Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Isabel Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Cristiana Helena de Assunção Bessa, Araújo, Rui Manuel Flores, Farias, Cláudio Filipe Guerreiro, Santos, Diana Ferreira, Marques, Ramiro José Rolim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177
Resumo: Este estudo teve como objetivo examinar a perceçãode estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de EducaçãoDesportiva (MED) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e comoprofessores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física daFADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validaçãode construção e de conteúdo. Os participantes percecionaram potencial elevadodo MED no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de criançase jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização egestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes nacondição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar naanálise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo doMED, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficáciapedagógica na sua implementação.
id UEM-9_6aae257f0c72f82f74ecbf67bfe937d5
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21177
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicaçãoFormação de professoresModelos de EnsinoEnsinoEducação DesportivaInvestigaçãoEste estudo teve como objetivo examinar a perceçãode estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de EducaçãoDesportiva (MED) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e comoprofessores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física daFADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validaçãode construção e de conteúdo. Os participantes percecionaram potencial elevadodo MED no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de criançase jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização egestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes nacondição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar naanálise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo doMED, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficáciapedagógica na sua implementação.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Longitudinalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 1-14Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 1-14Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 1-142448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177/13650Mesquita, Isabel Maria RibeiroPereira, Cristiana Helena de Assunção BessaAraújo, Rui Manuel FloresFarias, Cláudio Filipe GuerreiroSantos, Diana FerreiraMarques, Ramiro José Roliminfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21177Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
spellingShingle Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
Mesquita, Isabel Maria Ribeiro
Formação de professores
Modelos de Ensino
Ensino
Educação Desportiva
Investigação
title_short Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title_full Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title_fullStr Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title_full_unstemmed Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
title_sort Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação
author Mesquita, Isabel Maria Ribeiro
author_facet Mesquita, Isabel Maria Ribeiro
Pereira, Cristiana Helena de Assunção Bessa
Araújo, Rui Manuel Flores
Farias, Cláudio Filipe Guerreiro
Santos, Diana Ferreira
Marques, Ramiro José Rolim
author_role author
author2 Pereira, Cristiana Helena de Assunção Bessa
Araújo, Rui Manuel Flores
Farias, Cláudio Filipe Guerreiro
Santos, Diana Ferreira
Marques, Ramiro José Rolim
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Isabel Maria Ribeiro
Pereira, Cristiana Helena de Assunção Bessa
Araújo, Rui Manuel Flores
Farias, Cláudio Filipe Guerreiro
Santos, Diana Ferreira
Marques, Ramiro José Rolim
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Modelos de Ensino
Ensino
Educação Desportiva
Investigação
topic Formação de professores
Modelos de Ensino
Ensino
Educação Desportiva
Investigação
description Este estudo teve como objetivo examinar a perceçãode estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de EducaçãoDesportiva (MED) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e comoprofessores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física daFADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validaçãode construção e de conteúdo. Os participantes percecionaram potencial elevadodo MED no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de criançase jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização egestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes nacondição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar naanálise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo doMED, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficáciapedagógica na sua implementação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Longitudinal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177/13650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 1-14
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 1-14
Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 1-14
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543860539392