Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955 |
Resumo: | Analise de uma formação continuada baseada na perspectiva da investigação-formação das práticas pedagógicas de 14 professores de Educação Física de três Redes Municipais de Vitória/ES, sinalizando ações colaborativas entre Universidade e Educação Básica. O processo formativo foi pautado pela perspectiva da investigação-formação das práticas produzidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, no sentido de contribuir para produção de políticas de formação continuada que aproximem a Universidade e a Educação Básica e, também, que valorize a coautoria e a corresponsabilidade do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica. Utiliza entrevista, redes de conversações, questionário e observação participante como instrumentos de produção dos dados. As análises remetem à necessidade de estabelecer pontes de diálogo e relações colaborativas dentre os diversificados interesses inseridos nas formações, qual seja, o da pesquisa, o das redes municipais de educação e o dos professores, ao assumir as suas experiências profissionais como referências formativas. |
id |
UEM-9_5cae25231521d77d7858a59ad3d959d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/28955 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativaEducação Continuada. Educação Física. Narrativa.Analise de uma formação continuada baseada na perspectiva da investigação-formação das práticas pedagógicas de 14 professores de Educação Física de três Redes Municipais de Vitória/ES, sinalizando ações colaborativas entre Universidade e Educação Básica. O processo formativo foi pautado pela perspectiva da investigação-formação das práticas produzidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, no sentido de contribuir para produção de políticas de formação continuada que aproximem a Universidade e a Educação Básica e, também, que valorize a coautoria e a corresponsabilidade do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica. Utiliza entrevista, redes de conversações, questionário e observação participante como instrumentos de produção dos dados. As análises remetem à necessidade de estabelecer pontes de diálogo e relações colaborativas dentre os diversificados interesses inseridos nas formações, qual seja, o da pesquisa, o das redes municipais de educação e o dos professores, ao assumir as suas experiências profissionais como referências formativas. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2721Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2721Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27212448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955/16762Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuiz, Igor CâmaraMello, André da SilvaVentorim, SilvanaFerreira Neto, AmarílioSantos, Wagner dos2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/28955Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa |
title |
Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa |
spellingShingle |
Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa Luiz, Igor Câmara Educação Continuada. Educação Física. Narrativa. |
title_short |
Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa |
title_full |
Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa |
title_fullStr |
Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa |
title_full_unstemmed |
Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa |
title_sort |
Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa |
author |
Luiz, Igor Câmara |
author_facet |
Luiz, Igor Câmara Mello, André da Silva Ventorim, Silvana Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos |
author_role |
author |
author2 |
Mello, André da Silva Ventorim, Silvana Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz, Igor Câmara Mello, André da Silva Ventorim, Silvana Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Continuada. Educação Física. Narrativa. |
topic |
Educação Continuada. Educação Física. Narrativa. |
description |
Analise de uma formação continuada baseada na perspectiva da investigação-formação das práticas pedagógicas de 14 professores de Educação Física de três Redes Municipais de Vitória/ES, sinalizando ações colaborativas entre Universidade e Educação Básica. O processo formativo foi pautado pela perspectiva da investigação-formação das práticas produzidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, no sentido de contribuir para produção de políticas de formação continuada que aproximem a Universidade e a Educação Básica e, também, que valorize a coautoria e a corresponsabilidade do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica. Utiliza entrevista, redes de conversações, questionário e observação participante como instrumentos de produção dos dados. As análises remetem à necessidade de estabelecer pontes de diálogo e relações colaborativas dentre os diversificados interesses inseridos nas formações, qual seja, o da pesquisa, o das redes municipais de educação e o dos professores, ao assumir as suas experiências profissionais como referências formativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28955/16762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2721 Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2721 Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2721 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544614465536 |