WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ricardo Cortez
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436
Resumo: este é um estudo quantitativo de edutubers que lecionam sociologia na plataforma YouTube. Foram selecionados quarenta vídeos após a aplicação de alguns filtros, definidos por meio de uma revisão teórica. Após essa primeira apreciação, foram criadas 7 variáveis e foi preenchido um banco de dados com base na análise desses vídeos. A partir disso foram procedidas análises univariadas (comparadas com dados da revisão bibliográfica), bivariadas e multivariadas desse banco. Os resultados apontaram para professores de diferentes formações e com distribuições determinadas dentro dos ensinos médio e superior.
id UEM-11_9b39eed7367a077e39accd6005bb9f52
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/58436
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS¿QUIÉN ENSEÑA SOCIOLOGÍA EN YOUTUBE? UN ANÁLISIS CUANTITATIVO DEL PERFIL DE EDUTUBERSQUEM ENSINA SOCIOLOGIA NO YOUTUBE? UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO PERFIL DOS EDUTUBERSensino de sociologiaYoutubeedutuberseste é um estudo quantitativo de edutubers que lecionam sociologia na plataforma YouTube. Foram selecionados quarenta vídeos após a aplicação de alguns filtros, definidos por meio de uma revisão teórica. Após essa primeira apreciação, foram criadas 7 variáveis e foi preenchido um banco de dados com base na análise desses vídeos. A partir disso foram procedidas análises univariadas (comparadas com dados da revisão bibliográfica), bivariadas e multivariadas desse banco. Os resultados apontaram para professores de diferentes formações e com distribuições determinadas dentro dos ensinos médio e superior.Universidade Estadual de Maringá2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5843610.4025/tpe.v24i2.58436Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 2 (2021); 105-1212237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436/751375152604Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ricardo Cortez2021-12-18T03:05:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/58436Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:43.079304Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS
¿QUIÉN ENSEÑA SOCIOLOGÍA EN YOUTUBE? UN ANÁLISIS CUANTITATIVO DEL PERFIL DE EDUTUBERS
QUEM ENSINA SOCIOLOGIA NO YOUTUBE? UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO PERFIL DOS EDUTUBERS
title WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS
spellingShingle WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS
Lopes, Ricardo Cortez
ensino de sociologia
Youtube
edutubers
title_short WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS
title_full WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS
title_fullStr WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS
title_full_unstemmed WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS
title_sort WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS
author Lopes, Ricardo Cortez
author_facet Lopes, Ricardo Cortez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ricardo Cortez
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de sociologia
Youtube
edutubers
topic ensino de sociologia
Youtube
edutubers
description este é um estudo quantitativo de edutubers que lecionam sociologia na plataforma YouTube. Foram selecionados quarenta vídeos após a aplicação de alguns filtros, definidos por meio de uma revisão teórica. Após essa primeira apreciação, foram criadas 7 variáveis e foi preenchido um banco de dados com base na análise desses vídeos. A partir disso foram procedidas análises univariadas (comparadas com dados da revisão bibliográfica), bivariadas e multivariadas desse banco. Os resultados apontaram para professores de diferentes formações e com distribuições determinadas dentro dos ensinos médio e superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436
10.4025/tpe.v24i2.58436
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v24i2.58436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436/751375152604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 2 (2021); 105-121
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158291464192