Mercado de trabalho para pós-graduados no Brasil : probabilidades de absorção e desigualdade dos rendimentos dos docentes e não-docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Vanessa Fortunato de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10007
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de absorção e a desigualdade dos rendimentos dos indivíduos pós-graduados (Stricto Sensu e Lato Sensu) no mercado de trabalho Docente e Não-docente no Brasil A partir dos microdados da PNAD-Contínua de 217, esta pesquisa aplicou o modelo Logit Multinomial para calcular as probabilidades de inserção dos indivíduos pós-graduados no mercado de trabalho Docente e Não-Docente; mensurou os fatores que influenciam os salários pela equação de Mincer, com correção de viés de seleção amostral desenvolvido por Lee (1983) e efetuou a Decomposição Salarial de Oaxaca-Blinder para verificar as fontes dos diferenciais de rendimento, segundo os grupos ocupacionais e os níveis de pós-graduação, por gênero e cor Foram considerados como Docentes os professores, como Não-docentes os outros Profissionais das Ciências e das Artes (Outros PCAs) exceto professores, e também as Demais Ocupações Os resultados apontam que os indivíduos com pós-graduação Stricto Sensu estão mais inseridos na carreira Docente, porém também há mestres e doutores em ocupações Não-Docentes Os salários acompanham o aumento da titulação do indivíduo, principalmente com o grau de doutorado, confirmando a teoria do capital humano A profissão Docente absorve mais as mulheres, brancas e não-brancas, e os homens não-brancos, não chefes de família, formalizados e do setor público, e tem salários mais baixos Condicionando às características dos indivíduos pós-graduados, a carreira Docente mostrou maior probabilidade para empregar os indivíduos com pós-graduação Stricto Sensu, principalmente os que possuem título de doutorado, enquanto para as ocupações Não-Docentes a chance de absorção é maior para indivíduos com pós-graduação Lato Sensu Uma maior titulação gera possibilidade de elevação do salário dos indivíduos, sendo a titulação de mestre e doutor mais valorizada na ocupação Docente do que nas Demais Ocupações Os salários se elevam a cada ano de experiência, e esses ganhos apresentam retornos decrescentes Ser homem e branco resultam em aumentos nas probabilidades de retornos salariais em relação à mulher e ao não branco Trabalhar no setor formal e público, assim como no Distrito Federal, trará aos indivíduos pós-graduados chances de ganhos maiores Há evidências de segmentação ocupacional no mercado de trabalho para pós-graduados, sancionando a teoria da segmentação no país Os maiores diferenciais de salários e a segmentação ocorrem entre os Professores e Outros Profissionais das Ciências e das Artes (PCA’s) e os menores entre os Docentes e Demais Ocupações As diferenças e discriminação salariais de gênero e cor existem, conforme expõe a teoria da discriminação, no mercado de trabalho em todos os recortes estudados, mas são menores entre os Docentes e os Pós-graduados mestres e doutores Todas as evidências proporcionam uma compreensão do mercado de trabalho para pós-graduados e auxiliam no estabelecimento de políticas direcionadas ao mercado Docente e Não Docente no Brasil
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measured the factors influencing wages by the Mincer equation, with a correction of sample selection bias developed by Lee (1983) and performed the Salary Decomposition of Oaxaca-Blinder to verify the sources of income differentials according to occupational groups, gender and color, and graduate levels Teachers were considered Professors, as Non-Teachers other Professionals of Science and Arts (Other PCAs) except professors, and also Other Occupations The results indicate that the individuals with Stricto Sensu graduate are more inserted in the teaching career, but also there are masters and doctors in Non-Professions occupations The salaries accompany the increase of the titration of the individual, mainly with the degree of doctorate, confirming the human capital theory The Teaching career absorbs more white and non-white women and non-white men, not formalized and public sector heads of household, and has lower wages According to the characteristics of the postgraduate subjects, the teaching career was more likely to employ Stricto Sensu postgraduates, especially those with doctoral degrees, while for non-teaching occupations the chance of absorption is greater for individuals with postgraduate Lato Sensu Higher titling generates the possibility of salary increases for individuals, and the title of master and doctor is more valued in the Teaching occupation than in the Other Professions Wages rise with each year of experience, and these gains show decreasing returns Being male and white result in increases in the probability of wage returns relative to women and nonwhites Working in the formal and public sector, as well as in the Federal District, will bring to the postgraduate individuals chances of greater gains There is evidence of occupational segmentation in the labor market for postgraduates, sanctioning the theory of segmentation in the country The largest wage differentials and segmentation occur between Teachers and Other Professionals of Science and the Arts (PCA's) and the lowest among Professors and Other Professions Gender and color wage differences and discrimination exist, as the Discrimination theory puts it, in the labor market in all the cuts studied, but they are smaller among teachers and postgraduates masters and doctors All the evidence provides an understanding of the job market for postgraduates and helps in the establishment of policies directed to the teaching and non-teaching market in BrazilSouza, Solange de Cassia Inforzato de [Orientador]Maia, KatyCunha, Marina Silva daPaiva, Vanessa Fortunato de2024-05-01T12:13:19Z2024-05-01T12:13:19Z2019.0026.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10007porMestradoEconomia RegionalCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Economia RegionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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