Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Flávia de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes Wielewicki
id UEM-10_ef0bf94d9ae22364a63f1f47e0783905
oai_identifier_str oai:localhost:1/6970
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básicoMultimodalidadesLíngua inglesa - AprendizagemMultiletramentoEducação pluralista420.7Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes WielewickiDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018O presente trabalho parte da pressuposição de que as instituições escolares valorizam a escrita em detrimento de outras linguagens. Por esse motivo, elaboramos propostas de atividades compostas pelo livro Animal Farm (ORWELL, 1945) e pelo filme também intitulado Animal Farm (produzido por Halas e Batchelor 1956) pautadas em conceitos como letramentos (SOARES, 2005; 2012 e KLEIMAN, 1995), multimodalidades (KRESS, 2000) e educação pluralista (COPE e KALANTZIS, 2000). A pesquisa focou-se no desenvolvimento de atividades de ensino de língua inglesa para brasileiros por meio de uma abordagem multimodal. Ao longo das discussões, o conceito de adaptação (HUTCHEON, 2011) também foi abordado, uma vez que o filme - que é o principal objeto de uso nas atividades propostas - é uma adaptação do livro. A partir de propostas com base em uma abordagem multimodal, o foco das atividades deixa de recair apenas sobre a linguagem escrita e passa também a considerar atividades com canções, desenhos, ilustrações e expressões corporais. O objetivo, portanto, foi o de propor atividades em que a língua inglesa é trabalhada em sala de aula com estudantes dos anos finais do ensino fundamental ou iniciais do ensino médio. Durante nossas propostas de atividades, também consideramos as diretrizes nacionais para elaborar atividades que fossem ao encontro das orientações aconselhadas pelos documentos oficiaisThis work is based on the assumption that scholar institutions value the written way of expressing more than other languages. Because of this, we elaborate some activities proposal which are composed by the book Animal Farm (ORWELL, 1945) and by the movie also entitled Animal Farm, produced by Halas and Batchelor (1956). We do so guided by concepts as literacy (SOARES, 2005; 2012and KLEIMAN, 1995), multimodalities (KRESS, 2000) and pluralism (COPE & KALANTZIS, 2000). The research focused on the development of activities to teach English as a foreign language for Brazilians using the multimodal approach. During the discussions, the concept of adaptation (HUTCHEON, 2011) was also explored, since the movie - which is the main object in the activities proposed - is a book adaptation. Stemming from proposals based on a multimodal approach, the focus of the activities is not only on the written language anymore, the focus is also on activities with songs, drawings, illustrations and body expressions. Our goal was proposing activities in which the English language could be worked at schools with students from the beginning of the high school and from the ending of the fundamental school. During the activities proposed, we also considered the national directions for basic education in Brazil, so we could think about activities which were able to fit in the guidelines proposed by the official documentsWielewicki, Vera Helena GomesMarins, Líliam CristinaBenfatti, Flavia Andrea RodriguesUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em LetrasOliveira, Ana Flávia de2022-12-12T20:31:20Z2022-12-12T20:31:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis76 f. : il. color.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-12T20:31:20Zoai:localhost:1/6970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:54.201141Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico
title Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico
spellingShingle Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico
Oliveira, Ana Flávia de
Multimodalidades
Língua inglesa - Aprendizagem
Multiletramento
Educação pluralista
420.7
title_short Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico
title_full Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico
title_fullStr Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico
title_full_unstemmed Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico
title_sort Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico
author Oliveira, Ana Flávia de
author_facet Oliveira, Ana Flávia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wielewicki, Vera Helena Gomes
Marins, Líliam Cristina
Benfatti, Flavia Andrea Rodrigues
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Flávia de
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidades
Língua inglesa - Aprendizagem
Multiletramento
Educação pluralista
420.7
topic Multimodalidades
Língua inglesa - Aprendizagem
Multiletramento
Educação pluralista
420.7
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes Wielewicki
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-12-12T20:31:20Z
2022-12-12T20:31:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76 f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841443181953024