Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100001 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo examinar a perceção de estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de Educação Esportiva (MEE) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e como professores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física da FADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validação de construção e de conteúdo. Os participantes percepcionaram potencial elevado do MEE no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de crianças e jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização e gestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes na condição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar na análise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo do MEE, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficácia pedagógica na sua implementação. |
id |
UEM-4_40fd0f3098e19a6ae53a041622f07e74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832014000100001 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicaçãoFormação de professoresModelos de EnsinoEste estudo teve como objetivo examinar a perceção de estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de Educação Esportiva (MEE) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e como professores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física da FADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validação de construção e de conteúdo. Os participantes percepcionaram potencial elevado do MEE no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de crianças e jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização e gestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes na condição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar na análise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo do MEE, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficácia pedagógica na sua implementação.Universidade Estadual de Maringá 2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100001Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i1.21177info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita,Isabel Maria RibeiroPereira,Cristiana Helena de Assunção BessaAraújo,Rui Manuel FloresFarias,Cláudio Filipe GuerreiroSantos,Diana FerreiraMarques,Ramiro José Rolimpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000100001Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
spellingShingle |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação Mesquita,Isabel Maria Ribeiro Formação de professores Modelos de Ensino |
title_short |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title_full |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title_fullStr |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title_full_unstemmed |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
title_sort |
Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação |
author |
Mesquita,Isabel Maria Ribeiro |
author_facet |
Mesquita,Isabel Maria Ribeiro Pereira,Cristiana Helena de Assunção Bessa Araújo,Rui Manuel Flores Farias,Cláudio Filipe Guerreiro Santos,Diana Ferreira Marques,Ramiro José Rolim |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Cristiana Helena de Assunção Bessa Araújo,Rui Manuel Flores Farias,Cláudio Filipe Guerreiro Santos,Diana Ferreira Marques,Ramiro José Rolim |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita,Isabel Maria Ribeiro Pereira,Cristiana Helena de Assunção Bessa Araújo,Rui Manuel Flores Farias,Cláudio Filipe Guerreiro Santos,Diana Ferreira Marques,Ramiro José Rolim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Modelos de Ensino |
topic |
Formação de professores Modelos de Ensino |
description |
Este estudo teve como objetivo examinar a perceção de estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de Educação Esportiva (MEE) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e como professores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física da FADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validação de construção e de conteúdo. Os participantes percepcionaram potencial elevado do MEE no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de crianças e jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização e gestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes na condição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar na análise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo do MEE, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficácia pedagógica na sua implementação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100001 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v25i1.21177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485907869696 |