Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberton, Paulo Weslei
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
id UEM-10_dbeda06b63f7b6495b0253a168eb38b3
oai_identifier_str oai:localhost:1/6333
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didáticaEngenharia didáticaEnsino de cônicasLeis de Kepler510.7Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira BarrosDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Cônicas para o terceiro ano do Ensino Médio. A dissertação inicia-se com uma revisão de literatura de conceitos básicos para o estudo de Seções Cônicas, após mostra-se definições das seções sobre Elipses e Hipérboles, e também, um breve histórico sobre astronomia e deduções das Leis de Kepler. O referencial adotado na fundamentação teórica é a Engenharia Didática buscando uma interdisciplinaridade entre a Física e a Matemática. A sequência inicia-se com a reiteração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as Leis de Kepler. Após a discussão sobre estes conceitos iniciais, propõe-se que os alunos realizem um estudo sobre Cônicas, em particular Elipses e Hipérboles. O recurso didático adotado para a resolução das atividades é o software GeoGebra. O planejamento da sequência didática foi feito para aplicação em três encontros: o primeiro para levantar os conhecimentos prévios sobre as Leis de Kepler e introdução do conceito de Cônicas; o segundo com a definição de Elipse e construções; o terceiro com a definição de Hipérbole e construções.The present research aimed at developing a didactic sequence for teaching Conics to students in the third grade of high school. The dissertation begins with a review of literature of basic concepts for the study of Conic Sections, then it shows definitions of the sections on Ellipses and Hyperbolas, and also a brief history of astronomy and deductions from Kepler's Laws. The referential adopted in the theoretical foundation is Didactic Engineering seeking an interdisciplinary approach between Physics and Mathematics. The sequence begins with a reiteration of the students' prior knowledge about Kepler's Laws. After discussing these initial concepts, it is proposed that students conduct a study on Conics, in particular Ellipses and Hyperbolas. The didactic resource used to solve the activities is the software GeoGebra. The didactic sequence planning was done for application in three meetings: the first to raise the previous knowledge about Kepler's Laws and introduction of the concept of conics; the second with the definition of Ellipse and constructions; the third with the definition of hyperbola and constructions.Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)Centro de Ciências ExatasBarros, Rui Marcos de OliveiraUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATAlberton, Paulo Weslei2022-01-26T18:23:14Z2022-01-26T18:23:14Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisca117 f. : il., color.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-02T17:43:21Zoai:localhost:1/6333Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:18.841123Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
title Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
spellingShingle Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
Alberton, Paulo Weslei
Engenharia didática
Ensino de cônicas
Leis de Kepler
510.7
title_short Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
title_full Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
title_fullStr Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
title_full_unstemmed Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
title_sort Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
author Alberton, Paulo Weslei
author_facet Alberton, Paulo Weslei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Rui Marcos de Oliveira
Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberton, Paulo Weslei
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia didática
Ensino de cônicas
Leis de Kepler
510.7
topic Engenharia didática
Ensino de cônicas
Leis de Kepler
510.7
description Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-26T18:23:14Z
2022-01-26T18:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ca117 f. : il., color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841436939780096