O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lostada, Lauro Roberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Avila, Silviane De Luca, Martins, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004
Resumo: Este trabalho busca compreender como alunos e alunas do ensino fundamental II de uma escola filantrópica do município de São José, em Santa Catarina, fazem uso das tecnologias móveis na sua rotina de estudos, tanto dentro da escola como em outros espaços. Por meio de um questionário online buscamos conhecer esta rotina e como a mobilidade e a ubiquidade estão presentes em seus processos de aprendizagem, enquanto mecanismos do ciberespaço que podem possibilitar a aprendizagem ubíqua e a formação de comunidades de aprendizagem, permitindo, portanto, a aprendizagem por cooperação, com colegas e professores. O resultado da pesquisa aponta, de maneira geral, para uma mudança de paradigma, onde a escola deixa de ser o centro exclusivo do saber, mediando novos espaços de aprendizagem por meio de tecnologias móveis de informação e comunicação.   
id UEM-11_9aeff132cc4e544acaa9110d95d6c138
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38004
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL IImobilidadeaprendizagem ubíquacibercultura.Educação e MobilidadeEste trabalho busca compreender como alunos e alunas do ensino fundamental II de uma escola filantrópica do município de São José, em Santa Catarina, fazem uso das tecnologias móveis na sua rotina de estudos, tanto dentro da escola como em outros espaços. Por meio de um questionário online buscamos conhecer esta rotina e como a mobilidade e a ubiquidade estão presentes em seus processos de aprendizagem, enquanto mecanismos do ciberespaço que podem possibilitar a aprendizagem ubíqua e a formação de comunidades de aprendizagem, permitindo, portanto, a aprendizagem por cooperação, com colegas e professores. O resultado da pesquisa aponta, de maneira geral, para uma mudança de paradigma, onde a escola deixa de ser o centro exclusivo do saber, mediando novos espaços de aprendizagem por meio de tecnologias móveis de informação e comunicação.   Universidade Estadual de Maringá2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3800410.4025/tpe.v20i2.38004Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 97-1102237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004/pdfLostada, Lauro RobertoAvila, Silviane De LucaMartins, Carlos Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T11:00:36Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38004Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.327636Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
spellingShingle O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Lostada, Lauro Roberto
mobilidade
aprendizagem ubíqua
cibercultura.
Educação e Mobilidade
title_short O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_full O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_fullStr O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_full_unstemmed O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_sort O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
author Lostada, Lauro Roberto
author_facet Lostada, Lauro Roberto
Avila, Silviane De Luca
Martins, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Avila, Silviane De Luca
Martins, Carlos Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lostada, Lauro Roberto
Avila, Silviane De Luca
Martins, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv mobilidade
aprendizagem ubíqua
cibercultura.
Educação e Mobilidade
topic mobilidade
aprendizagem ubíqua
cibercultura.
Educação e Mobilidade
description Este trabalho busca compreender como alunos e alunas do ensino fundamental II de uma escola filantrópica do município de São José, em Santa Catarina, fazem uso das tecnologias móveis na sua rotina de estudos, tanto dentro da escola como em outros espaços. Por meio de um questionário online buscamos conhecer esta rotina e como a mobilidade e a ubiquidade estão presentes em seus processos de aprendizagem, enquanto mecanismos do ciberespaço que podem possibilitar a aprendizagem ubíqua e a formação de comunidades de aprendizagem, permitindo, portanto, a aprendizagem por cooperação, com colegas e professores. O resultado da pesquisa aponta, de maneira geral, para uma mudança de paradigma, onde a escola deixa de ser o centro exclusivo do saber, mediando novos espaços de aprendizagem por meio de tecnologias móveis de informação e comunicação.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
relato de pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004
10.4025/tpe.v20i2.38004
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i2.38004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/38004/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 97-110
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157705310208