O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender como alunos e alunas do ensino fundamental II de uma escola filantrópica do município de São José, em Santa Catarina, fazem uso das tecnologias móveis na sua rotina de estudos, tanto dentro da escola como em outros espaços. Por meio de um questionário online buscamos conhecer esta rotina e como a mobilidade e a ubiquidade estão presentes em seus processos de aprendizagem, enquanto mecanismos do ciberespaço que podem possibilitar a aprendizagem ubíqua e a formação de comunidades de aprendizagem, permitindo, portanto, a aprendizagem por cooperação, com colegas e professores. O resultado da pesquisa aponta, de maneira geral, para uma mudança de paradigma, onde a escola deixa de ser o centro exclusivo do saber, mediando novos espaços de aprendizagem por meio de tecnologias móveis de informação e comunicação. |
id |
UEM-11_9aeff132cc4e544acaa9110d95d6c138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38004 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL IImobilidadeaprendizagem ubíquacibercultura.Educação e MobilidadeEste trabalho busca compreender como alunos e alunas do ensino fundamental II de uma escola filantrópica do município de São José, em Santa Catarina, fazem uso das tecnologias móveis na sua rotina de estudos, tanto dentro da escola como em outros espaços. Por meio de um questionário online buscamos conhecer esta rotina e como a mobilidade e a ubiquidade estão presentes em seus processos de aprendizagem, enquanto mecanismos do ciberespaço que podem possibilitar a aprendizagem ubíqua e a formação de comunidades de aprendizagem, permitindo, portanto, a aprendizagem por cooperação, com colegas e professores. O resultado da pesquisa aponta, de maneira geral, para uma mudança de paradigma, onde a escola deixa de ser o centro exclusivo do saber, mediando novos espaços de aprendizagem por meio de tecnologias móveis de informação e comunicação. Universidade Estadual de Maringá2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3800410.4025/tpe.v20i2.38004Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 97-1102237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004/pdfLostada, Lauro RobertoAvila, Silviane De LucaMartins, Carlos Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T11:00:36Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38004Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.327636Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
spellingShingle |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II Lostada, Lauro Roberto mobilidade aprendizagem ubíqua cibercultura. Educação e Mobilidade |
title_short |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_full |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_fullStr |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_full_unstemmed |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_sort |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
author |
Lostada, Lauro Roberto |
author_facet |
Lostada, Lauro Roberto Avila, Silviane De Luca Martins, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Avila, Silviane De Luca Martins, Carlos Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lostada, Lauro Roberto Avila, Silviane De Luca Martins, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mobilidade aprendizagem ubíqua cibercultura. Educação e Mobilidade |
topic |
mobilidade aprendizagem ubíqua cibercultura. Educação e Mobilidade |
description |
Este trabalho busca compreender como alunos e alunas do ensino fundamental II de uma escola filantrópica do município de São José, em Santa Catarina, fazem uso das tecnologias móveis na sua rotina de estudos, tanto dentro da escola como em outros espaços. Por meio de um questionário online buscamos conhecer esta rotina e como a mobilidade e a ubiquidade estão presentes em seus processos de aprendizagem, enquanto mecanismos do ciberespaço que podem possibilitar a aprendizagem ubíqua e a formação de comunidades de aprendizagem, permitindo, portanto, a aprendizagem por cooperação, com colegas e professores. O resultado da pesquisa aponta, de maneira geral, para uma mudança de paradigma, onde a escola deixa de ser o centro exclusivo do saber, mediando novos espaços de aprendizagem por meio de tecnologias móveis de informação e comunicação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion relato de pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004 10.4025/tpe.v20i2.38004 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v20i2.38004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 97-110 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157705310208 |