Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hidalgo, Maycon Raul
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5638
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
id UEM-10_c0e198e95b6e4140a8a99f88c7f104dc
oai_identifier_str oai:localhost:1/5638
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidadesFormação de professores - Ensino de ciênciasFormação de professores - História e filosofia da ciência (HFC)Ciências - História507.08Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini JúniorDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática )--Universidade Estadual de Maringá, 2015Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo identificar as contribuições que a inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) pode proporcionar à formação de professores de Ciências e Biologia. Considerando os pressupostos da Alfabetização Científica e suas dimensões relacionadas com a HFC, o estudo trata das relações internas, externas, ontológicas e epistemológicas dos conceitos científicos, admitindo a HFC como uma ferramenta de apoio ao professor que possibilita a integração do conhecimento. Nesta perspectiva, constituímos um grupo de trabalho com 16 estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade pública do Estado do Paraná, no qual discutimos as possibilidades e dificuldades de se utilizar a HFC como ferramenta de ensino, na Educação Básica. Nossos resultados apontam diversas dificuldades nesta inserção, em especial as que se relacionam à insegurança dos estudantes em adotar nas aulas o enfoque HFC. Neste sentido, os licenciandos demonstraram oscilações argumentativas entre o como e o porquê da inserção da HFC no Ensino de Ciências. Contudo, as possibilidades também foram apresentadas, de modo que apontaram a viabilidade de solucionar, ou ao menos contornar, as dificuldades por meio de debates e atividades oriundas da inserção da HFC no Ensino Superior, diminuindo assim as oscilações argumentativas dos licenciandos. Portanto, as contribuições da HFC à formação inicial foram configuradas, considerando estes aspectos integrados às dimensões do ato educativo em um processo de reflexão sobre a própria prática docente, bem como sobre a Natureza da CiênciaAbstract: This study aims identify how the insertion of history and Philosophy Science (HPS) can contribute to training of Science and biology teachers. Considering the assumptions of scientific literacy and its dimensions related with HPS. The study deals about internal, external, ontological and epistemological relations of scientific concepts, admitting HPS as a support tool to the teacher that the enable integrations of knowledge. In this way, we set up a study group with 16 students of a Biological Science Degree at a public University of Paraná, which we discuss the possibilities and difficulties about using the HPS as a teacher tool in basic education. Our results point of many difficulties in this insertion, especially those related with the insecurity of the students, on adopt HPS in class. In this sense, the undergraduates showed argumentative oscillations between the how and why they should insert the HPS in the science teaching. However, the possibilities also was pointed of, presenting feasibility of solving, or at least work around, the difficulties through discussions and activities derived of the insertion HPS in the initial training of teachers, thus diminishing the argumentative oscillations from the undergraduates. Therefore, the contributions of the HPS to initial training were configured, considering this aspects integrated the dimensions of educational act in a process of reflection on one’s own teaching practice, and about the Nature of ScienceLorencini Júnior, ÁlvaroObara, Ana TiyomiAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deUniversidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaHidalgo, Maycon Raul2019-11-06T16:12:24Z2019-11-06T16:12:24Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis216 f. : il. (algumas color.).application/pdfHIDALGO, Maycon Raul. Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia: limites e possibilidades. 2015. 216 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática )--Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5638info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-11-06T16:14:39Zoai:localhost:1/5638Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:45.817128Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidades
title Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidades
spellingShingle Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidades
Hidalgo, Maycon Raul
Formação de professores - Ensino de ciências
Formação de professores - História e filosofia da ciência (HFC)
Ciências - História
507.08
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidades
title_full Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidades
title_fullStr Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidades
title_full_unstemmed Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidades
title_sort Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia : limites e possibilidades
author Hidalgo, Maycon Raul
author_facet Hidalgo, Maycon Raul
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorencini Júnior, Álvaro
Obara, Ana Tiyomi
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Hidalgo, Maycon Raul
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Ensino de ciências
Formação de professores - História e filosofia da ciência (HFC)
Ciências - História
507.08
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Formação de professores - Ensino de ciências
Formação de professores - História e filosofia da ciência (HFC)
Ciências - História
507.08
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-11-06T16:12:24Z
2019-11-06T16:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HIDALGO, Maycon Raul. Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia: limites e possibilidades. 2015. 216 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática )--Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5638
identifier_str_mv HIDALGO, Maycon Raul. Contribuições da história e filosofia da ciência para a formação inicial de professores de ciências e biologia: limites e possibilidades. 2015. 216 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática )--Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 f. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841430701801472