A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a participação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na construção da política educacional do município de Chapecó/SC, apontando as principais ações que emprega. As competências socioemocionais compõem o conteúdo da proposta educacional utilizada pelo parceiro tornando-se, inclusive, política própria a partir de aprovação de lei local. As fontes de pesquisa são notícias disponíveis em websites e documentos do IAS, bem como a literatura da área. Sob o ponto de vista metodológico, o trabalho se sustenta na análise teórica e bibliográfica, desenvolvida à luz do materialismo histórico dialético, considerando que as políticas educacionais são compreendidas como produto das relações sociais. Os principais achados evidenciam a atuação do IAS em projeto de formação docente, bem como revelam a magnitude que políticas privadas educacionais tomam no setor público, considerando a expansão nos sistemas de ensino e as formas utilizadas para sua permanência e validação. |
id |
UEM-11_99c03e197c2e001c72214676b4f1669d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45407 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)relação público-privadaInstituto Ayrton Sennacompetências socioemocionaisRelação público-privadaO presente artigo tem como objetivo analisar a participação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na construção da política educacional do município de Chapecó/SC, apontando as principais ações que emprega. As competências socioemocionais compõem o conteúdo da proposta educacional utilizada pelo parceiro tornando-se, inclusive, política própria a partir de aprovação de lei local. As fontes de pesquisa são notícias disponíveis em websites e documentos do IAS, bem como a literatura da área. Sob o ponto de vista metodológico, o trabalho se sustenta na análise teórica e bibliográfica, desenvolvida à luz do materialismo histórico dialético, considerando que as políticas educacionais são compreendidas como produto das relações sociais. Os principais achados evidenciam a atuação do IAS em projeto de formação docente, bem como revelam a magnitude que políticas privadas educacionais tomam no setor público, considerando a expansão nos sistemas de ensino e as formas utilizadas para sua permanência e validação.Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4540710.4025/tpe.v21i3.45407Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 97-1092237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407/pdfVizzotto, LianeCorsetti, Bereniceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:42:47Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45407Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.375469Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC) |
title |
A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC) |
spellingShingle |
A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC) Vizzotto, Liane relação público-privada Instituto Ayrton Senna competências socioemocionais Relação público-privada |
title_short |
A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC) |
title_full |
A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC) |
title_fullStr |
A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC) |
title_full_unstemmed |
A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC) |
title_sort |
A PARCERIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS) NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC) |
author |
Vizzotto, Liane |
author_facet |
Vizzotto, Liane Corsetti, Berenice |
author_role |
author |
author2 |
Corsetti, Berenice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vizzotto, Liane Corsetti, Berenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relação público-privada Instituto Ayrton Senna competências socioemocionais Relação público-privada |
topic |
relação público-privada Instituto Ayrton Senna competências socioemocionais Relação público-privada |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a participação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na construção da política educacional do município de Chapecó/SC, apontando as principais ações que emprega. As competências socioemocionais compõem o conteúdo da proposta educacional utilizada pelo parceiro tornando-se, inclusive, política própria a partir de aprovação de lei local. As fontes de pesquisa são notícias disponíveis em websites e documentos do IAS, bem como a literatura da área. Sob o ponto de vista metodológico, o trabalho se sustenta na análise teórica e bibliográfica, desenvolvida à luz do materialismo histórico dialético, considerando que as políticas educacionais são compreendidas como produto das relações sociais. Os principais achados evidenciam a atuação do IAS em projeto de formação docente, bem como revelam a magnitude que políticas privadas educacionais tomam no setor público, considerando a expansão nos sistemas de ensino e as formas utilizadas para sua permanência e validação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407 10.4025/tpe.v21i3.45407 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v21i3.45407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45407/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 97-109 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157762981888 |