O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Rozenilda Luz Oliveira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5445
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
id UEM-10_467cd84544775411004116a6793fe4ee
oai_identifier_str oai:localhost:1/5445
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressõesHistória da computaçãoMulheres na ciênciaMaterialismo histórico - Dialético501Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Ourides Santin FilhoCoorientador: Prof.ª Dr.ª Neide Maria Michellan KiouranisTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019Resumo: O presente trabalho busca responder a seguinte questão: Como o desenvolvimento da ciência da computação e a participação das mulheres no desenvolvimento dessa ciência influenciou projetos escolares no Brasil? O objetivo da pesquisa foi o de investigar alguns aspectos que evidenciam a presença feminina na constituição da própria história da computação. Também iremos refletir sobre questões sociais, culturais e econômicas da atuação da mulher na ciência da computação e como ficou o papel da escola em relação ao ensino da ciência da computação para as meninas. Para tanto, apresentamos aqui importantes reflexões sobre a participação das mulheres na história da ciência e da ciência da computação. Analisamos também o papel da UNESCO nas definições de ações e estratégias para o ingresso das mulheres na ciência e dialogamos sobre o "silenciamento" do trabalho das mulheres na computação. Utilizamos como referencial de análise o materialismo histórico dialético de Karl Marx, demonstrando que as ações institucionais desenvolvidas ao redor do mundo no sentido de tentar "inserir" a mulher dentro do processo de produção de conhecimento não tem feito mais do que reproduzir um modelo excludente que já se enraizou na sociedadeAbstract: This research aims to answer the following question: How does the development of computer science and women's participation in the development of this Science influence educational projects in Brazilian schools? The object of this research was to explore aspects that underline women's presence in building the history of computing. The paper also offers a reflection on social, cultural and economic issues in relation to women's performance in computer science and the role of schools in relation to teaching computer science to girls. For this purpose, important considerations on the participation of women in the history of science and in computer science were made. The role of UNESCO (The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) in the definition of actions and strategies for the inclusion of women in science and, the "silence" surrounding women's work in computer science, were also analysed. Karl Marx's historical dialectic materialism was employed as a reference in order to demonstrate that the institutional actions developed around the world to try and integrate women in the production of the knowledge process has not done more than reproduce an excluding model that is already deeply ingrained in societySantin Filho, OuridesMoura, Roseli Alves deCarneiro, Marcelo CarboneBatista, Michel CorciFranco, Valdeni Soliani, 1957-Universidade Estadual de MaringáCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMatos, Rozenilda Luz Oliveira de2019-09-10T20:52:04Z2019-09-10T20:52:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis175 p. : il. (algumas color.).application/pdfMATOS, Rozenilda Luz Oliveira de. O ensino da computação para as meninas: uma trajetória de silêncios e transgressões. 2019. 175 p. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5445info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-09-10T20:55:50Zoai:localhost:1/5445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:55:50Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões
title O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões
spellingShingle O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões
Matos, Rozenilda Luz Oliveira de
História da computação
Mulheres na ciência
Materialismo histórico - Dialético
501
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões
title_full O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões
title_fullStr O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões
title_full_unstemmed O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões
title_sort O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões
author Matos, Rozenilda Luz Oliveira de
author_facet Matos, Rozenilda Luz Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santin Filho, Ourides
Moura, Roseli Alves de
Carneiro, Marcelo Carbone
Batista, Michel Corci
Franco, Valdeni Soliani, 1957-
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Rozenilda Luz Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv História da computação
Mulheres na ciência
Materialismo histórico - Dialético
501
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic História da computação
Mulheres na ciência
Materialismo histórico - Dialético
501
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-10T20:52:04Z
2019-09-10T20:52:04Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Rozenilda Luz Oliveira de. O ensino da computação para as meninas: uma trajetória de silêncios e transgressões. 2019. 175 p. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5445
identifier_str_mv MATOS, Rozenilda Luz Oliveira de. O ensino da computação para as meninas: uma trajetória de silêncios e transgressões. 2019. 175 p. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792353780358971392