PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/59310 |
Resumo: | Esse estudo parte do livro de Silvio Sánchez Gamboa, intitulado Pesquisa em educação: métodos e epistemologias, com a última versão publicadoa em 2018. Nesse momento explanamos a visão do autor de modo a destacar a contribuição que a sua obra evidência para as pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação. O seu estudo explora desde métodos tradicionais abordados em pesquisas até a importância da abordagem epistemológica, de modo a articular conteúdos lógicos e históricos. Esses conteúdos são manisfestados a partir de uma lógica interna da pesquisa, de modo a articular elementos, como, metodológicos, teóricos, gnosiológicos, ontológicos, entre outros. Ao final, Gamboa volta-se todo esse processo para o desenvolvimento da pesquisa educacional de modo a envolver uma questão ética por trás desses conteúdos. |
id |
UEM-11_97117574778f686c45a4a3f5fbf07fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/59310 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIASEducaçãoMétodosEpistemologiaEsse estudo parte do livro de Silvio Sánchez Gamboa, intitulado Pesquisa em educação: métodos e epistemologias, com a última versão publicadoa em 2018. Nesse momento explanamos a visão do autor de modo a destacar a contribuição que a sua obra evidência para as pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação. O seu estudo explora desde métodos tradicionais abordados em pesquisas até a importância da abordagem epistemológica, de modo a articular conteúdos lógicos e históricos. Esses conteúdos são manisfestados a partir de uma lógica interna da pesquisa, de modo a articular elementos, como, metodológicos, teóricos, gnosiológicos, ontológicos, entre outros. Ao final, Gamboa volta-se todo esse processo para o desenvolvimento da pesquisa educacional de modo a envolver uma questão ética por trás desses conteúdos.Universidade Estadual de Maringá2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5931010.4025/tpe.v24i3.59310Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 3 (2021); 216-2202237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/59310/751375153266Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Antonia Naiara de Sousa Pereira, Ana Carolina Costa2021-12-18T03:02:26Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/59310Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:43.416768Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS |
title |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS |
spellingShingle |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS Pereira, Antonia Naiara de Sousa Educação Métodos Epistemologia |
title_short |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS |
title_full |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS |
title_fullStr |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS |
title_full_unstemmed |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS |
title_sort |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS |
author |
Pereira, Antonia Naiara de Sousa |
author_facet |
Pereira, Antonia Naiara de Sousa Pereira, Ana Carolina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Carolina Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Antonia Naiara de Sousa Pereira, Ana Carolina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Métodos Epistemologia |
topic |
Educação Métodos Epistemologia |
description |
Esse estudo parte do livro de Silvio Sánchez Gamboa, intitulado Pesquisa em educação: métodos e epistemologias, com a última versão publicadoa em 2018. Nesse momento explanamos a visão do autor de modo a destacar a contribuição que a sua obra evidência para as pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação. O seu estudo explora desde métodos tradicionais abordados em pesquisas até a importância da abordagem epistemológica, de modo a articular conteúdos lógicos e históricos. Esses conteúdos são manisfestados a partir de uma lógica interna da pesquisa, de modo a articular elementos, como, metodológicos, teóricos, gnosiológicos, ontológicos, entre outros. Ao final, Gamboa volta-se todo esse processo para o desenvolvimento da pesquisa educacional de modo a envolver uma questão ética por trás desses conteúdos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/59310 10.4025/tpe.v24i3.59310 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/59310 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v24i3.59310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/59310/751375153266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 3 (2021); 216-220 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207158307192832 |