A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizzotto, Liane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Corsetti, Berenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a participação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na construção da política educacional do município de Chapecó/SC, apontando as principais ações que emprega. As competências socioemocionais compõem o conteúdo da proposta educacional utilizada pelo parceiro tornando-se, inclusive, política própria a partir de aprovação de lei local. As fontes de pesquisa são notícias disponíveis em websites e documentos do IAS, bem como a literatura da área. Sob o ponto de vista metodológico, o trabalho se sustenta na análise teórica e bibliográfica, desenvolvida à luz do materialismo histórico dialético, considerando que as políticas educacionais são compreendidas como produto das relações sociais. Os principais achados evidenciam a atuação do IAS em projeto de formação docente, bem como revelam a magnitude que políticas privadas educacionais tomam no setor público, considerando a expansão nos sistemas de ensino e as formas utilizadas para sua permanência e validação.
id UEM-11_99c03e197c2e001c72214676b4f1669d
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45407
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)relação público-privadaInstituto Ayrton Sennacompetências socioemocionaisRelação público-privadaO presente artigo tem como objetivo analisar a participação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na construção da política educacional do município de Chapecó/SC, apontando as principais ações que emprega. As competências socioemocionais compõem o conteúdo da proposta educacional utilizada pelo parceiro tornando-se, inclusive, política própria a partir de aprovação de lei local. As fontes de pesquisa são notícias disponíveis em websites e documentos do IAS, bem como a literatura da área. Sob o ponto de vista metodológico, o trabalho se sustenta na análise teórica e bibliográfica, desenvolvida à luz do materialismo histórico dialético, considerando que as políticas educacionais são compreendidas como produto das relações sociais. Os principais achados evidenciam a atuação do IAS em projeto de formação docente, bem como revelam a magnitude que políticas privadas educacionais tomam no setor público, considerando a expansão nos sistemas de ensino e as formas utilizadas para sua permanência e validação.Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4540710.4025/tpe.v21i3.45407Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 97-1092237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407/pdfVizzotto, LianeCorsetti, Bereniceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:42:47Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45407Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.375469Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
title A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
spellingShingle A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
Vizzotto, Liane
relação público-privada
Instituto Ayrton Senna
competências socioemocionais
Relação público-privada
title_short A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
title_full A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
title_fullStr A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
title_full_unstemmed A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
title_sort A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
author Vizzotto, Liane
author_facet Vizzotto, Liane
Corsetti, Berenice
author_role author
author2 Corsetti, Berenice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vizzotto, Liane
Corsetti, Berenice
dc.subject.por.fl_str_mv relação público-privada
Instituto Ayrton Senna
competências socioemocionais
Relação público-privada
topic relação público-privada
Instituto Ayrton Senna
competências socioemocionais
Relação público-privada
description O presente artigo tem como objetivo analisar a participação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na construção da política educacional do município de Chapecó/SC, apontando as principais ações que emprega. As competências socioemocionais compõem o conteúdo da proposta educacional utilizada pelo parceiro tornando-se, inclusive, política própria a partir de aprovação de lei local. As fontes de pesquisa são notícias disponíveis em websites e documentos do IAS, bem como a literatura da área. Sob o ponto de vista metodológico, o trabalho se sustenta na análise teórica e bibliográfica, desenvolvida à luz do materialismo histórico dialético, considerando que as políticas educacionais são compreendidas como produto das relações sociais. Os principais achados evidenciam a atuação do IAS em projeto de formação docente, bem como revelam a magnitude que políticas privadas educacionais tomam no setor público, considerando a expansão nos sistemas de ensino e as formas utilizadas para sua permanência e validação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407
10.4025/tpe.v21i3.45407
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v21i3.45407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 97-109
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157762981888