Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita,Isabel Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira,Cristiana Helena de Assunção Bessa, Araújo,Rui Manuel Flores, Farias,Cláudio Filipe Guerreiro, Santos,Diana Ferreira, Marques,Ramiro José Rolim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100001
Resumo: Este estudo teve como objetivo examinar a perceção de estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de Educação Esportiva (MEE) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e como professores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física da FADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validação de construção e de conteúdo. Os participantes percepcionaram potencial elevado do MEE no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de crianças e jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização e gestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes na condição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar na análise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo do MEE, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficácia pedagógica na sua implementação.
id UEM-4_40fd0f3098e19a6ae53a041622f07e74
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832014000100001
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicaçãoFormação de professoresModelos de EnsinoEste estudo teve como objetivo examinar a perceção de estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de Educação Esportiva (MEE) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e como professores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física da FADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validação de construção e de conteúdo. Os participantes percepcionaram potencial elevado do MEE no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de crianças e jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização e gestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes na condição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar na análise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo do MEE, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficácia pedagógica na sua implementação.Universidade Estadual de Maringá 2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100001Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i1.21177info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita,Isabel Maria RibeiroPereira,Cristiana Helena de Assunção BessaAraújo,Rui Manuel FloresFarias,Cláudio Filipe GuerreiroSantos,Diana FerreiraMarques,Ramiro José Rolimpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000100001Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
spellingShingle Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
Mesquita,Isabel Maria Ribeiro
Formação de professores
Modelos de Ensino
title_short Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title_full Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title_fullStr Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title_full_unstemmed Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title_sort Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
author Mesquita,Isabel Maria Ribeiro
author_facet Mesquita,Isabel Maria Ribeiro
Pereira,Cristiana Helena de Assunção Bessa
Araújo,Rui Manuel Flores
Farias,Cláudio Filipe Guerreiro
Santos,Diana Ferreira
Marques,Ramiro José Rolim
author_role author
author2 Pereira,Cristiana Helena de Assunção Bessa
Araújo,Rui Manuel Flores
Farias,Cláudio Filipe Guerreiro
Santos,Diana Ferreira
Marques,Ramiro José Rolim
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita,Isabel Maria Ribeiro
Pereira,Cristiana Helena de Assunção Bessa
Araújo,Rui Manuel Flores
Farias,Cláudio Filipe Guerreiro
Santos,Diana Ferreira
Marques,Ramiro José Rolim
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Modelos de Ensino
topic Formação de professores
Modelos de Ensino
description Este estudo teve como objetivo examinar a perceção de estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de Educação Esportiva (MEE) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e como professores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física da FADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validação de construção e de conteúdo. Os participantes percepcionaram potencial elevado do MEE no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de crianças e jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização e gestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes na condição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar na análise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo do MEE, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficácia pedagógica na sua implementação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v25i1.21177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485907869696