A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467 |
Resumo: | Este artigo resulta de trabalho de conclusão do curso licenciatura em pedagogia e tem como objetivo investigar, analisar e discutir alguns conceitos e fundamentações da contação de histórias no âmbito da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto da sua condição como arte e de sua relevância no cumprimento da função social que cria e recria representações, as quais, por sua vez, referenciam o exercício de ser, estar, pensar e transformar o mundo para um público com pouca experiência de vida. Para tanto, este estudo apoia-se na fartura teórica de estudiosos da imaginação, nas contribuições pedagógicas de professores contadores de histórias e nas investigações de Vigotski sobre a imaginação criadora da criança, compreendendo a emergência de referendá-la como uma característica humana educável. |
id |
UEM-11_80ce246a70d23cbcadbf9d797eba8119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45467 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIASEducação da ImaginaçãoArte de contar históriasJogo narrativoA contação de histórias como instrumento educacional da imaginaçãoEste artigo resulta de trabalho de conclusão do curso licenciatura em pedagogia e tem como objetivo investigar, analisar e discutir alguns conceitos e fundamentações da contação de histórias no âmbito da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto da sua condição como arte e de sua relevância no cumprimento da função social que cria e recria representações, as quais, por sua vez, referenciam o exercício de ser, estar, pensar e transformar o mundo para um público com pouca experiência de vida. Para tanto, este estudo apoia-se na fartura teórica de estudiosos da imaginação, nas contribuições pedagógicas de professores contadores de histórias e nas investigações de Vigotski sobre a imaginação criadora da criança, compreendendo a emergência de referendá-la como uma característica humana educável.Universidade Estadual de Maringá2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4546710.4025/tpe.v21i2.45467Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 2 (2018); 45-582237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467/pdfLeme Britto, Luiz PercivalPacheco, Francisco Egon da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-05T15:13:40Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45467Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.733829Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
title |
A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Leme Britto, Luiz Percival Educação da Imaginação Arte de contar histórias Jogo narrativo A contação de histórias como instrumento educacional da imaginação |
title_short |
A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
title_full |
A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
title_sort |
A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
author |
Leme Britto, Luiz Percival |
author_facet |
Leme Britto, Luiz Percival Pacheco, Francisco Egon da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Francisco Egon da Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme Britto, Luiz Percival Pacheco, Francisco Egon da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação da Imaginação Arte de contar histórias Jogo narrativo A contação de histórias como instrumento educacional da imaginação |
topic |
Educação da Imaginação Arte de contar histórias Jogo narrativo A contação de histórias como instrumento educacional da imaginação |
description |
Este artigo resulta de trabalho de conclusão do curso licenciatura em pedagogia e tem como objetivo investigar, analisar e discutir alguns conceitos e fundamentações da contação de histórias no âmbito da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto da sua condição como arte e de sua relevância no cumprimento da função social que cria e recria representações, as quais, por sua vez, referenciam o exercício de ser, estar, pensar e transformar o mundo para um público com pouca experiência de vida. Para tanto, este estudo apoia-se na fartura teórica de estudiosos da imaginação, nas contribuições pedagógicas de professores contadores de histórias e nas investigações de Vigotski sobre a imaginação criadora da criança, compreendendo a emergência de referendá-la como uma característica humana educável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467 10.4025/tpe.v21i2.45467 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v21i2.45467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 2 (2018); 45-58 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157773467648 |