Conceptions of health professionals about the practice of physical exercise in individuals deprived of liberty
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/68374 |
Resumo: | Introduction: Health professionals present an incipient and limited conception about the practice of PE linked to health. Objective: The objective was to analyze the conceptions of health professionals about the practice of Physical Exercise (PE) in individuals deprived of liberty in a regional prison in the Bahian seminary. Materials and Methods: This is a qualitative field research, in the Regional Prison of the Semi-Arid region of Bahia, in 2019, with 28 health professionals. Questionnaires and semi-structured interviews were used. Bardin's Thematic Categorical Analysis was performed. Results: Foram sistematizadas três categorias: 1) Percepção dos profissionais de saúde sobre a importância da prática de EF para indivíduos privados de liberdade; 2) Prática de EP na prisão; 3) Transtornos mentais de maior incidência na prisão e os tratamentos utilizados. A maioria tinha a percepção da EP ligada à saúde; os exercícios relatados foram jogar bola e futebol, musculação improvisada, caminhada e abdominais, todos sem orientação profissional; reconheceu-se que a EF pode ser uma aliada trazendo benefícios ao processo de ressocialização, na redução da agressividade e da reincidência. A Educação Física não era um elemento prioritário na unidade prisional. Conclusão : A prática regular de EP deve fazer parte dos programas de intervenção com reclusos e que estes sejam orientados. |
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Conceptions of health professionals about the practice of physical exercise in individuals deprived of libertyConcepções dos profissionais de saúde acerca da prática do exercício físico em indivíduos privados de liberdadePrisonersMotor activityHealth personnelPhysical education and trainingPrisioneirosAtividade motoraPessoal de saúdeEducação física e treinamentoIntroduction: Health professionals present an incipient and limited conception about the practice of PE linked to health. Objective: The objective was to analyze the conceptions of health professionals about the practice of Physical Exercise (PE) in individuals deprived of liberty in a regional prison in the Bahian seminary. Materials and Methods: This is a qualitative field research, in the Regional Prison of the Semi-Arid region of Bahia, in 2019, with 28 health professionals. Questionnaires and semi-structured interviews were used. Bardin's Thematic Categorical Analysis was performed. Results: Foram sistematizadas três categorias: 1) Percepção dos profissionais de saúde sobre a importância da prática de EF para indivíduos privados de liberdade; 2) Prática de EP na prisão; 3) Transtornos mentais de maior incidência na prisão e os tratamentos utilizados. A maioria tinha a percepção da EP ligada à saúde; os exercícios relatados foram jogar bola e futebol, musculação improvisada, caminhada e abdominais, todos sem orientação profissional; reconheceu-se que a EF pode ser uma aliada trazendo benefícios ao processo de ressocialização, na redução da agressividade e da reincidência. A Educação Física não era um elemento prioritário na unidade prisional. Conclusão : A prática regular de EP deve fazer parte dos programas de intervenção com reclusos e que estes sejam orientados.Introdução : Os profissionais de saúde apresentam uma concepção incipiente e limitada acerca da prática da EF vinculada à saúde. Objetivo : Objetivou-se analisar as concepções dos profissionais de saúde acerca da prática do Exercício Físico (EF) em indivíduos privados de liberdade de um presídio regional do seminário baiano. Materiais e Métodos : Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa, no Presídio Regional do Semiárido Baiano, em 2019, com 28 profissionais de saúde. Utilizou-se sessões e entrevistas semiestruturadas. Realizou-se Análise Categorial Temática de Bardin. Resultados: Sistematizou-se três categorias: 1) Percepção dos profissionais de saúde sobre a importância da prática da EF para os indivíduos privados de liberdade; 2)Prática do EF no presídio; 3)Acometimentos de maior incidência no presídio e os tratamentos utilizados. A maioria tinha a percepção do EF vinculada à saúde; os exercícios relatados foram jogar bola e futebol, musculação improvisada, caminhadas e abdominais, todos sem orientação profissional; especificou-se que o EF pode ser um aliado trazendo benefícios ao processo de ressocialização, na redução da agressividade e reincidência ao crime. A Educação Física não se constituiu como elemento prioritário na unidade prisional. Conclusão : A prática regular do EF deve pertencer aos programas de intervenção com os presos e que esses sejam orientados.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2024-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6837410.4025/jphyseduc.v34i1.3460Journal of Physical Education; Vol 34 No 1 (2023): Journal of Physical Education; e-3460Journal of Physical Education; Vol. 34 Núm. 1 (2023): Journal of Physical Education; e-3460Journal of Physical Education; v. 34 n. 1 (2023): Journal of Physical Education; e-34602448-2455reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/68374/751375157194Santos Passos Costa, JessicaSuzana Alves Nogueira SouzaMaciel, Gilmar SampaioSoares Epifania, Patrícia Silva Barreto, Isis Ludmila dos Santos Passos, Marjory info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T19:49:09Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/68374Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/PUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/oai||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2024-03-14T19:49:09Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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