A DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL: A RELAÇÃO COM O OBJETO DE ESTUDO DO CAMPO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim Rosa, Gregory Luis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45385
Resumo: Este ensaio se dedica à apreciação do campo da Política Educacional. Tomando as recentes discussões sobre a constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil, situa o espaço da disciplina Política Educacional no campo. Ainda nesse sentido, com base nos estudos desenvolvidos por Tello (2015), Souza (2016) e Mainardes (2018), contextualiza a disciplina Política Educacional como espaço que permite abordar o Estado como objeto de estudo da Política Educacional a partir dos estudos de Antônio Gramsci, proporcionando aos pesquisadores em formação, apreenderem o que se estuda em Política Educacional na atualidade. Conclui evidenciando que a disciplina contribui com a formação dos pesquisadores em políticas educacionais, apontando a necessidade de maiores pesquisas sobre o campo e os objetos de pesquisa, possibilitando a expansão e consolidação do campo da Política Educacional.
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