Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7774 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Gonçalves Balan |
id |
UEM-10_50866fd836d82af03e4e02de4eb42b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/7774 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu abertoAmbiente pedagógicoPráticas educativas - Ensino fundamentalAgroecologiaPermacultura631.584Ciências AgráriasAgronomiaOrientador: Prof. Dr. Marcelo Gonçalves BalanCoorientador: Prof. Dr. Arney Eduardo do Amaral EckerDissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022RESUMO: A sociedade contemporânea diversificou o conceito de educação e as práticas educativas, esse procedimento permitiu a ampliação das ações pedagógicas nas mais diferentes esferas sociais. Assim surgiram novas expectativas quanto ao conhecimento adquirido, recaindo sobre o ambiente escolar o papel de criar novos caminhos para a aquisição do saber sistematizado. Nesse sentido é necessário ao educador conhecer as funções que cada espaço escolar pode exercer no desenvolvimento de seus alunos, para que ele possa maximizar sua ação pedagógica. No cenário mundial, a escola vivenciou um momento único com o retorno das aulas presencias, após o isolamento social ocasionado pela Pandemia de COVID-19, o qual deflagrou inúmeras mudanças na organização escolar, na saúde mental, na interação da sociedade contemporânea, um dos fenômenos mais significativos tem sido a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas. Em consequência desse fenômeno, o ambiente pedagógico vem assumindo novos papeis tanto no exterior como no interior do espaço escolar e no convívio social de todos envolvidos. Toda a comunidade escolar sofreu mudanças irrevogáveis e, por isso, foi imprescindível repensar novas formas de organização metodológicas que resgate o convívio social num ambiente saudável em equilíbrio, que pode ser proporcionado nas aulas ao ar livre e que permitem construir novas relações com o conhecimento, com o outro e com o meio ambiente. O objetivo principal, que sustentou esta proposta de estudo, foi o de analisar e identificar o papel que os espaços externos à sala de aula (jardins, hortas, pátios descobertos) podem assumir na aprendizagem quando são utilizados como ambientes pedagógicos. A proposta metodológica baseou-se em pesquisas bibliográficas que envolvem o estado da arte do assunto. Para isso, utilizou-se o método de abordagem qualitativo a fim de construir uma análise interpretativa dos conceitos de Agroecologia e de Permacultura e suas prováveis implicações no ambiente escolar. Vale ressaltar que este trabalho procurou apontar que os espaços escolares externos à sala de aula podem se tornar ambientes pedagógicos, pois permitem aos alunos contextualizar todo o conhecimento científico e prático, adquirido no ambiente escolar, bem como, compreenderem que o ser humano faz parte de um ecossistema vivo que necessita que todas as partes coexistam com segurança, pois a morte de um pode influenciar na sobrevivência de todos. Ao final deste estudo será apresentado um projeto de oficinas a fim de serem desenvolvidos com alunos do Ensino Fundamental, anos finaisABSTRACT: The contemporary society diversified the concept of education and the educationals practices, this proceeding allowed the amplification of pedagogic actions in the most differents socials fields. Therefore, new expectations arised in therms of adquired knowlledge, falling on the school ambience the role to create new ways to adquire the systematized knowllegde. Thus it is necessary for the educator to know the functions that each school space can exercise on your students' development, so he can maximisize your pedagogic action. In the world scnery, school lived an exclusive moment with the return of presencials classes, after the social isolation caused by COVID-19's pandemic, wich unleashed inumerous changes on the school organization, mental health, contemporary society's interaction, and one of the most significant phenomenom has been the ampliation of the concept about education and the educational actyvities' diversification. As a result of this phenomenom, the pedagogic ambience has been assuming new roles in the outdoor as the indoor of space and social conviviality of the people involved. The hole school community suffered irrevocable changes and that is why it was essencial to revise new forms of metodological organizations that can rescue the social conviviality in a health ambience in equilibrium, that can be proportionized in outdoor classes and allow to build new relations with the knowlledge, others and the environment. The main goal, that sustainned this research proposal, was anylise and indentify the role that the outdoor spaces of classroom (gardens, vegetable gardens, uncovered patios) can have on learning when used as pedagogic ambiences. The metodological proposal was based in bibliographyc researchs that involve the topic state of art, for this, it was used the qualitative approach method to construct an interpretative analysis of Permaculture and Agroecology's concepts and their probable implications on the school ambience. This research tried to point that outdoor of classroom school spaces can be pedagogic ambiences as they allow the students to contextualize all the scientific and practical knowledge, acquired in the school ambience, as they can comprehend that the human makes part of a living ecosystem that needs all the parts to coexist with safety, because the death of one can influence in the survival of everyone. On the end of this research it will be presented a workshop project to be desenvolved with elementary school students, last years[11]97 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de AgronomiaPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado ProfissionalMaringá, PRCentro de Ciências AgráriasBalan, Marcelo GonçalvesEcker, Arney Eduardo do AmaralNeves, Andréa Florindo dasOliveira, Alessandra Cristina de2024-11-05T21:26:40Z2024-11-05T21:26:40Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Alessandra Cristina de. Ambiente escolar: agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto. 2022. [11]97 f. Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7774info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-11-05T21:32:50Zoai:localhost:1/7774Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-11-05T21:32:50Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto |
title |
Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto |
spellingShingle |
Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto Oliveira, Alessandra Cristina de Ambiente pedagógico Práticas educativas - Ensino fundamental Agroecologia Permacultura 631.584 Ciências Agrárias Agronomia |
title_short |
Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto |
title_full |
Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto |
title_fullStr |
Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto |
title_full_unstemmed |
Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto |
title_sort |
Ambiente escolar : agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto |
author |
Oliveira, Alessandra Cristina de |
author_facet |
Oliveira, Alessandra Cristina de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balan, Marcelo Gonçalves Ecker, Arney Eduardo do Amaral Neves, Andréa Florindo das |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alessandra Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente pedagógico Práticas educativas - Ensino fundamental Agroecologia Permacultura 631.584 Ciências Agrárias Agronomia |
topic |
Ambiente pedagógico Práticas educativas - Ensino fundamental Agroecologia Permacultura 631.584 Ciências Agrárias Agronomia |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Gonçalves Balan |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-11-05T21:26:40Z 2024-11-05T21:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Alessandra Cristina de. Ambiente escolar: agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto. 2022. [11]97 f. Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7774 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Alessandra Cristina de. Ambiente escolar: agroecologia e permacultura, construindo ambientes pedagógicos em salas de aula a céu aberto. 2022. [11]97 f. Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Departamento de Agronomia Programa de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional Maringá, PR Centro de Ciências Agrárias |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Departamento de Agronomia Programa de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional Maringá, PR Centro de Ciências Agrárias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823429680396500992 |