Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6746 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiol |
id |
UEM-10_9cd4cfe1f39d2c7ab578d9fcc628404d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/6746 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwaresSoftware educacionalMatemática - Estudo e ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoJogos educativos510.7Orientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli FerraiolDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019Este trabalho é um estudo sobre o uso de recursos computacionais no ensino de matemática no Ensino Médio. A relevância deste estudo está em mostrar como estão sendo introduzidas as novas tecnologias nos livros didáticos de matemática aprovados pelo Ministério da Educação - MEC e discutir se o uso correto do computador pode trazer melhorias para o ensino. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada através de análises de dois livros didáticos do Ensino Médio, tendo como principal apoio teórico Giraldo, Caetano e Mattos (2012). Constatou-se que as atividades propostas com o uso de softwares estão abaixo das expectativas quanto ao potencial das ferramentas usadas. Entretanto, percebemos que, mesmo partindo das propostas dos livros didáticos, é possível pensar nas atividades dando-lhes uma forma mais ampla, inserindo novos problemas e cenários de investigação onde as ferramentas tecnológicas são realmente importantesThis work is a study about the use of computational resources in the teaching of mathematics in High School. The relevance of this study is to show how new technologies are being introduced in mathematics textbooks approved by the Ministry of Education (MEC) and to discuss if the correct use of the computer can bring improvements to teaching. The research has a qualitative character and it was carried out through analyzes of two high school textbooks, having as main theoretical support Giraldo, Caetano and Mattos (2012). It was verified that the activities proposed with the use of softwares are below the expectations regarding the potential of the tools used. However, we realize that even starting from the textbook proposals, it is possible to think of the activities giving them a broader form, inserting new problems and research scenarios where the technological tools are really importantPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)Ferraiol, Thiago FanelliDantas, SérgioCastelani, Emerson VitorUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATOliveira, José Alves de2022-07-26T19:41:27Z2022-07-26T19:41:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis84 p. : il., color.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6746porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-26T19:55:44Zoai:localhost:1/6746Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:42.833311Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares |
title |
Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares |
spellingShingle |
Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares Oliveira, José Alves de Software educacional Matemática - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento Jogos educativos 510.7 |
title_short |
Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares |
title_full |
Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares |
title_fullStr |
Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares |
title_full_unstemmed |
Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares |
title_sort |
Análise e proposta de atividades para o ensino médio com o uso de softwares |
author |
Oliveira, José Alves de |
author_facet |
Oliveira, José Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraiol, Thiago Fanelli Dantas, Sérgio Castelani, Emerson Vitor Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educacional Matemática - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento Jogos educativos 510.7 |
topic |
Software educacional Matemática - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento Jogos educativos 510.7 |
description |
Orientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiol |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-07-26T19:41:27Z 2022-07-26T19:41:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6746 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
84 p. : il., color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841440766033920 |