Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Igor Câmara
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mello, André da Silva, Ventorim, Silvana, Ferreira Neto, Amarílio, Santos, Wagner dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955
Resumo: Analise de uma formação continuada baseada na perspectiva da investigação-formação das práticas pedagógicas de 14 professores de Educação Física de três Redes Municipais de Vitória/ES, sinalizando ações colaborativas entre Universidade e Educação Básica. O processo formativo foi pautado pela perspectiva da investigação-formação das práticas produzidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, no sentido de contribuir para produção de políticas de formação continuada que aproximem a Universidade e a Educação Básica e, também, que valorize a coautoria e a corresponsabilidade do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica. Utiliza entrevista, redes de conversações, questionário e observação participante como instrumentos de produção dos dados. As análises remetem à necessidade de estabelecer pontes de diálogo e relações colaborativas dentre os diversificados interesses inseridos nas formações, qual seja, o da pesquisa, o das redes municipais de educação e o dos professores, ao assumir as suas experiências profissionais como referências formativas. 
id UEM-9_5cae25231521d77d7858a59ad3d959d1
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/28955
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativaEducação Continuada. Educação Física. Narrativa.Analise de uma formação continuada baseada na perspectiva da investigação-formação das práticas pedagógicas de 14 professores de Educação Física de três Redes Municipais de Vitória/ES, sinalizando ações colaborativas entre Universidade e Educação Básica. O processo formativo foi pautado pela perspectiva da investigação-formação das práticas produzidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, no sentido de contribuir para produção de políticas de formação continuada que aproximem a Universidade e a Educação Básica e, também, que valorize a coautoria e a corresponsabilidade do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica. Utiliza entrevista, redes de conversações, questionário e observação participante como instrumentos de produção dos dados. As análises remetem à necessidade de estabelecer pontes de diálogo e relações colaborativas dentre os diversificados interesses inseridos nas formações, qual seja, o da pesquisa, o das redes municipais de educação e o dos professores, ao assumir as suas experiências profissionais como referências formativas. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2721Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2721Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27212448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955/16762Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuiz, Igor CâmaraMello, André da SilvaVentorim, SilvanaFerreira Neto, AmarílioSantos, Wagner dos2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/28955Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa
title Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa
spellingShingle Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa
Luiz, Igor Câmara
Educação Continuada. Educação Física. Narrativa.
title_short Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa
title_full Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa
title_fullStr Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa
title_full_unstemmed Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa
title_sort Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa
author Luiz, Igor Câmara
author_facet Luiz, Igor Câmara
Mello, André da Silva
Ventorim, Silvana
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
author_role author
author2 Mello, André da Silva
Ventorim, Silvana
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Igor Câmara
Mello, André da Silva
Ventorim, Silvana
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada. Educação Física. Narrativa.
topic Educação Continuada. Educação Física. Narrativa.
description Analise de uma formação continuada baseada na perspectiva da investigação-formação das práticas pedagógicas de 14 professores de Educação Física de três Redes Municipais de Vitória/ES, sinalizando ações colaborativas entre Universidade e Educação Básica. O processo formativo foi pautado pela perspectiva da investigação-formação das práticas produzidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, no sentido de contribuir para produção de políticas de formação continuada que aproximem a Universidade e a Educação Básica e, também, que valorize a coautoria e a corresponsabilidade do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica. Utiliza entrevista, redes de conversações, questionário e observação participante como instrumentos de produção dos dados. As análises remetem à necessidade de estabelecer pontes de diálogo e relações colaborativas dentre os diversificados interesses inseridos nas formações, qual seja, o da pesquisa, o das redes municipais de educação e o dos professores, ao assumir as suas experiências profissionais como referências formativas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955/16762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2721
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2721
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2721
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544614465536