Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes Wielewicki |
id |
UEM-10_ef0bf94d9ae22364a63f1f47e0783905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/6970 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básicoMultimodalidadesLíngua inglesa - AprendizagemMultiletramentoEducação pluralista420.7Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes WielewickiDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018O presente trabalho parte da pressuposição de que as instituições escolares valorizam a escrita em detrimento de outras linguagens. Por esse motivo, elaboramos propostas de atividades compostas pelo livro Animal Farm (ORWELL, 1945) e pelo filme também intitulado Animal Farm (produzido por Halas e Batchelor 1956) pautadas em conceitos como letramentos (SOARES, 2005; 2012 e KLEIMAN, 1995), multimodalidades (KRESS, 2000) e educação pluralista (COPE e KALANTZIS, 2000). A pesquisa focou-se no desenvolvimento de atividades de ensino de língua inglesa para brasileiros por meio de uma abordagem multimodal. Ao longo das discussões, o conceito de adaptação (HUTCHEON, 2011) também foi abordado, uma vez que o filme - que é o principal objeto de uso nas atividades propostas - é uma adaptação do livro. A partir de propostas com base em uma abordagem multimodal, o foco das atividades deixa de recair apenas sobre a linguagem escrita e passa também a considerar atividades com canções, desenhos, ilustrações e expressões corporais. O objetivo, portanto, foi o de propor atividades em que a língua inglesa é trabalhada em sala de aula com estudantes dos anos finais do ensino fundamental ou iniciais do ensino médio. Durante nossas propostas de atividades, também consideramos as diretrizes nacionais para elaborar atividades que fossem ao encontro das orientações aconselhadas pelos documentos oficiaisThis work is based on the assumption that scholar institutions value the written way of expressing more than other languages. Because of this, we elaborate some activities proposal which are composed by the book Animal Farm (ORWELL, 1945) and by the movie also entitled Animal Farm, produced by Halas and Batchelor (1956). We do so guided by concepts as literacy (SOARES, 2005; 2012and KLEIMAN, 1995), multimodalities (KRESS, 2000) and pluralism (COPE & KALANTZIS, 2000). The research focused on the development of activities to teach English as a foreign language for Brazilians using the multimodal approach. During the discussions, the concept of adaptation (HUTCHEON, 2011) was also explored, since the movie - which is the main object in the activities proposed - is a book adaptation. Stemming from proposals based on a multimodal approach, the focus of the activities is not only on the written language anymore, the focus is also on activities with songs, drawings, illustrations and body expressions. Our goal was proposing activities in which the English language could be worked at schools with students from the beginning of the high school and from the ending of the fundamental school. During the activities proposed, we also considered the national directions for basic education in Brazil, so we could think about activities which were able to fit in the guidelines proposed by the official documentsWielewicki, Vera Helena GomesMarins, Líliam CristinaBenfatti, Flavia Andrea RodriguesUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em LetrasOliveira, Ana Flávia de2022-12-12T20:31:20Z2022-12-12T20:31:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis76 f. : il. color.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-12T20:31:20Zoai:localhost:1/6970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:54.201141Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico |
title |
Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico |
spellingShingle |
Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico Oliveira, Ana Flávia de Multimodalidades Língua inglesa - Aprendizagem Multiletramento Educação pluralista 420.7 |
title_short |
Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico |
title_full |
Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico |
title_fullStr |
Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico |
title_full_unstemmed |
Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico |
title_sort |
Propostas de atividades de língua inglesa a partir de uma abordagem multimodal de animal farm para o ensino básico |
author |
Oliveira, Ana Flávia de |
author_facet |
Oliveira, Ana Flávia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wielewicki, Vera Helena Gomes Marins, Líliam Cristina Benfatti, Flavia Andrea Rodrigues Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Flávia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidades Língua inglesa - Aprendizagem Multiletramento Educação pluralista 420.7 |
topic |
Multimodalidades Língua inglesa - Aprendizagem Multiletramento Educação pluralista 420.7 |
description |
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes Wielewicki |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-12-12T20:31:20Z 2022-12-12T20:31:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
76 f. : il. color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841443181953024 |