WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436 |
Resumo: | este é um estudo quantitativo de edutubers que lecionam sociologia na plataforma YouTube. Foram selecionados quarenta vídeos após a aplicação de alguns filtros, definidos por meio de uma revisão teórica. Após essa primeira apreciação, foram criadas 7 variáveis e foi preenchido um banco de dados com base na análise desses vídeos. A partir disso foram procedidas análises univariadas (comparadas com dados da revisão bibliográfica), bivariadas e multivariadas desse banco. Os resultados apontaram para professores de diferentes formações e com distribuições determinadas dentro dos ensinos médio e superior. |
id |
UEM-11_9b39eed7367a077e39accd6005bb9f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/58436 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS¿QUIÉN ENSEÑA SOCIOLOGÍA EN YOUTUBE? UN ANÁLISIS CUANTITATIVO DEL PERFIL DE EDUTUBERSQUEM ENSINA SOCIOLOGIA NO YOUTUBE? UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO PERFIL DOS EDUTUBERSensino de sociologiaYoutubeedutuberseste é um estudo quantitativo de edutubers que lecionam sociologia na plataforma YouTube. Foram selecionados quarenta vídeos após a aplicação de alguns filtros, definidos por meio de uma revisão teórica. Após essa primeira apreciação, foram criadas 7 variáveis e foi preenchido um banco de dados com base na análise desses vídeos. A partir disso foram procedidas análises univariadas (comparadas com dados da revisão bibliográfica), bivariadas e multivariadas desse banco. Os resultados apontaram para professores de diferentes formações e com distribuições determinadas dentro dos ensinos médio e superior.Universidade Estadual de Maringá2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5843610.4025/tpe.v24i2.58436Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 2 (2021); 105-1212237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436/751375152604Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ricardo Cortez2021-12-18T03:05:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/58436Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:43.079304Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS ¿QUIÉN ENSEÑA SOCIOLOGÍA EN YOUTUBE? UN ANÁLISIS CUANTITATIVO DEL PERFIL DE EDUTUBERS QUEM ENSINA SOCIOLOGIA NO YOUTUBE? UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO PERFIL DOS EDUTUBERS |
title |
WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS |
spellingShingle |
WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS Lopes, Ricardo Cortez ensino de sociologia Youtube edutubers |
title_short |
WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS |
title_full |
WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS |
title_fullStr |
WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS |
title_full_unstemmed |
WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS |
title_sort |
WHO TEACHES SOCIOLOGY ON YOUTUBE? A QUANTITATIVE ANALYSIS OF THE PROFILE OF EDUTUBERS |
author |
Lopes, Ricardo Cortez |
author_facet |
Lopes, Ricardo Cortez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ricardo Cortez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de sociologia Youtube edutubers |
topic |
ensino de sociologia Youtube edutubers |
description |
este é um estudo quantitativo de edutubers que lecionam sociologia na plataforma YouTube. Foram selecionados quarenta vídeos após a aplicação de alguns filtros, definidos por meio de uma revisão teórica. Após essa primeira apreciação, foram criadas 7 variáveis e foi preenchido um banco de dados com base na análise desses vídeos. A partir disso foram procedidas análises univariadas (comparadas com dados da revisão bibliográfica), bivariadas e multivariadas desse banco. Os resultados apontaram para professores de diferentes formações e com distribuições determinadas dentro dos ensinos médio e superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436 10.4025/tpe.v24i2.58436 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v24i2.58436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58436/751375152604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 2 (2021); 105-121 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207158291464192 |