionaram o não alcance dos resultados de proteção ambiental propostos pelo órgão Dessa forma, a capacidade institucional do órgão público – contratações, profissionalizações, repasse de verbas, modernização, entre outros – não foi capaz de resolver os problemas ambientais da região de influência da Klabin-PRDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: The main goal of the paper was to analyze the relation between the paper and cellulosis company Klabin-PR and the environmental organs of the state of Paraná – ARH, SUREHMA and IAP – along the environmental regulation process of the company, within the timeframe between 197 to 22 Specifically, three goals were aimed at: establishing the breaking points of the environmental regulation; the variations at the power source basis at the studied institutions; and the contextualization of how the proposed relation between the institutions was constituted In order to do so, we applied the historical neoinstitutional theory as an understanding theoretical model for the case The choice was mainly due to the power relations characteristics used to understand how the institutions are created, develop and mold themselves along time Through the theory, it was possible to focus the research arguments around the relations of interest of Klabin-PR, which may have helped delay its environmental regulation Thus, the understanding basing the thesis was set on the contradictions of a policy that has lived with, and still does, the need to protect the environment linked to the market development economy, usually related to the degradation of nature Characteristics such as critical moments, and dependency on the course traveled, complemented the neoinstitutionalist milestones developed on this dissertation The paper was classified as descriptive/exploratory with longitudinal perspective, qualitative method and historical approach Ten interviews were developed, in Curitiba, Londrina and Telêmaco Borba In addition, documental and hemerographic research were carried out, the last one in the newspapers Folha de Londrina and O Panorama The results pointed to three critical moments in the environment regulation policy in the state The first, from 1973 to 1981, related to the idea of “night watching”, due to the legitimacy attitudes and not to the solving of environmental problems, has shown the beginning of the submission of environmental protection to the economic development process in Paraná and, consequently in Klabin-PR The weakness of institutional capacity of the public organ and the potentialization of the political interests in the industry set the picture The second moment, from 1981 to 1992, referred to the idea of “fool’s gold” on the basis that, despite the improvement in power resources, the environmental organ remained submissive to the guidelines imposed by the economic development shown, mainly, by following through with the pollution and the increase of political networks in the area and the class associations in the paper industry of Telêmaco Borba The highlight of the period was the participation of SANEPAR and the municipality of Londrina in a movement for the reduction of pollution from Klabin-PR It was made evident, for the first time, the interest of the State in ending the pollution of the river Tibagi, as well as the contradictory interests within the capitalist model itself The third and last moment, from 1992 to 22, showed the characteristics of the liberal management model in the environmental regulation policy The proposal for self-regulation lowered the institutional capacity of the organ and of the command and control tool to minimum levels IAP became hostage to Klabin-PR, since the environmental licenses were issued every two years and inspections were not carried out properly, which in turn may have facilitated, along with the political sponsoring from Klabin-PR, the appropriation of the term “sustainable development” by the paper company, despite its pollution being above normal The end result was the verification that the environmental policy was born within a context of dependence of the sponsoring from the industries, as well as the need to obstruct the development of the same industries in order to reach the goals of environmental protection Thus, the relation of the organ with Klabin-PR was lined by the political interests that directed the not achieving of results in environmental protection by the organ This way, the institutional capacity of the public organ – hiring, professionalization, transfer of funds, modernization, among others, was not able to solve the environmental issues of the area of influence of Klabin-PRBorinelli, Benilson [Orientador]Seibel, Erni JoséLuzio-dos-Santos, Luis MiguelCapelari, Mauro Guilherme Maidana2024-05-01T12:41:03Z2024-05-01T12:41:03Z2012.0029.06.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10284porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10284Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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description Resumo: O objetivo principal da Dissertação foi analisar a relação entre a indústria de papel e celulose Klabin-PR e o órgão de meio ambiente paranaense – ARH, SUREHMA e IAP – na condução do processo de regulação ambiental da indústria, dentro do recorte temporal de 197 a 22 Especificamente, três objetivos foram traçados: a demarcação de momentos de ruptura da política de regulação ambiental; as oscilações da base de recursos de poder das duas instituições em análise; e a contextualização de como foi constituída a relação proposta entre as duas instituições Para tanto, nos servimos da teoria neoinstitucional histórica como modelo teórico de compreensão do caso Sua escolha foi devida, principalmente, às características de relações de poder, utilizadas para perceber como as instituições são criadas, se desenvolvem e se moldam ao longo do tempo Através da teoria, foi possível centrar as argumentações da pesquisa em torno das relações de interesses da Klabin-PR que podem ter ajudado a retardar a sua regulação ambiental Devido a isso, o entendimento que embasou o trabalho esteve pautado nas contradições de uma política que conviveu e convive com a necessidade de proteger o meio ambiental atrelada a economia desenvolvimentista de mercado, usualmente, relacionada com a degradação da natureza Características como momentos críticos e dependência da trajetória percorrida complementaram os marcos neoinstitucionalistas desenvolvidos nesta Dissertação O trabalho foi exploratório-descritivo de perspectiva longitudinal, com método qualitativo e abordagem histórica Foram desenvolvidas dez entrevistas em Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba Em complemento, foram feitas pesquisas documentais e hemerográficas A última no jornal Folha de Londrina e no jornal O Panorama Os resultados apontaram para três momentos críticos da política de regulação ambiental no Estado O primeiro, 1973 a 1981, relacionado à ideia de “guarda noturno”, devido às atitudes de legitimidade e não de resolubilidade dos problemas ambientais, indicou o início da submissão da proteção ambiental ao processo de desenvolvimento econômico no Paraná e, consequentemente, na Klabin-PR A fraqueza da capacidade institucional do órgão público e a potencialização dos interesses políticos da indústria argumentaram o quadro O segundo momento, 1981 a 1992, fez menção à ideia de “ouro de tolo” por meio do entendimento de que, apesar da melhora em seus recursos de poder, o órgão ambiental continuou submisso às diretrizes impostas pelo desenvolvimento econômico demonstrado, principalmente, através da continuidade da poluição e pelo aumento das redes políticas na região e das associações de classe da papeleira de Telêmaco Borba O fato que marcou o período foi a participação da SANEPAR e do Município de Londrina em um movimento pela redução da poluição da Klabin Evidenciava-se, pela primeira vez, o interesse do Estado no término da poluição no Tibagi, assim como os interesses contraditórios dentro do próprio modelo econômico capitalista O terceiro e último momento, 1992 a 22, mostrou as características do modelo liberal de gestão na política de regulação ambiental A proposta pela autorregulação surgiu atrelada à redução da capacidade institucional do órgão e do instrumento de comando e controle para patamares mínimos As licenças ambientais eram emitidas, do IAP para a Klabin-PR, a cada dois anos e as fiscalizações não foram desenvolvidas adequadamente, o que pode ter facilitado, juntamente com os financiamentos políticos da Klabin, a apropriação do termo desenvolvimento sustentável pela papeleira, apesar de sua degradação ambiental estar acima do normal O resultado final foi a constatação de que a política de regulação ambiental nasceu em um contexto de dependência das arrecadações provinda das indústrias, assim como, da necessidade de barrar o desenvolvimento dessas mesmas indústrias para alcançar objetivos de proteção ambiental Assim, a relação do órgão com a indústria Klabin-PR esteve pautada nos interesses políticos que direcionaram o não alcance dos resultados de proteção ambiental propostos pelo órgão Dessa forma, a capacidade institucional do órgão público – contratações, profissionalizações, repasse de verbas, modernização, entre outros – não foi capaz de resolver os problemas ambientais da região de influência da Klabin-PR
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