Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanaca, Jozélia Jane Corrente
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11799
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta um estudo das práticas pedagógicas com televisão no contexto da recepção de alunos Objetiva investigar como o discurso e as imagens da televisão são trabalhados por professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental Esse também verifica a recepção da televisão por parte de alunos dessa realidade Através de uma pesquisa de campo com alunos e professores de três quartas-séries, duas de escolas da Rede Pública Municipal e uma da Rede Privada de Ensino, na cidade de Londrina – PR, realiza-se um estudo comparativo por amostragem das práticas pedagógicas e da recepção da televisão Entrevistas com os professores e questionários com os alunos, das séries indicadas, foram utilizados como instrumentos de pesquisa Os dados coletados, associados ao referencial bibliográfico investigado, mostram as práticas com a televisão, as concepções de professores sobre os processos de comunicação e educação estabelecidos pela televisão e pela escola e influências da televisão na vida de alunos A Análise de processos de formação de professores, no contexto desta pesquisa, revela experiências com a perspectiva de leitura crítica da mídia, na vertente culturalista, segundo conceitos desenvolvidos pelo campo de estudo e trabalho voltado para a inter-relação das áreas de Educação e Comunicação, denominado Educomunicação
id UEL_f4641f739b115a9003c910b9232ce1ef
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11799
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de LondrinaAprendizagemRecursos audiovisuaisEnsino audiovisualTelevisão na educaçãoAudio-visual materialsAudio-visual educationTelevision in educationLearningResumo: Este trabalho apresenta um estudo das práticas pedagógicas com televisão no contexto da recepção de alunos Objetiva investigar como o discurso e as imagens da televisão são trabalhados por professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental Esse também verifica a recepção da televisão por parte de alunos dessa realidade Através de uma pesquisa de campo com alunos e professores de três quartas-séries, duas de escolas da Rede Pública Municipal e uma da Rede Privada de Ensino, na cidade de Londrina – PR, realiza-se um estudo comparativo por amostragem das práticas pedagógicas e da recepção da televisão Entrevistas com os professores e questionários com os alunos, das séries indicadas, foram utilizados como instrumentos de pesquisa Os dados coletados, associados ao referencial bibliográfico investigado, mostram as práticas com a televisão, as concepções de professores sobre os processos de comunicação e educação estabelecidos pela televisão e pela escola e influências da televisão na vida de alunos A Análise de processos de formação de professores, no contexto desta pesquisa, revela experiências com a perspectiva de leitura crítica da mídia, na vertente culturalista, segundo conceitos desenvolvidos pelo campo de estudo e trabalho voltado para a inter-relação das áreas de Educação e Comunicação, denominado EducomunicaçãoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This monograph presents a study about educational practices with television, in the context of student´s reception It aims to investigate how the speech and the images of television are worked by teachers from first until fourth grade of Elementary School It also checks the reception of television by students from this reality Through a field research in three classrooms of fourth grade, two of them from Public Schools and one from Private school, in the city of Londrina – PR, it was developed a comparative study about educational practices and reception of television Interviews with teachers and questionnaires with students, from these grades, were used as research’s instruments The information collected and the bibliographic references shows experiences with television, teacher’s conceptions about communication and education processes established by television and by school, as well the influences of television on student´s daily routine The Analyses of processes of Teacher Training Courses with television, in the context of this research, shows experiences that consider the area of education to critical reception of media, in the cultural vertent, according to the concepts developed by a field of study and work devoted to the interaction of the areas of Education and Communication, appointed as EducomunicationBarros, Eduardo Judas [Orientador]Soares, Ismar de OliveiraMiranda, Marília Faria deZancanaro, LourençoTanaca, Jozélia Jane Corrente2024-05-01T13:45:22Z2024-05-01T13:45:22Z2006.0025.05.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11799porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:36Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina
title Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina
spellingShingle Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina
Tanaca, Jozélia Jane Corrente
Aprendizagem
Recursos audiovisuais
Ensino audiovisual
Televisão na educação
Audio-visual materials
Audio-visual education
Television in education
Learning
title_short Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina
title_full Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina
title_fullStr Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina
title_full_unstemmed Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina
title_sort Educação para mídia televisiva : prática de professores no contexto da recepção de alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de Londrina
author Tanaca, Jozélia Jane Corrente
author_facet Tanaca, Jozélia Jane Corrente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Eduardo Judas [Orientador]
Soares, Ismar de Oliveira
Miranda, Marília Faria de
Zancanaro, Lourenço
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanaca, Jozélia Jane Corrente
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Recursos audiovisuais
Ensino audiovisual
Televisão na educação
Audio-visual materials
Audio-visual education
Television in education
Learning
topic Aprendizagem
Recursos audiovisuais
Ensino audiovisual
Televisão na educação
Audio-visual materials
Audio-visual education
Television in education
Learning
description Resumo: Este trabalho apresenta um estudo das práticas pedagógicas com televisão no contexto da recepção de alunos Objetiva investigar como o discurso e as imagens da televisão são trabalhados por professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental Esse também verifica a recepção da televisão por parte de alunos dessa realidade Através de uma pesquisa de campo com alunos e professores de três quartas-séries, duas de escolas da Rede Pública Municipal e uma da Rede Privada de Ensino, na cidade de Londrina – PR, realiza-se um estudo comparativo por amostragem das práticas pedagógicas e da recepção da televisão Entrevistas com os professores e questionários com os alunos, das séries indicadas, foram utilizados como instrumentos de pesquisa Os dados coletados, associados ao referencial bibliográfico investigado, mostram as práticas com a televisão, as concepções de professores sobre os processos de comunicação e educação estabelecidos pela televisão e pela escola e influências da televisão na vida de alunos A Análise de processos de formação de professores, no contexto desta pesquisa, revela experiências com a perspectiva de leitura crítica da mídia, na vertente culturalista, segundo conceitos desenvolvidos pelo campo de estudo e trabalho voltado para a inter-relação das áreas de Educação e Comunicação, denominado Educomunicação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2006.00
2024-05-01T13:45:22Z
2024-05-01T13:45:22Z
25.05.2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11799
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823241376628736