Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros |
id |
UEM-10_dbeda06b63f7b6495b0253a168eb38b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/6333 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didáticaEngenharia didáticaEnsino de cônicasLeis de Kepler510.7Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira BarrosDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Cônicas para o terceiro ano do Ensino Médio. A dissertação inicia-se com uma revisão de literatura de conceitos básicos para o estudo de Seções Cônicas, após mostra-se definições das seções sobre Elipses e Hipérboles, e também, um breve histórico sobre astronomia e deduções das Leis de Kepler. O referencial adotado na fundamentação teórica é a Engenharia Didática buscando uma interdisciplinaridade entre a Física e a Matemática. A sequência inicia-se com a reiteração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as Leis de Kepler. Após a discussão sobre estes conceitos iniciais, propõe-se que os alunos realizem um estudo sobre Cônicas, em particular Elipses e Hipérboles. O recurso didático adotado para a resolução das atividades é o software GeoGebra. O planejamento da sequência didática foi feito para aplicação em três encontros: o primeiro para levantar os conhecimentos prévios sobre as Leis de Kepler e introdução do conceito de Cônicas; o segundo com a definição de Elipse e construções; o terceiro com a definição de Hipérbole e construções.The present research aimed at developing a didactic sequence for teaching Conics to students in the third grade of high school. The dissertation begins with a review of literature of basic concepts for the study of Conic Sections, then it shows definitions of the sections on Ellipses and Hyperbolas, and also a brief history of astronomy and deductions from Kepler's Laws. The referential adopted in the theoretical foundation is Didactic Engineering seeking an interdisciplinary approach between Physics and Mathematics. The sequence begins with a reiteration of the students' prior knowledge about Kepler's Laws. After discussing these initial concepts, it is proposed that students conduct a study on Conics, in particular Ellipses and Hyperbolas. The didactic resource used to solve the activities is the software GeoGebra. The didactic sequence planning was done for application in three meetings: the first to raise the previous knowledge about Kepler's Laws and introduction of the concept of conics; the second with the definition of Ellipse and constructions; the third with the definition of hyperbola and constructions.Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)Centro de Ciências ExatasBarros, Rui Marcos de OliveiraUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATAlberton, Paulo Weslei2022-01-26T18:23:14Z2022-01-26T18:23:14Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisca117 f. : il., color.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-02T17:43:21Zoai:localhost:1/6333Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:18.841123Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática |
title |
Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática |
spellingShingle |
Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática Alberton, Paulo Weslei Engenharia didática Ensino de cônicas Leis de Kepler 510.7 |
title_short |
Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática |
title_full |
Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática |
title_fullStr |
Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática |
title_full_unstemmed |
Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática |
title_sort |
Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática |
author |
Alberton, Paulo Weslei |
author_facet |
Alberton, Paulo Weslei |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Rui Marcos de Oliveira Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberton, Paulo Weslei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia didática Ensino de cônicas Leis de Kepler 510.7 |
topic |
Engenharia didática Ensino de cônicas Leis de Kepler 510.7 |
description |
Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-01-26T18:23:14Z 2022-01-26T18:23:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ca117 f. : il., color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841436939780096 |